F3 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F3 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Total de professores que lecionam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Passou a adotar novos métodos de ensino
Passou a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos
Passou a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade
Passou a ter contato com professores e com especialistas de outras escolas
Passou a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade
Passou a colaborar mais com outros colegas da escola
Passou a se comunicar com os alunos com maior facilidade
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
86
7
6
0
0
70
14
16
0
0
92
5
3
0
0
66
11
23
-
0
85
7
8
-
0
80
11
9
0
0
71
11
18
-
0
SEXO
Feminino
88
7
5
0
0
74
14
12
0
0
93
5
2
0
0
68
12
20
-
0
86
6
7
-
0
81
11
8
0
0
71
10
18
-
1
Masculino
82
8
10
0
0
60
15
24
0
0
89
5
6
0
0
59
10
30
-
0
82
9
9
-
0
77
11
12
0
0
70
13
16
-
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
91
7
2
0
0
67
11
22
0
0
94
4
2
0
0
64
6
30
-
0
89
7
4
-
0
85
12
3
0
0
68
7
25
-
0
De 31 a 45 anos
89
6
5
0
0
72
12
16
0
0
93
4
3
0
0
67
12
21
-
0
84
8
8
-
0
80
10
10
0
0
76
10
14
-
1
De 46 anos ou mais
82
9
8
0
0
69
17
13
0
0
90
6
4
0
0
64
12
24
-
0
85
5
9
-
0
78
11
10
0
0
67
13
20
-
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
91
5
4
0
0
82
7
11
0
0
91
2
6
0
0
72
15
13
-
0
85
8
7
-
0
81
9
10
0
0
79
6
16
-
0
Mais de 3 até 5 SM
86
6
8
0
0
76
9
14
0
0
93
5
2
0
0
63
13
24
-
0
88
6
6
-
0
81
11
8
0
0
73
9
17
-
0
Mais de 5 SM
86
9
5
0
0
66
17
16
0
0
92
5
3
0
0
66
10
24
-
0
84
7
8
-
1
79
11
10
0
0
69
12
18
-
1
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
90
7
4
0
0
77
8
14
0
0
92
4
4
0
0
69
15
16
-
0
87
8
5
-
0
80
12
8
0
0
76
8
17
-
0
Mais de 3 até 5 SM
84
8
7
0
0
74
12
14
0
0
92
5
3
0
0
61
12
27
-
0
86
5
9
-
0
80
10
10
0
0
73
10
17
-
0
Mais de 5 SM
85
8
7
0
0
61
21
18
0
0
91
5
3
0
0
68
8
24
-
0
84
7
8
-
0
79
11
10
0
0
66
14
20
-
1
REGIÃO
Norte
86
7
7
0
1
74
12
13
0
1
88
7
5
0
1
66
10
23
-
1
79
12
8
-
1
79
10
10
0
1
72
11
17
-
1
Centro-Oeste
87
8
6
0
0
74
12
14
0
0
93
5
2
0
0
65
12
23
-
0
92
5
3
-
0
85
7
8
0
0
70
12
17
-
0
Nordeste
91
5
4
0
0
79
9
12
0
0
94
3
3
0
0
69
13
18
-
0
85
8
7
-
1
82
9
9
0
0
81
7
11
-
1
Sudeste
86
8
6
0
0
64
18
18
0
0
91
5
4
0
0
64
10
26
-
0
85
6
9
-
0
76
13
10
0
0
66
14
20
-
0
Sul
79
10
11
0
1
67
16
16
0
1
89
9
2
0
1
64
12
23
-
1
85
6
8
-
1
82
9
8
0
1
68
8
23
-
1
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
89
6
5
0
0
76
7
17
0
0
94
3
2
0
0
67
10
23
-
0
84
6
9
-
0
80
9
10
0
0
70
10
20
-
1
Pública Estadual
80
11
8
0
0
66
17
17
0
0
88
7
5
0
0
58
13
29
-
0
84
7
8
-
0
75
12
13
0
0
72
10
18
-
0
Total ̶ Públicas
84
9
7
0
0
71
12
17
0
0
91
5
4
0
0
62
12
26
-
0
84
7
9
-
0
78
11
11
0
0
71
10
19
-
1
Particular
93
3
4
0
0
69
19
12
0
0
95
3
1
0
0
78
10
12
-
0
89
7
3
-
1
86
12
3
0
0
73
14
13
-
0
DISCIPLINA
Língua portuguesa
89
4
6
0
0
71
11
18
0
0
93
4
3
0
0
67
10
22
-
0
84
7
8
-
0
80
11
9
0
0
77
7
16
-
0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
90
7
3
0
0
78
13
10
0
0
95
3
2
0
0
70
14
16
-
0
90
5
5
-
0
84
11
5
0
0
66
14
19
-
1
Matemática
79
12
9
0
0
63
18
19
0
0
88
7
5
0
0
60
10
30
-
0
82
8
10
-
0
74
11
14
0
0
70
11
19
-
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
92
5
3
0
0
78
12
10
0
0
96
3
1
0
0
72
12
16
-
0
88
5
6
-
0
85
9
6
0
0
68
13
18
-
1
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
83
8
9
0
0
67
14
20
0
0
89
7
4
0
0
63
8
29
-
0
83
9
9
-
0
77
11
12
0
0
72
11
17
-
0
2º ano do Ensino Médio
82
10
8
0
1
62
17
20
0
1
89
5
5
0
1
59
14
26
-
0
84
7
9
-
1
75
14
11
0
0
76
7
17
-
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018.