Ir para o conteúdo

TIC Saúde

Realizada desde 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Saúde investiga a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros, bem como a apropriação que os profissionais da área da saúde fazem dela. No momento a pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, entrevistando gestores e profissionais da área da saúde de estabelecimentos selecionados.

Confira mais informações sobre a produção das pesquisas e esclareça suas dúvidas a seguir:


Qual o objetivo da pesquisa?

  • O objetivo da pesquisa é compreender a adoção das tecnologias de informação e comunicação, como computador e Internet, nos estabelecimentos de saúde brasileiros e seu uso pelos profissionais da área.

    Em 2025, realiza-se a décima segunda edição da pesquisa TIC Saúde, que ocorre anualmente. Os resultados das edições anteriores podem ser conferidos aqui.


Qual é a importância da pesquisa?

  • Os dados coletados serão utilizados como base para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas ao uso destas tecnologias pelos estabelecimentos que formam o sistema de saúde brasileiro, visando melhorias na qualidade da assistência.


Quem apoia a realização da pesquisa?

  • A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), bem como de outros representantes do governo, sociedade civil e de especialistas vinculados a universidades.

    No plano internacional, o estudo também é apoiado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Conferência Estatística das Américas (CEA) da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU (CEPAL).


Como será realizada a pesquisa?

  • Serão realizadas entrevistas com profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde por meio de questionários desenvolvidos para conhecer melhor a infraestrutura de acesso a estas tecnologias e o uso que médicos(as) e enfermeiros(as) fazem delas em seu dia a dia.

    Os questionários serão aplicados por pesquisadores do Ipec, que é o instituto de pesquisa responsável por coletar as informações dos estabelecimentos e profissionais de saúde.

    Sobre o Ipec

    O Ipec recentemente foi adquirido pela Ipsos, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado. Para a realização das entrevistas da TIC Saúde 2025, as equipes que realizam as entrevistas pelo telefone se apresentam como entrevistadores do Ipec.


Como será a coleta de informações?

  • Em anos pares são dois questionários, aplicados por telefone:

    1. O primeiro questionário é destinado aos gestores gerais ou responsáveis pela área de tecnologia da informação dos estabelecimentos pesquisados. Investiga a infraestrutura e o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde.

    2. O segundo questionário é voltado aos médicos(as) e enfermeiros(as) que trabalham nesses estabelecimentos. Investiga o uso e a apropriação destas tecnologias, sobretudo em suas atividades profissionais no estabelecimento pesquisado.

    Já em anos ímpares é aplicado apenas o primeiro questionário, voltado aos gestores gerais ou responsáveis pela área de tecnologia da informação dos estabelecimentos pesquisados.



Quando será o período de realização da pesquisa?

  • Os telefonemas aos estabelecimentos de saúde e profissionais ocorrem entre fevereiro e agosto de 2025.


Onde será realizada a pesquisa?

  • A pesquisa será realizada em todo o território nacional, em estabelecimentos de saúde públicos e privados selecionados aleatoriamente pelo Cetic.br a partir do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde.


Por que o estabelecimento em que trabalho foi selecionado para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado?

  • Realizou-se um sorteio aleatório dos estabelecimentos de saúde a partir do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. Em cada estabelecimento selecionado, em anos pares, será realizada ao menos uma entrevista com um(a) médico(a) e um(a) enfermeiro(a), a depender do tamanho do estabelecimento de saúde.

    Para que os resultados do estudo reflitam a realidade do país é muito importante que todos os estabelecimentos e profissionais selecionados colaborem respondendo à pesquisa.


O que vai acontecer com as informações que eu dei ao entrevistador?

  • Serão agrupadas com as respostas de outras milhares de pessoas que também responderão às mesmas perguntas. As informações serão consolidadas e o respondente jamais será identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes serão calculados conjuntamente para representar um valor total para todo país.


O que é o Cetic.br?

  • O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade Informação (Cetic.br) é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É, desde 2005, responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, e divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Esses estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população à tecnologias como o computador, a Internet e o celular.

    Mais informações em https://www.cetic.br/.


Mais informações: