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Cetic.br traduz estudo da UNESCO sobre sociedades do conhecimento inclusivas


30 JAN 2018



Publicação servirá de base para a definição de indicadores sobre Universalidade da Internet


O estudo "As pedras angulares para a promoção de sociedades do conhecimento inclusivas: Acesso à informação e ao conhecimento, liberdade de expressão e ética na Internet global", da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agora conta com versões traduzidas para português e espanhol, conduzidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O relatório reúne questões-chave relativas à Internet para Sociedades do Conhecimento e serve de base para o novo projeto da UNESCO que irá definir indicadores da Universalidade da Internet. As traduções do documento para o português e espanhol reforçam o compromisso do Cetic.br em contribuir para a construção de “sociedades da informação e do conhecimento” inclusivas, na América Latina e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Ao discutir e aprofundar o conceito de “universalidade” da Internet, o estudo defende os princípios DAAM, ou seja, de uma Internet baseada em Direitos, Abertura, Acessibilidade e Multissetorialidade (do inglês ROAM – rights, openess, accessibility and multistakeholder). "O estudo compreende conceitos-chave para formuladores de políticas, representantes do setor privado e outros atores", analisa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, Centro de Estudos que, além de coordenar as traduções do relatório, também está envolvido na discussão dos indicadores da UNESCO.

As versões foram lançadas no Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês), realizado em dezembro de 2017, em Genebra, na Suíça, durante sessão multissetorial, com a presença do embaixador, Benedicto Fonseca. Na ocasião, o diretor da UNESCO para Liberdade de Expressão e Desenvolvimento de Mídia, Guy Berger, reforçou o grande interesse dos países de língua espanhola e de língua portuguesa na governança da Internet. "É muito positivo que a UNESCO possa agora oferecer esse estudo em idiomas acessíveis à maioria dos cidadãos desses países", afirmou.

Estudo

A publicação "As pedras angulares para a promoção de sociedades do conhecimento inclusivas: Acesso à informação e ao conhecimento, liberdade de expressão e ética na Internet global" baseia-se em uma série de estudos e relatórios da UNESCO sobre a Internet e Sociedades do Conhecimento. Foi construída a partir de um processo intenso de consulta, que incluiu uma série de reuniões da UNESCO com múltiplos atores e a análise de 200 respostas a um questionário global sobre o Estudo da Internet, a maioria da América Latina e Caribe.

Os resultados do estudo ressaltam como a revolução digital está influenciando todas as esferas da vida pública e privada. Oportunidades para o desenvolvimento econômico social e sustentável, bem como desafios em áreas como acesso, liberdade de expressão, privacidade e ética, são também abordados no relatório.

Acesse gratuitamente as versões em português e espanhol no endereço: http://cetic.br/publicacoes/indice/unesco/.