PROPORÇÃO PARA O INDICADOR H9 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS E SERVIÇOS PELA INTERNET, POR CANAL DE COMPRA Total de usuários de Internet que compraram produtos ou serviços pela internet nos últimos 12 meses
Percentual (%)
Em redes sociais
Por mensagem de Whatsapp, Skype ou Telegram
Em sites de lojas como Netshoes, Submarino ou Americanas.com
Em sites de compra e venda, como Mercado Livre ou OLX
Em sites de desconto como Peixe Urbano ou Groupon
Por e-mail
TOTAL
17
26
58
62
13
16
Área
Urbana
17
26
59
62
13
16
Rural
12
23
38
59
5
13
Região
Sudeste
16
22
59
60
15
15
Nordeste
19
32
58
63
12
17
Sul
15
27
57
66
9
18
Norte
16
30
48
50
3
15
Centro-Oeste
22
27
60
71
14
18
Sexo
Masculino
17
24
60
68
11
16
Feminino
17
28
55
55
14
17
Grau de instrução
Analfabeto / Educação infantil
3
8
12
70
2
1
Fundamental
19
27
37
54
3
16
Médio
18
25
54
64
10
15
Superior
15
26
69
62
19
17
Faixa etária
De 10 a 15 anos
11
11
36
42
4
6
De 16 a 24 anos
19
26
61
59
8
14
De 25 a 34 anos
21
32
59
68
13
20
De 35 a 44 anos
17
25
61
67
18
14
De 45 a 59 anos
12
23
55
56
15
21
De 60 anos ou mais
7
10
49
49
8
10
Renda Familiar
Até 1 SM
22
28
33
58
5
14
Mais de 1 SM até 2 SM
18
23
53
64
7
13
Mais de 2 SM até 3 SM
16
25
53
58
11
17
Mais de 3 SM até 5 SM
19
28
64
61
17
17
Mais de 5 SM até 10 SM
18
24
67
64
16
16
Mais de 10 SM
10
27
76
68
17
20
Não tem renda
24
22
30
44
3
3
Não sabe
10
21
52
58
14
12
Não respondeu
10
31
58
62
12
28
Classe social
A
10
29
70
63
21
23
B
16
23
66
60
17
17
C
19
26
53
64
9
15
DE
20
36
30
56
4
16
Condição de atividade
PEA
18
28
59
64
14
17
Não PEA
11
15
52
51
9
12
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2018.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.