TC2B - INDIVÍDUOS, POR TIPO DE PLATAFORMA DE ACESSO ÀS MÚSICAS OUVIDAS PELA INTERNET
Total da população
Percentual (%)
Sites ou aplicativos de compartilhamento de vídeos, como Youtube ou Vimeo
Serviços por assinatura, como Spotify, Deezer ou Amazon Music
Serviços de compra de música, como iTunes
Serviços de download gratuito de conteúdos, como o 4Shared ou torrent
Sites ou aplicativos de emissoras de rádio
Sites ou aplicativos com músicas gratuitas como Vagalume ou Soundcloud
Outros sites ou aplicativos
TOTAL
55
31
4
6
10
8
8
ÁREA
Urbana
57
32
4
7
10
9
9
Rural
44
19
2
5
8
5
5
REGIÃO
Sudeste
56
37
4
7
10
10
7
Nordeste
53
20
3
6
8
8
9
Sul
59
35
4
6
11
7
5
Norte
59
29
5
8
10
8
16
Centro-Oeste
47
27
3
4
8
6
9
SEXO
Masculino
55
31
5
9
11
9
10
Feminino
55
30
3
4
8
8
6
COR OU RAÇA
Branca
56
37
3
6
10
8
6
Preta
56
27
5
8
9
13
9
Parda
55
28
4
6
10
7
9
Amarela
52
28
4
4
7
9
9
Indígena
51
25
4
10
13
18
9
Não respondeu
39
12
3
2
6
3
12
GRAU DE INSTRUÇÃO
Analfabeto/Educação Infantil
10
0
0
0
0
0
0
Fundamental
41
15
2
3
6
4
6
Médio
61
31
4
9
10
11
10
Superior
73
59
6
8
15
10
8
FAIXA ETÁRIA
De 10 a 15 anos
67
34
2
7
4
9
12
De 16 a 24 anos
74
50
6
10
9
16
13
De 25 a 34 anos
75
48
8
11
11
11
11
De 35 a 44 anos
61
34
3
7
12
6
7
De 45 a 59 anos
46
20
2
4
13
8
7
De 60 anos ou mais
20
7
1
1
4
3
2
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
44
17
2
5
6
7
7
Mais de 1 SM até 2 SM
54
23
3
6
8
8
9
Mais de 2 SM até 3 SM
60
37
3
9
12
9
9
Mais de 3 SM até 5 SM
71
50
6
7
13
8
9
Mais de 5 SM até 10 SM
71
58
5
8
16
16
9
Mais de 10 SM
62
41
7
9
20
9
3
Não tem renda
38
24
2
9
6
5
2
Não sabe
48
29
4
8
9
8
7
Não respondeu
45
29
10
4
8
3
6
CLASSE SOCIAL
A
79
70
14
19
17
7
2
B
68
54
6
9
17
14
7
C
56
30
3
6
9
8
9
DE
44
16
2
5
7
6
7
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE
Na força de trabalho
64
38
5
8
13
11
9
Fora da força de trabalho
42
19
1
4
5
5
6
TIPO DE OCUPAÇÃO
Formal
68
46
6
8
16
12
10
Informal
58
28
5
8
10
9
8
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2025). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2025 [Tabelas].
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.