G2 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR TIPOS DE RECURSOS OBTIDOS NA INTERNET PARA A PREPARAÇÃO DE AULAS OU ATIVIDADES COM ALUNOS Percentual sobre o total de professores que utilizaram algum recurso obtido na Internet1
Percentual (%)
Imagens, figuras, ilustrações ou fotos
Questões de provas ou avaliações
Textos variados
Vídeos, filmes ou animações
Vídeo-aulas
Listas com indicações de leitura
Podcasts
Apresentações prontas
Programas educacionais de computador ou software
Jogos
Outros
Nenhum
Não sabe/Não respondeu
TOTAL
84
81
80
78
70
62
21
47
46
44
5
0
0
SEXO
Feminino
85
81
81
79
68
62
21
46
43
42
5
0
0
Masculino
84
82
77
74
81
66
22
51
56
51
3
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
87
83
87
77
68
64
21
51
43
42
6
0
0
De 31 a 45 anos
86
81
83
79
69
61
21
46
48
46
4
0
0
De 46 anos ou mais
80
80
71
76
75
65
21
47
44
41
5
0
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
82
78
85
74
71
60
26
55
40
52
2
1
0
Mais de 3 até 5 SM
89
80
86
77
73
66
24
43
53
52
6
0
0
Mais de 5 SM
85
82
78
81
71
63
19
48
45
40
5
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
84
77
85
81
71
65
22
51
46
45
4
0
0
Mais de 3 até 5 SM
86
84
77
76
71
58
17
41
42
45
4
0
0
Mais de 5 SM
82
82
76
77
70
66
24
51
53
41
8
0
0
REGIÃO
Norte
85
74
80
79
72
64
17
57
42
47
3
0
0
Centro-Oeste
88
80
85
80
74
70
23
60
50
53
4
0
0
Nordeste
82
78
83
81
72
64
18
46
39
46
3
0
0
Sudeste
85
86
78
74
68
62
22
45
48
41
6
0
0
Sul
83
74
79
84
72
54
24
43
50
43
4
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
87
75
86
82
64
60
16
39
40
50
4
0
0
Pública Estadual
83
86
76
74
74
63
23
51
51
40
6
0
0
Total - Públicas
84
82
80
77
71
62
21
47
47
44
5
0
0
Particular
86
78
81
85
69
64
22
49
41
42
2
0
0
SÉRIE
4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental
89
68
88
82
62
62
15
36
42
57
4
0
0
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
82
85
77
74
75
63
21
52
47
44
5
0
0
2º ano do Ensino Médio
83
87
78
80
72
61
25
50
47
33
4
0
0
1Base: 1 700 professores que utilizaram algum recurso obtido na Internet. Respostas estimuladas. Dados coletados entre setembro de 2014 e março de 2015.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.