D3 - PROPORÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
D3 - PROPORÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Percentual sobre o total de coordenadores pedagógicos¹
Percentual %
Os professores passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade
Os professores passaram a colaborar mais com outros colegas da escola
Os professores passaram a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade
Os professores passaram a adotar novos métodos pedagógicos
Os professores passaram a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos
Os professores passaram a ter contato com educadores e com especialistas de outras escolas
A quantidade de trabalho dos professores diminuiu
TOTAL
84
74
73
73
55
53
32
SEXO
Feminino
85
74
75
74
56
54
33
Masculino
72
67
53
65
49
41
26
FAIXA ETÁRIA
Até 39 anos
85
74
72
75
57
55
27
De 40 a 47 anos
84
73
77
72
53
50
33
48 anos ou mais
82
74
69
73
55
53
39
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
78
69
70
69
52
39
21
Mais de 3 até 5 SM
86
74
75
80
63
57
37
Mais de 5 SM
84
74
71
72
53
52
32
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
81
70
70
75
59
50
30
Mais de 3 até 5 SM
89
79
81
77
57
56
37
Mais de 5 SM
81
71
63
67
48
47
27
REGIÃO
Norte
76
68
63
69
52
45
35
Centro-Oeste
82
75
80
77
56
47
35
Nordeste
85
77
74
79
59
54
37
Sudeste
86
76
71
70
55
54
31
Sul
83
63
75
72
49
54
22
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
78
73
69
72
55
49
32
Pública Estadual
81
69
67
69
46
50
29
Total - Públicas
80
71
68
71
50
49
30
Particular
94
80
83
80
65
60
36
Base: 861 coordenadores pedagógicos. Respostas estimuladas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro e dezembro de 2015.