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Professores



F2 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




F2 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Percentual sobre o total de professores¹
Percentual % Número insuficiente de computadores por aluno Baixa velocidade de conexão à Internet Número insuficiente de computadores conectados à Internet Equipamentos obsoletos ou ultrapassados Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho
Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu
TOTAL 66 16 11 5 2 1 65 19 9 4 2 1 61 19 13 5 2 0 56 16 18 7 2 1 53 27 14 4 1 0 46 26 22 4 1 1 41 30 23 5 1 1 33 26 33 7 1 0 32 31 30 5 1 1
SEXO Feminino 65 16 11 6 2 1 64 20 10 4 2 0 59 19 14 6 2 1 56 15 19 7 2 1 54 26 15 4 1 0 47 26 20 5 1 1 39 31 24 5 1 1 32 26 33 8 1 1 32 31 32 5 1 1
Masculino 70 15 11 3 2 0 69 17 7 4 2 1 65 18 12 3 1 0 56 20 15 6 2 1 49 32 13 4 1 0 43 26 27 3 1 0 46 28 20 4 1 1 36 28 31 4 1 0 35 32 26 5 1 1
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 55 23 14 8 0 0 54 26 13 5 1 0 51 26 15 6 2 0 48 18 21 11 2 0 39 33 21 5 1 0 34 28 31 8 0 0 43 25 26 5 0 0 23 28 41 7 0 0 30 31 34 5 0 0
De 31 a 45 anos 67 14 12 5 1 1 67 18 9 4 1 1 62 18 14 5 1 1 57 16 18 6 2 1 54 26 14 4 2 0 46 26 22 4 1 1 38 34 22 5 1 1 33 25 35 7 1 1 31 32 30 5 1 1
De 46 anos ou mais 70 15 6 4 3 1 66 18 8 5 2 0 64 18 11 5 2 0 59 15 16 7 3 1 58 27 11 3 1 0 53 24 17 3 2 1 44 26 23 4 0 1 39 28 25 7 1 1 36 30 28 4 1 1
RENDA FAMILIAR Até 3 SM 71 7 17 3 1 1 57 21 15 2 3 2 60 20 15 1 3 0 56 14 21 4 3 2 48 33 16 2 1 1 60 17 19 3 0 0 43 32 22 3 0 0 35 28 32 4 0 0 32 32 32 3 1 0
Mais de 3 até 5 SM 63 21 7 6 2 1 62 26 6 3 2 1 58 25 10 4 2 1 51 20 20 6 1 1 49 30 13 4 3 1 49 27 17 5 1 2 37 37 19 4 1 2 35 27 30 5 2 1 35 36 22 5 1 2
Mais de 5 SM 66 16 11 5 2 0 67 17 9 5 1 0 62 16 14 6 1 0 58 16 17 8 2 0 55 25 15 4 1 0 42 27 24 4 2 0 42 28 24 4 1 1 31 26 35 8 0 0 32 30 33 4 1 0
RENDA PESSOAL Até 3 SM 64 17 12 4 1 1 57 24 12 5 2 1 58 23 13 4 1 0 57 14 20 6 2 1 49 30 16 3 1 0 49 26 19 4 1 1 40 30 24 4 1 2 33 28 32 5 1 1 29 36 30 4 1 1
Mais de 3 até 5 SM 68 15 9 7 2 1 71 17 7 3 1 1 63 16 13 6 1 1 51 19 20 8 1 1 52 27 14 5 1 1 48 25 21 4 1 1 39 33 22 4 1 1 32 24 35 7 1 1 34 30 30 5 1 1
Mais de 5 SM 66 16 12 3 3 0 68 17 9 3 2 0 64 15 15 5 2 0 62 15 14 7 3 0 58 24 13 4 1 0 38 28 28 4 3 0 44 28 22 5 1 0 34 26 32 8 0 0 34 28 32 4 2 0
REGIÃO Norte 83 8 4 3 1 1 78 11 5 4 1 1 76 15 6 2 1 1 72 11 10 6 1 1 67 21 9 1 1 1 62 23 13 0 0 1 46 34 15 4 0 1 47 28 19 3 1 2 43 35 19 2 0 1
Centro-Oeste 61 18 15 5 1 0 66 18 10 5 1 0 55 19 19 5 1 0 52 14 25 8 2 0 51 25 18 4 1 0 42 23 28 5 2 0 39 23 29 8 1 0 29 26 37 6 2 0 36 23 29 9 2 0
Nordeste 73 13 8 5 1 0 67 22 7 2 2 0 67 19 9 3 2 0 59 15 16 8 2 0 57 27 12 2 1 0 56 20 19 4 1 0 41 29 24 4 0 1 40 26 26 7 0 0 35 32 27 5 0 0
Sudeste 61 17 13 5 3 1 59 21 12 6 2 1 55 19 16 7 2 0 51 17 20 8 3 1 47 28 17 6 2 0 40 28 24 6 2 1 42 29 23 4 1 1 26 24 41 8 1 0 31 30 33 4 1 1
Sul 61 20 12 6 1 1 69 17 8 4 1 1 61 20 12 6 0 1 60 18 16 4 1 1 55 29 11 4 1 0 42 31 23 3 1 2 35 36 22 5 0 2 36 30 26 6 1 1 24 35 33 5 1 2
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pública Municipal 72 15 5 7 1 0 70 20 2 5 2 0 68 16 8 7 2 0 66 12 14 6 2 0 62 22 11 5 0 0 54 27 13 4 1 0 42 34 19 4 1 1 41 29 25 4 1 1 39 31 25 5 0 0
Pública Estadual 76 15 6 1 1 1 74 17 5 3 1 1 69 18 9 2 1 0 64 17 13 4 1 1 59 29 8 2 2 0 50 24 22 3 1 1 45 30 21 2 0 1 36 25 33 5 1 0 34 31 31 3 1 1
Total - Públicas 75 15 6 3 1 0 73 18 4 3 1 1 69 17 9 3 1 0 65 15 14 5 2 1 60 27 9 3 1 0 52 25 19 3 1 1 44 31 20 3 0 1 38 26 30 4 1 0 36 31 29 3 1 1
Particular 37 19 28 11 4 1 39 25 26 7 3 0 33 24 29 11 2 0 28 20 33 14 3 1 27 30 32 9 1 0 28 28 32 8 3 1 29 26 32 11 1 1 17 25 42 15 0 0 21 31 36 10 1 1
SÉRIE 4ª série / 5º  ano do Ensino Fundamental 63 14 13 8 1 0 61 21 11 4 2 0 58 18 15 6 2 0 57 11 21 9 2 0 55 23 16 5 0 0 56 23 16 4 1 0 40 31 25 4 0 0 37 29 28 5 1 0 37 31 27 5 1 0
8ª série / 9º  ano do Ensino Fundamental 65 18 11 5 1 1 66 20 8 5 1 1 61 20 12 6 1 1 55 19 17 7 1 1 51 26 15 6 1 0 40 28 25 5 1 1 41 30 22 6 1 1 30 26 35 8 0 1 30 30 32 5 0 1
2º ano do Ensino Médio 71 14 9 3 3 0 67 17 9 4 2 1 63 18 13 3 2 0 57 17 17 6 3 1 52 32 11 2 2 0 46 25 23 3 2 0 41 30 23 4 1 1 34 24 34 6 1 0 31 32 30 5 2 0
  • ¹Base: 1.631 professores. Respostas estimuladas. Dados coletados entre setembro e dezembro de 2015.