F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA Total de professores
Percentual (%)
Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos
Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet
Número insuficiente de computadores conectados à Internet
Baixa velocidade de conexão à Internet
Número insuficiente de computadores por aluno
Equipamentos obsoletos ou ultrapassados
Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto
Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho
Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
57
25
14
3
0
0
36
26
32
6
0
0
69
16
12
2
0
0
66
18
12
2
1
0
70
16
9
5
1
0
62
17
13
6
1
1
39
34
25
2
0
0
31
30
35
4
0
0
45
34
18
3
0
0
SEXO
Feminino
58
24
13
4
1
0
36
25
32
6
0
0
70
15
13
2
0
0
67
17
12
2
1
0
71
15
8
5
1
0
62
17
13
6
2
1
38
33
27
2
0
0
31
29
35
4
0
0
45
35
17
3
0
0
Masculino
56
26
14
3
0
0
37
28
30
5
0
0
67
18
12
2
0
0
65
21
11
2
0
0
65
19
10
6
0
0
63
18
14
5
0
0
42
36
20
2
0
0
30
35
33
2
0
0
44
31
23
1
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
54
34
9
4
0
0
31
34
31
4
0
0
73
15
10
1
0
0
59
28
12
1
0
0
70
20
8
1
1
0
56
29
12
3
1
0
31
45
23
1
0
0
28
38
31
3
0
0
35
39
26
1
0
0
De 31 a 45 anos
56
26
13
4
1
0
33
28
31
7
0
1
69
17
11
2
1
1
66
19
10
3
0
1
71
16
9
3
1
0
64
16
13
4
1
1
37
36
24
3
0
1
31
31
34
3
1
0
44
36
17
2
0
0
De 46 anos ou mais
61
20
16
3
0
0
43
20
32
5
0
0
68
14
15
2
0
0
69
13
15
1
2
0
68
14
9
8
1
0
62
14
13
9
2
0
45
25
29
1
0
0
32
27
36
4
0
0
50
29
15
5
0
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
54
32
9
4
1
0
38
25
31
4
1
1
66
23
10
0
1
0
64
17
16
0
3
0
72
16
8
3
1
0
67
20
11
1
1
0
33
42
24
0
1
0
28
35
35
2
1
0
47
38
14
0
1
0
Mais de 3 até 5 SM
62
24
9
4
0
1
40
28
24
8
0
1
72
15
11
1
0
1
68
22
8
2
0
0
68
21
8
2
0
1
65
18
11
5
0
1
41
35
20
3
0
1
37
29
27
6
0
1
54
29
16
1
0
1
Mais de 5 SM
55
23
17
3
0
0
35
24
36
5
0
0
69
14
14
3
0
0
67
16
13
3
1
0
71
12
9
7
1
0
60
15
14
8
2
1
40
30
28
2
0
0
29
29
39
3
0
0
40
36
20
5
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
51
32
14
3
0
0
30
29
35
5
0
1
63
21
14
1
0
1
59
20
18
0
1
0
64
20
9
6
1
0
55
23
13
7
2
1
32
38
29
0
0
0
27
34
36
2
1
0
43
35
17
4
0
0
Mais de 3 até 5 SM
63
22
11
4
0
0
40
26
27
6
0
0
75
13
11
2
0
0
71
18
7
3
1
0
76
13
7
3
1
0
67
15
12
5
0
0
41
35
21
3
0
0
35
31
29
5
0
0
49
36
14
1
0
0
Mais de 5 SM
59
19
17
4
0
0
39
21
34
6
0
0
70
13
12
5
0
0
70
13
11
4
1
1
69
13
11
6
0
1
66
12
14
6
2
1
46
24
26
3
0
1
30
25
42
3
0
0
42
30
25
3
0
0
REGIÃO
Norte
73
20
5
2
0
0
43
35
19
2
0
0
81
13
3
1
1
1
81
12
3
2
1
1
84
9
4
2
1
0
77
15
4
2
1
0
48
35
15
1
1
1
39
35
25
1
0
0
63
27
10
1
0
0
Centro-Oeste
60
22
16
1
1
0
35
20
41
3
1
0
67
12
18
1
1
0
68
16
15
0
1
0
68
13
14
3
2
0
65
13
18
2
2
0
40
26
33
2
0
0
35
26
38
2
0
0
44
27
27
1
1
0
Nordeste
59
22
14
4
0
0
45
22
30
3
0
1
69
21
9
0
0
0
69
19
11
1
0
0
74
16
7
2
0
0
64
18
15
2
1
0
36
34
29
1
0
0
29
34
34
1
1
1
51
33
14
0
0
1
Sudeste
55
29
13
2
0
0
33
28
32
7
0
0
72
12
14
2
0
0
65
18
12
2
2
0
70
16
7
6
1
0
61
18
10
9
2
1
41
35
22
2
0
0
32
27
35
4
0
0
41
35
19
4
0
0
Sul
49
23
18
9
0
0
27
25
35
12
0
0
55
21
15
8
0
0
57
19
18
5
0
0
54
23
15
7
1
0
53
18
19
10
1
0
32
31
31
6
0
0
21
32
37
9
0
0
35
41
19
5
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
61
24
12
3
0
0
42
26
27
4
0
0
75
16
7
2
0
0
70
20
8
1
1
0
73
17
7
2
1
0
63
19
11
5
0
0
39
33
26
1
0
0
35
28
32
4
1
0
50
35
14
1
0
0
Pública Estadual
68
22
8
2
0
0
39
29
26
5
0
0
77
15
5
1
1
0
75
16
5
2
1
0
79
13
4
3
1
0
70
17
6
3
3
0
46
33
18
2
0
1
34
31
32
3
0
0
51
32
15
1
0
0
Total - Públicas
64
23
10
2
0
0
41
28
26
5
0
0
76
16
6
2
0
0
73
18
7
1
1
0
76
15
5
2
1
0
67
18
9
4
2
0
43
33
22
2
0
0
35
30
32
3
0
0
51
34
15
1
0
0
Particular
31
32
28
8
1
1
20
18
51
10
0
1
43
16
36
4
0
1
42
18
32
5
2
1
46
19
21
14
0
1
44
12
29
14
1
1
23
35
38
3
0
1
16
33
44
5
0
1
24
34
30
10
0
1
DISCIPLINA QUE LECIONA
Língua Portuguesa
53
30
13
4
0
0
33
25
34
9
0
0
69
18
10
3
0
0
68
17
10
3
1
0
68
18
8
6
1
0
64
19
12
5
0
1
37
35
25
3
0
0
25
32
37
5
0
0
40
40
18
2
0
1
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
59
26
10
5
0
0
42
22
30
6
0
1
73
15
11
1
0
0
70
18
10
1
2
0
75
15
7
1
1
0
61
17
16
3
2
1
41
29
30
1
0
0
36
25
36
3
0
0
51
32
16
0
0
0
Matemática
60
19
17
2
1
1
36
29
31
3
0
0
66
14
16
2
1
1
62
19
16
2
0
1
68
14
10
7
0
0
62
15
12
9
2
1
39
36
22
2
0
1
32
33
31
3
0
0
46
29
19
5
0
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
55
28
13
4
0
0
37
25
32
4
0
0
70
13
16
1
0
0
66
18
14
1
2
0
70
15
9
5
1
0
62
15
14
7
1
0
37
34
29
1
0
0
33
30
34
3
1
0
47
35
14
4
0
0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
55
25
16
4
0
1
36
22
34
7
0
1
65
19
11
4
0
1
64
20
13
2
1
0
66
19
10
4
1
0
58
22
13
5
1
1
35
36
26
2
0
1
28
29
37
5
0
1
40
32
24
2
0
1
2º ano do Ensino Médio
63
21
13
3
1
0
36
29
28
6
0
0
71
17
9
2
0
0
69
17
8
4
1
1
72
15
7
4
1
0
65
16
11
5
2
1
44
32
20
3
0
1
30
32
33
4
0
0
47
33
17
2
0
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.