PROPORÇÃO PARA O INDICADOR E16 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS SOBRE O USO SEGURO DA INTERNET Total de professores que lecionam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Ajudou algum aluno a enfrentar situações ocorridas na Internet (bullying, discriminação, assédio, disseminação de imagens sem consentimento)
Estimulou os alunos a debaterem sobre problemas que enfrentam na Internet
Promoveu um debate com os alunos sobre como usar a Internet de forma segura
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
38
62
0
0
67
33
0
0
61
39
0
0
SEXO
Feminino
38
62
0
0
69
31
0
0
66
34
0
0
Masculino
40
60
0
0
62
38
0
0
47
52
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
32
68
0
0
68
32
0
0
58
42
0
0
De 31 a 45 anos
45
55
0
0
68
32
0
0
63
37
0
0
De 46 anos ou mais
32
68
0
0
65
35
0
0
59
40
0
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
43
57
0
0
72
28
0
0
62
38
0
0
Mais de 3 até 5 SM
36
64
0
0
65
35
0
0
62
38
0
0
Mais de 5 SM
38
62
0
0
67
33
0
0
60
39
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
44
56
0
0
71
29
0
0
66
34
0
0
Mais de 3 até 5 SM
33
67
0
0
63
37
0
0
56
43
0
0
Mais de 5 SM
39
61
0
0
67
33
0
0
62
38
1
0
REGIÃO
Norte
42
57
0
1
66
33
0
1
55
45
0
1
Centro-Oeste
48
52
0
0
70
30
0
0
62
38
0
0
Nordeste
46
54
0
0
69
30
0
0
62
38
0
0
Sudeste
33
67
0
0
68
32
0
0
63
37
0
0
Sul
29
71
0
0
58
42
0
0
54
45
1
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
41
59
0
0
66
34
0
0
71
29
0
0
Pública Estadual
34
66
0
0
62
38
0
0
49
50
1
0
Total ̶ Públicas
37
63
0
0
64
36
0
0
59
40
0
0
Particular
42
58
0
0
79
21
0
0
67
33
0
0
DISCIPLINA
Língua portuguesa
42
57
0
0
73
27
0
0
64
35
0
0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
41
59
0
0
73
26
0
0
80
20
0
0
Matemática
31
69
0
0
54
46
0
0
38
61
1
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
40
60
0
0
72
28
0
0
76
24
0
0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
39
61
0
0
64
36
0
0
52
48
0
0
2º ano do Ensino Médio
36
64
0
0
63
37
0
0
48
51
1
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.