Escolas Urbanas - Coordenadores
D3 – COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Percentual (%) | Os professores passaram a adotar novos métodos pedagógicos | Os professores passaram a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos | Os professores passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade | Os professores passaram a colaborar mais com outros colegas da escola | Os professores passaram a ter contato com educadores e com especialistas de outras escolas | Os professores passaram a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade | A quantidade de trabalho dos professores diminuiu | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | ||
TOTAL | 77 | 13 | 8 | 0 | 0 | 1 | 57 | 21 | 19 | 1 | 0 | 1 | 88 | 6 | 4 | 0 | - | 1 | 79 | 12 | 7 | 0 | - | 1 | 58 | 15 | 24 | 1 | 0 | 1 | 75 | 14 | 9 | 0 | - | 1 | 35 | 20 | 43 | 1 | - | 1 | |
SEXO | Feminino | 78 | 13 | 7 | 0 | 0 | 1 | 58 | 21 | 19 | 1 | 0 | 1 | 89 | 7 | 4 | 0 | - | 1 | 80 | 11 | 7 | 0 | - | 1 | 59 | 16 | 23 | 1 | 0 | 1 | 76 | 14 | 8 | 0 | - | 1 | 35 | 21 | 43 | 1 | - | 1 |
Masculino | 68 | 10 | 20 | 0 | 0 | 2 | 50 | 24 | 23 | 0 | 0 | 2 | 78 | 6 | 15 | 0 | - | 2 | 66 | 21 | 11 | 0 | - | 2 | 46 | 11 | 38 | 4 | 0 | 2 | 68 | 14 | 16 | 0 | - | 2 | 40 | 10 | 46 | 2 | - | 2 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 39 anos | 71 | 18 | 10 | 0 | 0 | 1 | 58 | 24 | 16 | 2 | 0 | 1 | 89 | 6 | 4 | 0 | - | 1 | 75 | 17 | 7 | 0 | - | 1 | 60 | 10 | 29 | 1 | 0 | 1 | 74 | 15 | 11 | 0 | - | 1 | 34 | 12 | 53 | 0 | - | 1 |
De 40 a 47 anos | 86 | 7 | 5 | 0 | 0 | 2 | 60 | 16 | 22 | 0 | 0 | 2 | 89 | 4 | 5 | 0 | - | 2 | 82 | 12 | 4 | 0 | - | 2 | 59 | 19 | 19 | 0 | 0 | 2 | 72 | 19 | 7 | 0 | - | 2 | 38 | 25 | 34 | 0 | - | 2 | |
De 48 anos ou mais | 76 | 13 | 10 | 0 | 0 | 2 | 55 | 24 | 20 | 0 | 0 | 2 | 85 | 9 | 4 | 0 | - | 2 | 81 | 7 | 10 | 0 | - | 2 | 55 | 16 | 24 | 3 | 0 | 2 | 80 | 9 | 9 | 1 | - | 2 | 33 | 22 | 42 | 2 | - | 2 | |
RENDA FAMILIAR | Até 3 SM | 74 | 11 | 10 | 0 | 0 | 5 | 66 | 15 | 14 | 0 | 0 | 5 | 88 | 3 | 4 | 0 | - | 5 | 78 | 13 | 4 | 0 | - | 5 | 57 | 3 | 34 | 0 | 0 | 5 | 75 | 9 | 10 | 0 | - | 5 | 41 | 15 | 39 | 0 | - | 5 |
Mais de 3 até 5 SM | 83 | 9 | 7 | 0 | 0 | 1 | 66 | 14 | 18 | 1 | 0 | 1 | 88 | 6 | 5 | 0 | - | 1 | 84 | 9 | 6 | 0 | - | 1 | 72 | 11 | 16 | 0 | 0 | 1 | 78 | 11 | 10 | 0 | - | 1 | 35 | 14 | 50 | 0 | - | 1 | |
Mais de 5 SM | 75 | 15 | 9 | 0 | 0 | 1 | 51 | 27 | 22 | 0 | 0 | 1 | 87 | 8 | 4 | 0 | - | 1 | 77 | 13 | 9 | 0 | - | 1 | 50 | 21 | 26 | 2 | 0 | 1 | 74 | 17 | 8 | 1 | - | 1 | 34 | 24 | 41 | 1 | - | 1 | |
RENDA PESSOAL | Até 3 SM | 81 | 10 | 7 | 0 | 0 | 2 | 65 | 20 | 13 | 0 | 0 | 2 | 89 | 4 | 5 | 0 | - | 2 | 81 | 13 | 3 | 0 | - | 2 | 68 | 9 | 21 | 0 | 0 | 2 | 77 | 12 | 9 | 0 | - | 2 | 41 | 15 | 41 | 0 | - | 2 |
Mais de 3 até 5 SM | 76 | 13 | 9 | 0 | 0 | 1 | 52 | 21 | 25 | 1 | 0 | 1 | 86 | 9 | 3 | 0 | - | 1 | 80 | 10 | 8 | 0 | - | 1 | 57 | 18 | 23 | 1 | 0 | 1 | 76 | 16 | 8 | 0 | - | 1 | 34 | 19 | 46 | 0 | - | 1 | |
Mais de 5 SM | 73 | 17 | 10 | 0 | 0 | 1 | 55 | 24 | 20 | 0 | 0 | 1 | 88 | 6 | 5 | 0 | - | 1 | 73 | 14 | 12 | 0 | - | 1 | 44 | 21 | 30 | 4 | 0 | 1 | 73 | 14 | 11 | 2 | - | 1 | 29 | 28 | 41 | 2 | - | 1 | |
REGIÃO | Norte | 80 | 10 | 7 | 0 | 0 | 4 | 56 | 22 | 18 | 0 | 0 | 4 | 87 | 2 | 8 | 0 | - | 4 | 82 | 11 | 4 | 0 | - | 4 | 50 | 19 | 25 | 2 | 0 | 4 | 75 | 16 | 5 | 0 | - | 4 | 37 | 23 | 37 | 0 | - | 4 |
Centro-Oeste | 79 | 14 | 6 | 0 | 1 | 0 | 58 | 23 | 18 | 0 | 1 | 0 | 88 | 6 | 5 | 1 | - | 0 | 81 | 13 | 5 | 1 | - | 0 | 63 | 14 | 19 | 4 | 0 | 0 | 83 | 11 | 6 | 0 | - | 0 | 45 | 16 | 40 | 0 | - | 0 | |
Nordeste | 84 | 6 | 7 | 0 | 0 | 3 | 57 | 18 | 23 | 0 | 0 | 3 | 86 | 6 | 5 | 0 | - | 3 | 85 | 7 | 6 | 0 | - | 3 | 55 | 17 | 24 | 1 | 0 | 3 | 76 | 14 | 6 | 1 | - | 3 | 36 | 23 | 36 | 1 | - | 3 | |
Sudeste | 71 | 18 | 10 | 0 | 0 | 1 | 56 | 24 | 18 | 1 | 0 | 1 | 89 | 7 | 3 | 0 | - | 1 | 74 | 15 | 10 | 0 | - | 1 | 61 | 11 | 25 | 2 | 0 | 1 | 74 | 14 | 12 | 0 | - | 1 | 35 | 15 | 49 | 0 | - | 1 | |
Sul | 78 | 13 | 9 | 0 | 0 | 0 | 64 | 18 | 18 | 0 | 0 | 0 | 88 | 8 | 4 | 0 | - | 0 | 78 | 17 | 6 | 0 | - | 0 | 58 | 20 | 21 | 0 | 0 | 0 | 74 | 15 | 11 | 0 | - | 0 | 28 | 25 | 46 | 1 | - | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Pública Municipal | 73 | 10 | 14 | 0 | 0 | 3 | 60 | 15 | 22 | 1 | 0 | 3 | 83 | 9 | 5 | 0 | - | 3 | 78 | 8 | 10 | 0 | - | 3 | 59 | 11 | 27 | 0 | 0 | 3 | 70 | 13 | 14 | 0 | - | 3 | 32 | 17 | 48 | 0 | - | 3 |
Pública Estadual | 71 | 20 | 8 | 0 | 0 | 1 | 48 | 29 | 22 | 1 | 0 | 1 | 85 | 7 | 8 | 0 | - | 1 | 76 | 17 | 7 | 0 | - | 1 | 53 | 17 | 29 | 1 | 0 | 1 | 74 | 16 | 9 | 0 | - | 1 | 36 | 21 | 41 | 1 | - | 1 | |
Total - Públicas | 72 | 15 | 11 | 0 | 0 | 2 | 54 | 21 | 22 | 1 | 0 | 2 | 84 | 8 | 6 | 0 | - | 2 | 77 | 12 | 9 | 0 | - | 2 | 56 | 14 | 27 | 1 | 0 | 2 | 72 | 15 | 12 | 0 | - | 2 | 34 | 19 | 45 | 0 | - | 2 | |
Particular | 90 | 8 | 1 | 0 | 0 | 0 | 65 | 21 | 13 | 0 | 0 | 0 | 97 | 2 | 1 | 0 | - | 0 | 84 | 12 | 4 | 0 | - | 0 | 62 | 19 | 15 | 4 | 0 | 0 | 84 | 13 | 2 | 1 | - | 0 | 38 | 22 | 39 | 1 | - | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019