Escolas Urbanas - Diretores
E3 – DIRETORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC NA ESCOLA
Percentual (%) | Os professores passaram a adotar novos métodos pedagógicos | Os professores passaram a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos | Os professores passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade | Os professores passaram a colaborar mais com outros colegas da escola | Os professores passaram a ter contato com educadores e com especialistas de outras escolas | Os professores passaram a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade | A quantidade de trabalho dos professores diminuiu | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui computador ou Internet | ||
TOTAL | 85 | 8 | 6 | 0 | 0 | 1 | 62 | 19 | 19 | 0 | 0 | 1 | 92 | 4 | 3 | 0 | 0 | 1 | 84 | 10 | 5 | 0 | 0 | 1 | 72 | 14 | 13 | 1 | 0 | 1 | 85 | 9 | 5 | 0 | 0 | 1 | 43 | 17 | 37 | 1 | 0 | 1 | |
SEXO | Feminino | 84 | 8 | 7 | 0 | 0 | 1 | 61 | 21 | 17 | 0 | 0 | 1 | 91 | 5 | 3 | 0 | 0 | 1 | 83 | 11 | 5 | 0 | 0 | 1 | 72 | 14 | 13 | 1 | 0 | 1 | 85 | 9 | 5 | 0 | 0 | 1 | 41 | 18 | 38 | 2 | 0 | 1 |
Masculino | 90 | 6 | 4 | 0 | 0 | 0 | 64 | 14 | 23 | 0 | 0 | 0 | 95 | 2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 85 | 9 | 6 | 0 | 0 | 0 | 71 | 15 | 14 | 0 | 0 | 0 | 85 | 8 | 6 | 0 | 0 | 0 | 48 | 16 | 36 | 0 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 40 anos | 87 | 7 | 6 | 0 | 0 | 0 | 56 | 20 | 23 | 0 | 0 | 0 | 97 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 85 | 8 | 7 | 0 | 0 | 0 | 73 | 18 | 9 | 0 | 0 | 0 | 85 | 8 | 7 | 0 | 0 | 0 | 43 | 17 | 39 | 0 | 0 | 0 |
De 41 a 50 anos | 82 | 10 | 5 | 0 | 1 | 1 | 65 | 21 | 13 | 0 | 1 | 1 | 88 | 6 | 4 | 0 | 1 | 1 | 79 | 16 | 3 | 0 | 1 | 1 | 63 | 15 | 18 | 2 | 1 | 1 | 78 | 13 | 6 | 0 | 1 | 1 | 44 | 21 | 32 | 0 | 1 | 1 | |
De 51 anos ou mais | 88 | 5 | 7 | 0 | 0 | 0 | 62 | 15 | 23 | 0 | 0 | 0 | 94 | 3 | 3 | 0 | 0 | 0 | 88 | 5 | 8 | 0 | 0 | 0 | 81 | 10 | 10 | 0 | 0 | 0 | 92 | 5 | 4 | 0 | 0 | 0 | 42 | 13 | 42 | 3 | 0 | 0 | |
RENDA FAMILIAR | Até 3 SM | 86 | 13 | 1 | 0 | 0 | 0 | 71 | 18 | 12 | 0 | 0 | 0 | 97 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 84 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 71 | 16 | 13 | 0 | 0 | 0 | 84 | 13 | 3 | 0 | 0 | 0 | 63 | 24 | 12 | 0 | 0 | 0 |
Mais de 3 até 5 SM | 77 | 12 | 8 | 0 | 0 | 3 | 60 | 26 | 11 | 0 | 0 | 3 | 82 | 10 | 5 | 0 | 0 | 3 | 82 | 12 | 3 | 0 | 0 | 3 | 62 | 18 | 15 | 3 | 0 | 3 | 73 | 16 | 9 | 0 | 0 | 3 | 42 | 22 | 34 | 0 | 0 | 3 | |
Mais de 5 SM | 89 | 6 | 4 | 0 | 0 | 0 | 62 | 16 | 21 | 0 | 0 | 0 | 96 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 84 | 9 | 7 | 0 | 0 | 0 | 76 | 13 | 11 | 0 | 0 | 0 | 88 | 7 | 5 | 0 | 0 | 0 | 42 | 16 | 40 | 2 | 0 | 0 | |
RENDA PESSOAL | Até 3 SM | 82 | 8 | 7 | 0 | 0 | 3 | 62 | 13 | 21 | 0 | 0 | 3 | 86 | 4 | 6 | 0 | 0 | 3 | 86 | 7 | 3 | 0 | 0 | 3 | 71 | 10 | 13 | 3 | 0 | 3 | 84 | 9 | 4 | 0 | 0 | 3 | 49 | 14 | 34 | 0 | 0 | 3 |
Mais de 3 até 5 SM | 82 | 10 | 7 | 0 | 1 | 0 | 57 | 20 | 22 | 0 | 1 | 0 | 90 | 6 | 3 | 0 | 1 | 0 | 81 | 10 | 9 | 0 | 1 | 0 | 69 | 16 | 14 | 0 | 1 | 0 | 83 | 12 | 5 | 0 | 1 | 0 | 35 | 21 | 40 | 3 | 1 | 0 | |
Mais de 5 SM | 90 | 6 | 4 | 0 | 0 | 0 | 66 | 19 | 15 | 0 | 0 | 0 | 96 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 85 | 12 | 3 | 0 | 0 | 0 | 75 | 14 | 12 | 0 | 0 | 0 | 86 | 7 | 7 | 0 | 0 | 0 | 49 | 16 | 35 | 0 | 0 | 0 | |
REGIÃO | Norte | 84 | 8 | 7 | 0 | 1 | 0 | 68 | 16 | 16 | 0 | 0 | 0 | 94 | 4 | 1 | 0 | 1 | 0 | 89 | 7 | 4 | 0 | 0 | 0 | 75 | 12 | 10 | 3 | 0 | 0 | 85 | 8 | 6 | 1 | 0 | 0 | 44 | 21 | 34 | 0 | 0 | 0 |
Centro-Oeste | 94 | 4 | 2 | 0 | 0 | 0 | 76 | 12 | 11 | 1 | 0 | 0 | 97 | 3 | 0 | 1 | 0 | 0 | 87 | 7 | 5 | 1 | 0 | 0 | 81 | 11 | 8 | 0 | 0 | 0 | 94 | 4 | 2 | 0 | 0 | 0 | 49 | 12 | 39 | 1 | 0 | 0 | |
Nordeste | 84 | 8 | 7 | 0 | 0 | 2 | 60 | 15 | 22 | 0 | 0 | 2 | 91 | 2 | 5 | 0 | 0 | 2 | 85 | 10 | 4 | 0 | 0 | 2 | 73 | 16 | 9 | 0 | 0 | 2 | 83 | 10 | 6 | 0 | 0 | 2 | 50 | 17 | 31 | 0 | 0 | 2 | |
Sudeste | 86 | 8 | 7 | 0 | 0 | 0 | 58 | 23 | 19 | 0 | 0 | 0 | 93 | 5 | 3 | 0 | 0 | 0 | 81 | 11 | 7 | 0 | 0 | 0 | 66 | 15 | 18 | 1 | 0 | 0 | 84 | 10 | 5 | 0 | 0 | 0 | 36 | 19 | 42 | 3 | 0 | 0 | |
Sul | 84 | 10 | 4 | 0 | 2 | 0 | 62 | 19 | 17 | 0 | 2 | 0 | 90 | 8 | 1 | 0 | 2 | 0 | 83 | 11 | 4 | 0 | 2 | 0 | 77 | 9 | 13 | 0 | 2 | 0 | 86 | 7 | 5 | 0 | 2 | 0 | 45 | 14 | 39 | 0 | 2 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Pública Municipal | 79 | 11 | 8 | 0 | 1 | 1 | 62 | 20 | 16 | 0 | 1 | 1 | 88 | 6 | 3 | 0 | 1 | 1 | 81 | 14 | 2 | 0 | 1 | 1 | 69 | 14 | 15 | 0 | 1 | 1 | 78 | 13 | 8 | 0 | 1 | 1 | 43 | 21 | 34 | 0 | 1 | 1 |
Pública Estadual | 88 | 7 | 5 | 0 | 0 | 0 | 59 | 23 | 18 | 0 | 0 | 0 | 95 | 4 | 2 | 0 | 0 | 0 | 85 | 9 | 6 | 0 | 0 | 0 | 68 | 15 | 15 | 2 | 0 | 0 | 86 | 8 | 6 | 0 | 0 | 0 | 38 | 19 | 39 | 3 | 0 | 0 | |
Total - Públicas | 83 | 9 | 6 | 0 | 0 | 1 | 61 | 21 | 17 | 0 | 0 | 1 | 91 | 5 | 2 | 0 | 0 | 1 | 83 | 12 | 4 | 0 | 0 | 1 | 68 | 15 | 15 | 1 | 0 | 1 | 81 | 11 | 7 | 0 | 0 | 1 | 41 | 20 | 36 | 2 | 0 | 1 | |
Particular | 91 | 4 | 5 | 0 | 0 | 0 | 64 | 12 | 24 | 0 | 0 | 0 | 95 | 2 | 3 | 0 | 0 | 0 | 85 | 5 | 9 | 0 | 0 | 0 | 79 | 13 | 8 | 0 | 0 | 0 | 93 | 5 | 2 | 0 | 0 | 0 | 48 | 11 | 41 | 0 | 0 | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019