PROPORÇÃO PARA O INDICADOR E16 – PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS SOBRE O USO SEGURO DA INTERNET
Total de professores que lecionam em escolas urbanas
Percentual (%)
Ajudou algum aluno a enfrentar situações ocorridas na Internet (bullying, discriminação, assédio, disseminação de imagens sem consentimento)
Estimulou os alunos a debaterem sobre problemas que enfrentam na Internet
Promoveu um debate com os alunos sobre como usar a Internet de forma segura
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
39
60
0
-
75
25
0
-
62
38
0
-
SEXO
Feminino
36
63
1
-
78
22
0
-
65
35
1
-
Masculino
49
51
0
-
67
33
0
-
54
46
0
-
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
45
55
0
-
75
25
0
-
56
44
0
-
De 31 a 45 anos
42
58
0
-
75
25
0
-
65
35
0
-
De 46 anos ou mais
33
66
1
-
75
24
1
-
60
39
1
-
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
31
68
2
-
78
20
2
-
61
37
2
-
Mais de 3 até 5 SM
45
55
0
-
78
22
0
-
67
33
0
-
Mais de 5 SM
39
61
0
-
73
27
0
-
60
40
0
-
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
40
59
1
-
82
18
1
-
68
31
1
-
Mais de 3 até 5 SM
40
60
0
-
69
31
0
-
60
40
0
-
Mais de 5 SM
37
63
0
-
75
25
0
-
57
43
0
-
REGIÃO
Norte
42
58
0
-
71
29
0
-
56
44
0
-
Centro-Oeste
47
53
0
-
65
35
0
-
58
41
0
-
Nordeste
40
60
0
-
75
25
0
-
60
39
0
-
Sudeste
37
62
1
-
79
21
1
-
64
35
1
-
Sul
37
63
0
-
74
26
0
-
66
34
0
-
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
34
65
1
-
77
22
1
-
61
38
1
-
Pública Estadual
44
56
0
-
69
31
0
-
58
42
0
-
Total - Públicas
39
61
0
-
73
26
0
-
60
40
1
-
Particular
40
59
1
-
83
17
0
-
72
28
0
-
DISCIPLINA
Língua Portuguesa
43
57
0
-
82
18
0
-
73
26
0
-
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
37
63
0
-
84
16
0
-
72
28
0
-
Matemática
38
61
1
-
60
39
1
-
42
58
1
-
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
36
64
1
-
84
16
1
-
70
29
1
-
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
44
56
0
-
72
28
0
-
58
41
0
-
2º ano do Ensino Médio
39
61
0
-
67
33
0
-
55
45
0
-
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.