ICT in Education 2024
Alunos
H4D - ALUNOS QUE RECEBERAM ORIENTAÇÃO E APOIO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES - ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
| Percentual (%) | Conversou com os alunos sobre como usar aplicações de Inteligência Artificial em atividades da escola, como ChatGPT, Copilot ou Gemini | Ensinou a verificar quando a Inteligência Artificial produz textos, imagens ou vídeos com erros e informações falsas ou preconceituosas | Conversou sobre como as informações que os alunos buscam, postam ou curtem na Internet são usadas para lhes enviar propaganda ou recomendações | Explicou sobre como as tecnologias digitais podem impactar o trabalho das pessoas | Ao menos uma das atividades | ||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | ||
| TOTAL | 19 | 80 | 1 | 0 | 33 | 65 | 1 | 0 | 30 | 70 | 1 | 0 | 55 | 44 | 1 | 0 | 69 | 31 | |
| SEXO | Feminino | 21 | 79 | 0 | 0 | 38 | 61 | 1 | 0 | 32 | 68 | 0 | 0 | 56 | 43 | 1 | 0 | 72 | 28 |
| Masculino | 17 | 82 | 1 | 0 | 29 | 70 | 1 | 0 | 27 | 72 | 1 | 0 | 53 | 46 | 1 | 0 | 66 | 34 | |
| COR OU RAÇA | Branca | 20 | 78 | 1 | 0 | 30 | 68 | 1 | 0 | 31 | 68 | 1 | 0 | 58 | 41 | 1 | 0 | 71 | 29 |
| Preta | 19 | 81 | 0 | 0 | 34 | 64 | 2 | 0 | 35 | 65 | 0 | 0 | 52 | 47 | 1 | 0 | 68 | 32 | |
| Parda | 19 | 81 | 0 | 0 | 37 | 62 | 1 | 0 | 29 | 71 | 0 | 0 | 56 | 44 | 1 | 0 | 70 | 30 | |
| Amarela | 19 | 80 | 1 | 0 | 34 | 64 | 1 | 0 | 29 | 71 | 0 | 0 | 54 | 46 | 0 | 0 | 70 | 30 | |
| Indígena | 10 | 89 | 0 | 0 | 26 | 71 | 3 | 0 | 19 | 81 | 0 | 0 | 33 | 66 | 1 | 0 | 44 | 56 | |
| Não respondeu | 10 | 89 | 1 | 0 | 20 | 78 | 2 | 0 | 15 | 83 | 2 | 0 | 36 | 63 | 1 | 0 | 48 | 52 | |
| FAIXA ETÁRIA | De 9 a 10 anos | 10 | 89 | 1 | 0 | 30 | 68 | 2 | 0 | 18 | 81 | 1 | 0 | 41 | 56 | 3 | 0 | 58 | 42 |
| De 11 a 12 anos | 13 | 86 | 0 | 0 | 32 | 68 | 1 | 0 | 22 | 77 | 1 | 0 | 49 | 50 | 1 | 0 | 64 | 36 | |
| De 13 a 14 anos | 23 | 77 | 0 | 0 | 39 | 61 | 0 | 0 | 32 | 68 | 0 | 0 | 61 | 39 | 0 | 0 | 76 | 24 | |
| De 15 a 17 anos | 29 | 69 | 2 | 0 | 35 | 65 | 1 | 0 | 43 | 57 | 0 | 0 | 71 | 29 | 0 | 0 | 80 | 20 | |
| De 18 anos ou mais | 29 | 71 | 0 | 0 | 36 | 64 | 0 | 0 | 56 | 44 | 0 | 0 | 58 | 42 | 0 | 0 | 76 | 24 | |
| REGIÃO | Norte | 18 | 82 | 0 | 0 | 33 | 66 | 0 | 0 | 19 | 81 | 0 | 0 | 51 | 48 | 0 | 0 | 65 | 35 |
| Nordeste | 18 | 82 | 0 | 0 | 35 | 65 | 0 | 0 | 29 | 70 | 0 | 0 | 53 | 46 | 0 | 0 | 70 | 30 | |
| Sudeste | 18 | 81 | 1 | 0 | 33 | 66 | 1 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 57 | 42 | 1 | 0 | 68 | 32 | |
| Sul | 22 | 77 | 0 | 0 | 35 | 63 | 2 | 0 | 35 | 64 | 1 | 0 | 53 | 45 | 2 | 0 | 71 | 29 | |
| Centro-Oeste | 21 | 78 | 1 | 0 | 30 | 69 | 2 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 54 | 44 | 3 | 0 | 70 | 30 | |
| ÁREA | Urbana | 20 | 80 | 1 | 0 | 34 | 65 | 1 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 56 | 43 | 1 | 0 | 69 | 31 |
| Rural | 12 | 87 | 0 | 0 | 31 | 69 | 1 | 0 | 23 | 77 | 0 | 0 | 45 | 54 | 1 | 0 | 64 | 36 | |
| LOCALIZAÇÃO | Capital | 20 | 79 | 1 | 0 | 34 | 64 | 2 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 54 | 45 | 1 | 0 | 69 | 31 |
| Interior | 18 | 81 | 1 | 0 | 33 | 66 | 1 | 0 | 29 | 70 | 1 | 0 | 55 | 44 | 1 | 0 | 69 | 31 | |
| ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 11 | 89 | 1 | 0 | 31 | 67 | 2 | 0 | 18 | 81 | 1 | 0 | 42 | 56 | 2 | 0 | 59 | 41 |
| Anos finais do Ensino Fundamental | 19 | 81 | 0 | 0 | 34 | 65 | 0 | 0 | 29 | 70 | 0 | 0 | 58 | 42 | 0 | 0 | 72 | 28 | |
| Ensino Médio | 32 | 67 | 1 | 0 | 36 | 64 | 1 | 0 | 48 | 52 | 0 | 0 | 70 | 30 | 0 | 0 | 81 | 19 | |
| DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 11 | 88 | 1 | 0 | 31 | 68 | 1 | 0 | 19 | 80 | 1 | 0 | 42 | 56 | 2 | 0 | 59 | 41 |
| Estadual | 24 | 75 | 1 | 0 | 35 | 64 | 1 | 0 | 38 | 62 | 0 | 0 | 63 | 37 | 0 | 0 | 76 | 24 | |
| Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 18 | 82 | 1 | 0 | 33 | 66 | 1 | 0 | 28 | 71 | 0 | 0 | 52 | 47 | 1 | 0 | 68 | 32 | |
| Particular | 24 | 75 | 0 | 0 | 35 | 63 | 2 | 0 | 35 | 63 | 1 | 0 | 65 | 33 | 1 | 0 | 76 | 24 | |
| PORTE | Até 50 matrículas | 11 | 89 | 0 | 0 | 22 | 78 | 0 | 0 | 20 | 78 | 2 | 0 | 37 | 62 | 0 | 0 | 51 | 49 |
| De 51 a 150 matrículas | 15 | 84 | 1 | 0 | 29 | 70 | 1 | 0 | 21 | 78 | 1 | 0 | 47 | 51 | 2 | 0 | 60 | 40 | |
| De 151 a 300 matrículas | 15 | 85 | 0 | 0 | 36 | 63 | 1 | 0 | 25 | 75 | 1 | 0 | 49 | 50 | 1 | 0 | 66 | 34 | |
| De 301 a 500 matrículas | 13 | 87 | 0 | 0 | 35 | 64 | 1 | 0 | 26 | 73 | 1 | 0 | 53 | 46 | 1 | 0 | 70 | 30 | |
| De 501 a 1.000 matrículas | 20 | 80 | 0 | 0 | 36 | 64 | 1 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 57 | 43 | 1 | 0 | 70 | 30 | |
| Mais de 1.000 matrículas | 25 | 73 | 1 | 0 | 29 | 69 | 2 | 0 | 35 | 64 | 0 | 0 | 57 | 41 | 2 | 0 | 70 | 30 | |
| ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS | Sim | 21 | 79 | 0 | 0 | 36 | 63 | 1 | 0 | 33 | 67 | 1 | 0 | 57 | 42 | 1 | 0 | 71 | 29 |
| Não | 10 | 90 | 1 | 0 | 28 | 71 | 1 | 0 | 18 | 82 | 0 | 0 | 45 | 54 | 1 | 0 | 61 | 39 | |
| Sem informação da escola | 16 | 79 | 5 | 0 | 20 | 77 | 3 | 0 | 20 | 79 | 2 | 0 | 54 | 44 | 2 | 0 | 64 | 36 | |
| ACESSO À INTERNET PELO CELULAR DE FORMA EXCLUSIVA | Sim | 16 | 84 | 0 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 18 | 80 | 2 | 0 | 40 | 59 | 1 | 0 | 57 | 43 |
| Não | 19 | 80 | 1 | 0 | 34 | 65 | 1 | 0 | 30 | 69 | 1 | 0 | 56 | 43 | 1 | 0 | 70 | 30 | |
- Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].