I6 - PROFESSORES, POR TIPO DE CONEXÃO À INTERNET UTILIZADA NO CELULAR NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS NA ESCOLA
Total de professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio
Percentual (%)
Wi-Fi da escola
3G, 4G ou 5G do telefone celular
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
TOTAL
46
26
-
-
28
26
46
-
-
28
SEXO
Feminino
47
24
-
-
30
24
47
-
-
30
Masculino
45
30
-
-
25
30
45
-
-
25
COR OU RAÇA
Branca
46
25
-
-
29
25
46
-
-
29
Preta
42
32
-
-
27
32
42
-
-
27
Parda
46
25
-
-
29
25
46
-
-
29
Amarela
67
30
-
-
4
30
67
-
-
4
Indígena
66
3
-
-
31
3
66
-
-
31
Não respondeu
84
16
-
-
0
16
84
-
-
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
55
18
-
-
27
18
55
-
-
27
De 31 a 45 anos
48
27
-
-
25
27
48
-
-
25
De 46 anos ou mais
41
26
-
-
33
26
41
-
-
33
REGIÃO
Norte
48
23
-
-
29
23
48
-
-
29
Nordeste
53
30
-
-
17
30
53
-
-
17
Sudeste
40
26
-
-
34
26
40
-
-
34
Sul
49
19
-
-
32
19
49
-
-
32
Centro-Oeste
43
28
-
-
30
28
43
-
-
30
ÁREA
Urbana
43
28
-
-
28
28
43
-
-
28
Rural
65
6
-
-
29
6
65
-
-
29
LOCALIZAÇÃO
Capital
34
40
-
-
26
40
34
-
-
26
Interior
49
22
-
-
29
22
49
-
-
29
ETAPA DE ENSINO
Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano)
48
19
-
-
33
19
48
-
-
33
Anos finais do Ensino Fundamental
47
27
-
-
26
27
47
-
-
26
Ensino Médio
42
32
-
-
26
32
42
-
-
26
ÁREA DO CONHECIMENTO
Múltiplas disciplinas
48
18
-
-
34
18
48
-
-
34
Linguagens
43
25
-
-
32
25
43
-
-
32
Matemática
43
26
-
-
31
26
43
-
-
31
Ciências da natureza
45
34
-
-
21
34
45
-
-
21
Ciências humanas e sociais
50
34
-
-
16
34
50
-
-
16
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas
44
29
-
-
27
29
44
-
-
27
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Municipal
50
23
-
-
28
23
50
-
-
28
Estadual
40
36
-
-
24
36
40
-
-
24
Públicas (Municipal, Estadual e Federal)
45
29
-
-
26
29
45
-
-
26
Particular
49
14
-
-
38
14
49
-
-
38
PORTE
Até 50 matrículas
66
1
-
-
33
1
66
-
-
33
De 51 a 150 matrículas
59
9
-
-
32
9
59
-
-
32
De 151 a 300 matrículas
61
16
-
-
23
16
61
-
-
23
De 301 a 500 matrículas
46
28
-
-
27
28
46
-
-
27
De 501 a 1.000 matrículas
34
35
-
-
31
35
34
-
-
31
Mais de 1.000 matrículas
36
34
-
-
30
34
36
-
-
30
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS
Sim
46
26
-
-
28
26
46
-
-
28
Não
50
24
-
-
26
24
50
-
-
26
Sem informação da escola
39
24
-
-
37
24
39
-
-
37
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Sim
49
26
-
-
25
26
49
-
-
25
Não
43
26
-
-
32
26
43
-
-
32
Não sabe
100
0
-
-
0
0
100
-
-
0
Não respondeu
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.