ICT in Education 2024
Professores
I9_1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Percentual (%) | Falta de apoio pedagógico aos professores | Baixa velocidade de conexão à Internet | Número insuficiente de computadores e tablets por aluno | Ausência de formação continuada para os professores sobre tecnologias digitais | Falta de equipe técnica para apoiar o uso de dispositivos e recursos educacionais digitais | Ausência de recursos educacionais digitais na escola, como programas de computador, plataformas, aplicativos ou equipamentos de multimídia e de robótica | |||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas | Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas | Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | ||
TOTAL | 20 | 31 | 37 | 12 | 0 | 0 | 49 | 28 | 16 | 5 | 2 | 0 | 54 | 17 | 22 | 8 | 0 | 0 | 41 | 36 | 18 | 5 | 0 | 0 | 47 | 29 | 19 | 5 | - | 0 | 47 | 27 | 19 | 6 | 1 | 0 | |
SEXO | Feminino | 19 | 30 | 38 | 13 | 0 | 0 | 50 | 28 | 14 | 6 | 2 | 0 | 55 | 17 | 21 | 7 | 0 | 0 | 41 | 37 | 17 | 5 | 0 | 0 | 49 | 28 | 17 | 5 | - | 0 | 47 | 28 | 19 | 6 | 1 | 0 |
Masculino | 22 | 35 | 34 | 10 | 0 | 0 | 48 | 28 | 19 | 4 | 1 | 0 | 51 | 16 | 24 | 8 | 0 | 0 | 40 | 34 | 19 | 6 | 1 | 0 | 41 | 33 | 22 | 5 | - | 0 | 46 | 26 | 21 | 6 | 1 | 0 | |
COR OU RAÇA | Branca | 16 | 28 | 39 | 17 | 0 | 0 | 43 | 33 | 16 | 8 | 1 | 0 | 46 | 17 | 29 | 8 | 0 | 0 | 29 | 38 | 23 | 9 | 0 | 0 | 37 | 33 | 21 | 8 | - | 0 | 36 | 30 | 23 | 9 | 1 | 0 |
Preta | 26 | 32 | 31 | 10 | 0 | 0 | 51 | 30 | 18 | 2 | 0 | 0 | 61 | 10 | 16 | 13 | 0 | 0 | 58 | 21 | 18 | 4 | 0 | 0 | 48 | 27 | 21 | 3 | - | 0 | 49 | 23 | 22 | 6 | 0 | 0 | |
Parda | 20 | 35 | 36 | 7 | 0 | 0 | 55 | 23 | 15 | 4 | 3 | 0 | 60 | 19 | 15 | 6 | 0 | 0 | 50 | 38 | 11 | 2 | 0 | 0 | 56 | 27 | 15 | 2 | - | 0 | 58 | 25 | 14 | 2 | 0 | 0 | |
Amarela | 22 | 48 | 27 | 3 | 0 | 0 | 76 | 8 | 13 | 3 | 0 | 0 | 60 | 6 | 34 | 0 | 0 | 0 | 37 | 45 | 19 | 0 | 0 | 0 | 61 | 18 | 21 | 0 | - | 0 | 61 | 19 | 21 | 0 | 0 | 0 | |
Indígena | 60 | 21 | 19 | 0 | 0 | 0 | 65 | 35 | 0 | 0 | 0 | 0 | 81 | 19 | 0 | 0 | 0 | 0 | 63 | 37 | 0 | 0 | 0 | 0 | 92 | 8 | 0 | 0 | - | 0 | 80 | 15 | 5 | 0 | 0 | 0 | |
Não respondeu | 69 | 0 | 31 | 0 | 0 | 0 | 85 | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 85 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 85 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 85 | 15 | 0 | 0 | - | 0 | 85 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 21 | 42 | 31 | 7 | 0 | 0 | 48 | 32 | 14 | 3 | 2 | 0 | 63 | 16 | 19 | 2 | 1 | 0 | 33 | 40 | 25 | 2 | 0 | 0 | 42 | 33 | 23 | 2 | - | 0 | 44 | 32 | 23 | 2 | 0 | 0 |
De 31 a 45 anos | 21 | 28 | 41 | 11 | 0 | 0 | 48 | 28 | 17 | 6 | 0 | 0 | 53 | 17 | 23 | 8 | 0 | 0 | 38 | 36 | 19 | 7 | 0 | 0 | 45 | 27 | 21 | 6 | - | 0 | 47 | 24 | 22 | 7 | 0 | 0 | |
De 46 anos ou mais | 18 | 31 | 35 | 15 | 0 | 0 | 50 | 27 | 14 | 5 | 3 | 0 | 52 | 17 | 22 | 9 | 0 | 0 | 47 | 34 | 14 | 5 | 0 | 0 | 50 | 30 | 14 | 5 | - | 0 | 48 | 29 | 16 | 6 | 1 | 0 | |
REGIÃO | Norte | 44 | 31 | 21 | 4 | 0 | 1 | 69 | 24 | 5 | 1 | 0 | 0 | 76 | 15 | 6 | 2 | 0 | 0 | 66 | 25 | 9 | 0 | 0 | 0 | 66 | 21 | 12 | 1 | - | 0 | 71 | 21 | 7 | 1 | 0 | 0 |
Nordeste | 26 | 37 | 36 | 0 | 0 | 0 | 59 | 28 | 13 | 0 | 0 | 0 | 72 | 13 | 11 | 3 | 0 | 0 | 51 | 34 | 15 | 1 | 0 | 0 | 59 | 28 | 13 | 0 | - | 0 | 63 | 27 | 10 | 0 | 0 | 0 | |
Sudeste | 12 | 29 | 33 | 25 | 0 | 0 | 40 | 28 | 16 | 11 | 4 | 0 | 43 | 20 | 22 | 15 | 0 | 0 | 38 | 33 | 17 | 12 | 0 | 0 | 40 | 29 | 20 | 11 | - | 0 | 41 | 25 | 20 | 13 | 1 | 0 | |
Sul | 16 | 31 | 49 | 4 | 0 | 0 | 40 | 36 | 23 | 1 | 0 | 0 | 39 | 17 | 43 | 1 | 0 | 0 | 26 | 51 | 22 | 1 | 0 | 0 | 35 | 40 | 24 | 1 | - | 0 | 25 | 36 | 35 | 1 | 3 | 0 | |
Centro-Oeste | 15 | 24 | 49 | 12 | 0 | 0 | 55 | 20 | 18 | 6 | 0 | 0 | 52 | 12 | 30 | 6 | 0 | 0 | 29 | 38 | 29 | 3 | 0 | 0 | 46 | 23 | 25 | 6 | - | 0 | 40 | 29 | 26 | 5 | 0 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 17 | 30 | 39 | 14 | 0 | 0 | 47 | 28 | 17 | 6 | 2 | 0 | 50 | 17 | 24 | 8 | 0 | 0 | 37 | 37 | 19 | 6 | 0 | 0 | 44 | 30 | 20 | 6 | - | 0 | 43 | 28 | 21 | 7 | 1 | 0 |
Rural | 36 | 40 | 22 | 1 | 0 | 1 | 65 | 29 | 6 | 0 | 0 | 0 | 76 | 14 | 8 | 3 | 0 | 0 | 66 | 27 | 7 | 1 | 0 | 0 | 67 | 25 | 6 | 1 | - | 0 | 73 | 20 | 6 | 1 | 0 | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 14 | 32 | 40 | 12 | 0 | 1 | 56 | 25 | 14 | 5 | 0 | 0 | 55 | 15 | 24 | 6 | 0 | 0 | 37 | 40 | 18 | 4 | 1 | 0 | 47 | 26 | 20 | 6 | - | 0 | 41 | 30 | 21 | 6 | 2 | 0 |
Interior | 21 | 31 | 36 | 12 | 0 | 0 | 47 | 29 | 16 | 6 | 2 | 0 | 53 | 17 | 21 | 8 | 0 | 0 | 42 | 35 | 17 | 6 | 0 | 0 | 47 | 30 | 18 | 5 | - | 0 | 48 | 26 | 19 | 6 | 1 | 0 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 19 | 33 | 36 | 11 | 0 | 0 | 43 | 29 | 21 | 7 | 0 | 0 | 61 | 14 | 20 | 6 | 0 | 0 | 45 | 35 | 17 | 3 | 0 | 0 | 53 | 26 | 18 | 3 | - | 0 | 52 | 26 | 19 | 3 | 0 | 0 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 24 | 30 | 35 | 11 | 0 | 0 | 53 | 32 | 9 | 5 | 1 | 0 | 55 | 16 | 20 | 9 | 0 | 0 | 44 | 35 | 17 | 3 | 0 | 0 | 45 | 32 | 18 | 5 | - | 0 | 46 | 28 | 20 | 6 | 0 | 0 | |
Ensino Médio | 14 | 30 | 40 | 15 | 0 | 1 | 51 | 22 | 17 | 5 | 5 | 0 | 43 | 22 | 27 | 9 | 0 | 0 | 31 | 38 | 18 | 12 | 1 | 0 | 41 | 30 | 21 | 8 | - | 0 | 42 | 27 | 20 | 10 | 2 | 0 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 20 | 30 | 37 | 12 | 0 | 0 | 43 | 28 | 21 | 7 | 0 | 0 | 60 | 14 | 20 | 6 | 0 | 0 | 45 | 34 | 17 | 3 | 0 | 0 | 52 | 27 | 18 | 3 | - | 0 | 52 | 26 | 19 | 3 | 0 | 0 |
Linguagens | 21 | 36 | 34 | 9 | 0 | 0 | 46 | 34 | 11 | 3 | 5 | 0 | 57 | 20 | 18 | 5 | 0 | 0 | 44 | 35 | 14 | 7 | 0 | 0 | 54 | 25 | 13 | 7 | - | 0 | 49 | 27 | 15 | 7 | 2 | 0 | |
Matemática | 25 | 16 | 39 | 19 | 0 | 0 | 51 | 33 | 10 | 6 | 0 | 0 | 37 | 17 | 30 | 16 | 0 | 0 | 33 | 31 | 29 | 7 | 0 | 0 | 28 | 40 | 26 | 6 | - | 0 | 33 | 32 | 30 | 4 | 1 | 0 | |
Ciências da natureza | 20 | 28 | 34 | 18 | 0 | 0 | 53 | 27 | 5 | 12 | 3 | 0 | 52 | 11 | 21 | 16 | 0 | 0 | 30 | 38 | 19 | 13 | 0 | 0 | 34 | 36 | 19 | 11 | - | 0 | 45 | 29 | 15 | 12 | 0 | 0 | |
Ciências humanas e sociais | 20 | 34 | 38 | 8 | 0 | 0 | 57 | 16 | 25 | 3 | 0 | 0 | 51 | 19 | 27 | 3 | 0 | 0 | 44 | 42 | 13 | 0 | 1 | 0 | 48 | 33 | 15 | 4 | - | 0 | 47 | 29 | 20 | 4 | 1 | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 11 | 33 | 42 | 13 | 0 | 0 | 56 | 30 | 13 | 1 | 0 | 0 | 47 | 21 | 24 | 7 | 0 | 0 | 35 | 36 | 22 | 7 | 0 | 0 | 42 | 27 | 29 | 2 | - | 0 | 42 | 23 | 24 | 11 | 1 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 27 | 35 | 31 | 8 | 0 | 0 | 56 | 29 | 11 | 4 | 0 | 0 | 68 | 13 | 14 | 5 | 0 | 0 | 56 | 30 | 11 | 3 | 0 | 0 | 61 | 25 | 11 | 3 | - | 0 | 62 | 22 | 12 | 3 | 0 | 0 |
Estadual | 19 | 29 | 37 | 15 | 0 | 0 | 57 | 28 | 9 | 2 | 3 | 0 | 47 | 21 | 25 | 7 | 0 | 0 | 37 | 41 | 16 | 6 | 0 | 0 | 44 | 34 | 18 | 4 | - | 0 | 45 | 31 | 17 | 6 | 2 | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 23 | 32 | 34 | 11 | 0 | 0 | 56 | 29 | 10 | 3 | 2 | 0 | 57 | 17 | 20 | 6 | 0 | 0 | 46 | 35 | 14 | 4 | 0 | 0 | 53 | 29 | 15 | 3 | - | 0 | 53 | 27 | 15 | 4 | 1 | 0 | |
Particular | 9 | 28 | 48 | 16 | 0 | 0 | 24 | 27 | 34 | 13 | 1 | 0 | 40 | 15 | 30 | 15 | 0 | 0 | 22 | 37 | 32 | 9 | 0 | 0 | 27 | 29 | 32 | 13 | - | 0 | 25 | 28 | 35 | 12 | 0 | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 36 | 44 | 19 | 1 | 0 | 0 | 58 | 30 | 11 | 1 | 0 | 0 | 74 | 16 | 10 | 0 | 0 | 0 | 65 | 24 | 12 | 0 | 0 | 0 | 72 | 18 | 9 | 0 | - | 0 | 70 | 20 | 9 | 0 | 0 | 0 |
De 51 a 150 matrículas | 20 | 33 | 33 | 13 | 0 | 0 | 35 | 32 | 16 | 13 | 3 | 0 | 61 | 11 | 15 | 13 | 0 | 0 | 37 | 38 | 19 | 6 | 0 | 0 | 47 | 33 | 15 | 6 | - | 0 | 54 | 26 | 15 | 4 | 0 | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 19 | 28 | 48 | 5 | 0 | 0 | 48 | 32 | 16 | 4 | 0 | 0 | 52 | 17 | 26 | 6 | 0 | 0 | 42 | 31 | 25 | 2 | 0 | 0 | 47 | 30 | 22 | 1 | - | 0 | 51 | 25 | 24 | 0 | 0 | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 23 | 31 | 32 | 13 | 0 | 0 | 56 | 20 | 13 | 6 | 5 | 0 | 51 | 20 | 21 | 8 | 0 | 0 | 42 | 36 | 14 | 8 | 0 | 0 | 53 | 24 | 16 | 8 | - | 0 | 49 | 28 | 16 | 8 | 0 | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 17 | 31 | 36 | 15 | 0 | 0 | 46 | 31 | 20 | 3 | 0 | 0 | 56 | 15 | 22 | 6 | 0 | 0 | 42 | 35 | 15 | 7 | 1 | 0 | 42 | 31 | 21 | 5 | - | 0 | 44 | 27 | 18 | 10 | 1 | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 14 | 29 | 40 | 17 | 0 | 0 | 52 | 29 | 12 | 6 | 0 | 0 | 44 | 19 | 27 | 9 | 0 | 0 | 31 | 44 | 19 | 6 | 0 | 0 | 39 | 36 | 19 | 7 | - | 0 | 32 | 30 | 28 | 7 | 3 | 0 | |
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS | Sim | 17 | 30 | 39 | 14 | 0 | 0 | 47 | 28 | 18 | 6 | 2 | 0 | 47 | 18 | 26 | 8 | 0 | 0 | 37 | 37 | 19 | 6 | 0 | 0 | 43 | 31 | 20 | 5 | - | 0 | 42 | 29 | 22 | 7 | 1 | 0 |
Não | 32 | 39 | 27 | 3 | 0 | 0 | 63 | 28 | 9 | 1 | 0 | 0 | 82 | 7 | 6 | 4 | 0 | 0 | 56 | 31 | 12 | 1 | 1 | 0 | 67 | 21 | 10 | 1 | - | 0 | 72 | 18 | 8 | 1 | 1 | 0 | |
Sem informação da escola | 18 | 25 | 41 | 14 | 0 | 1 | 40 | 35 | 12 | 14 | 0 | 0 | 50 | 27 | 11 | 12 | 0 | 0 | 43 | 30 | 13 | 13 | 0 | 0 | 39 | 29 | 19 | 13 | - | 0 | 34 | 34 | 18 | 14 | 0 | 0 | |
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO | Sim | 17 | 29 | 39 | 14 | 0 | 0 | 49 | 27 | 18 | 6 | 0 | 0 | 50 | 15 | 26 | 8 | 0 | 0 | 36 | 36 | 21 | 7 | 0 | 0 | 43 | 30 | 21 | 6 | - | 0 | 43 | 26 | 22 | 8 | 1 | 0 |
Não | 22 | 34 | 34 | 10 | 0 | 0 | 49 | 30 | 13 | 5 | 3 | 0 | 57 | 18 | 17 | 7 | 0 | 0 | 47 | 36 | 13 | 3 | 0 | 0 | 51 | 29 | 16 | 4 | - | 0 | 51 | 28 | 16 | 4 | 0 | 0 | |
Não sabe | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | - | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
Não respondeu | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].