H10 - EMPRESAS QUE UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO DE APLICAÇÃO
Total de empresas que utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Marketing ou vendas
Processos de produção
Organização de processos de administração de negócios
Gestão de empresas
Logística
Segurança digital
Gestão de recursos humanos ou recrutamento
TOTAL
41
29
38
39
33
47
32
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
43
31
37
40
34
47
31
De 50 a 249 pessoas ocupadas
35
23
40
37
29
44
31
De 250 pessoas ocupadas ou mais
36
23
39
34
38
54
43
REGIÃO
Norte
41
24
42
49
35
37
36
Nordeste
38
28
41
45
29
51
26
Sudeste
40
31
36
34
34
45
33
Sul
46
27
37
43
38
56
33
Centro-Oeste
38
30
42
48
26
42
34
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
40
39
32
29
26
35
21
Construção
38
33
38
32
19
43
38
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
45
34
39
46
46
57
40
Transporte, armazenagem e correio
34
27
43
41
68
46
36
Alojamento e alimentação
53
33
35
46
35
49
34
Informação e comunicação
47
17
31
33
18
46
30
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
33
18
40
40
17
42
27
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
43
13
43
39
23
61
24
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras – TIC Empresas 2021.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.