H13 - EMPRESAS QUE NÃO UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO DE OBSTÁCULO
Total de empresas que não utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Porque os custos parecem ser muito altos
Por falta de pessoas capacitadas na empresa para usar essas tecnologias
Por incompatibilidade com equipamentos, software ou sistemas existentes na empresa
Por dificuldades de disponibilidade ou qualidade dos dados necessários para o uso dessas tecnologias
Por preocupações com relação à violação da proteção de dados e privacidade
Por falta de clareza sobre as consequências legais do uso dessas tecnologias, como em casos de danos causados pelo uso de Inteligência Artificial
Por considerações éticas
Porque as tecnologias de Inteligência Artificial não são úteis para a empresa
Por falta de conhecimento sobre tecnologias de Inteligência Artificial adequadas para as atividades da empresa
TOTAL
16
14
19
14
11
9
7
18
16
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
14
13
17
13
10
9
6
17
14
De 50 a 249 pessoas ocupadas
28
27
35
25
18
17
13
32
29
De 250 pessoas ocupadas ou mais
39
34
47
29
24
17
15
40
38
REGIÃO
Norte
21
20
23
21
13
14
11
21
21
Nordeste
16
15
22
16
13
12
8
19
19
Sudeste
16
13
18
12
10
9
7
18
14
Sul
15
15
18
15
10
8
5
18
15
Centro-Oeste
19
17
23
16
13
11
8
19
18
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
16
15
19
11
8
9
5
13
14
Construção
11
10
11
9
5
6
3
13
13
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
16
15
21
17
13
10
7
20
17
Transporte, armazenagem e correio
18
14
20
12
11
10
7
24
18
Alojamento e alimentação
11
10
13
11
8
8
7
14
12
Informação e comunicação
30
30
36
25
16
11
8
41
31
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
17
16
20
13
15
12
10
22
17
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
18
13
20
13
9
8
7
23
14
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras – TIC Empresas 2021.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.