Vigilância, segurança ou tarefas de inspeção, como o uso de drones, etiquetas de identificação de radiofrequência, etc.
Transporte de pessoas ou mercadorias, como o uso de veículo guiado automaticamente, etc.
Limpeza ou tarefas de eliminação de resíduos
Sistemas de gerenciamento de estoque, como paletização e manuseio de mercadorias
Trabalhos de montagem
Tarefas de balconista de loja robótico
Trabalhos de construção ou reparos
TOTAL
45
27
25
41
29
3
15
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
45
35
21
36
29
1
11
De 50 a 249 pessoas ocupadas
38
8
31
54
28
5
24
De 250 pessoas ocupadas ou mais
55
5
43
52
36
16
23
REGIÃO
Norte
27
33
40
50
56
0
52
Nordeste
65
62
67
12
9
4
4
Sudeste
60
42
22
58
51
4
21
Sul
20
2
19
30
8
2
10
Centro-Oeste
35
2
17
19
2
0
0
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
40
0
28
52
31
4
28
Construção
26
0
20
51
33
0
31
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
56
41
13
54
44
3
6
Transporte, armazenagem e correio
29
7
17
55
17
0
14
Alojamento e alimentação
74
100
74
26
26
0
26
Informação e comunicação
36
26
15
19
6
19
19
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
26
10
24
5
10
2
5
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
67
33
51
16
0
0
18
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras – TIC Empresas 2021.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.