H9A - EMPRESAS QUE UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO
Total de empresas que utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Mineração de texto e análise da linguagem escrita
Reconhecimento de fala, que converte a linguagem falada em formato legível para máquinas
Geração de linguagem natural (GLN) para linguagem escrita ou falada
Reconhecimento e processamento de imagens, que identificam objetos ou pessoas
Machine learning, como deep learning, para predição e análise de dados
Automatização de processos de fluxos de trabalho
Movimentação física de máquinas por meio de decisões autônomas, como robôs, veículos e drones autônomos
TOTAL
20
13
15
33
19
73
10
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
22
14
17
34
19
72
11
De 50 a 249 pessoas ocupadas
10
10
8
25
22
80
6
De 250 pessoas ocupadas ou mais
14
10
13
38
20
76
11
REGIÃO
Norte
15
14
11
30
21
64
4
Nordeste
13
11
12
30
15
75
13
Sudeste
21
12
16
36
17
76
11
Sul
20
11
17
25
28
74
7
Centro-Oeste
24
22
12
38
20
57
12
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
10
4
5
28
10
79
9
Construção
18
15
12
37
15
61
17
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
29
19
22
37
25
74
12
Transporte, armazenagem e correio
15
16
19
35
26
71
10
Alojamento e alimentação
29
9
0
32
17
63
21
Informação e comunicação
19
20
17
21
32
76
6
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
13
8
16
33
15
76
7
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
18
10
6
40
15
63
4
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras – TIC Empresas 2021.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.