H13 - EMPRESAS QUE NÃO UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO DE OBSTÁCULO
Total de empresas que não utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Porque os custos parecem ser muito altos
Por falta de pessoas capacitadas na empresa para usar essas tecnologias
Por incompatibilidade com equipamentos, software ou sistemas existentes na empresa
Por dificuldades de disponibilidade ou qualidade dos dados necessários para o uso dessas tecnologias
Por preocupações com relação à violação da proteção de dados e privacidade
Por falta de clareza sobre as consequências legais do uso dessas tecnologias, como em casos de danos causados pelo uso de Inteligência Artificial
Por considerações éticas
Porque as tecnologias de Inteligência Artificial não são úteis para a empresa
Por falta de conhecimento sobre tecnologias de Inteligência Artificial adequadas para as atividades da empresa
TOTAL
17
17
19
16
12
12
9
17
18
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
15
15
17
14
11
11
8
15
16
De 50 a 249 pessoas ocupadas
29
30
37
25
22
22
19
26
32
De 250 pessoas ocupadas ou mais
39
40
45
31
25
21
16
33
40
REGIÃO
Norte
15
19
17
13
11
13
8
16
18
Nordeste
21
19
20
19
14
16
9
16
20
Sudeste
16
17
19
15
12
11
9
18
17
Sul
15
14
19
13
11
11
7
13
15
Centro-Oeste
19
19
19
18
14
17
14
18
20
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
18
17
20
14
10
11
8
12
17
Construção
7
10
9
8
6
7
6
10
11
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
18
19
22
19
13
14
10
19
20
Transporte, armazenagem e correio
15
17
22
15
12
10
9
19
17
Alojamento e alimentação
15
16
14
14
12
13
12
14
14
Informação e comunicação
24
27
29
23
23
24
18
32
34
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
16
15
19
14
13
12
8
18
17
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
9
12
18
10
12
7
8
17
15
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.