Ir para o conteúdo

Cetic.br, CPF Sesc e PUC-SP realizam curso on-line sobre literacia de dados


06 AGO 2020



Aulas ocorrerão uma vez por semana, durante o mês de agosto


A produção, a análise e o uso de dados estatísticos são fundamentais para a criação e a circulação de conhecimento e para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem os diversos setores da sociedade. Para aprofundar o tema, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF-Sesc) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) realizarão, em agosto, o curso on-line e gratuito ‘Literacia de dados no mundo hiperconectado’, parte do ciclo “A vida nos números”. 

As aulas acontecerão nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, e já não há mais vagas disponíveis. O programa será conduzido por renomados especialistas no assunto: a pesquisadora Maria Helena de Sousa, Doutora em Educação pela PUC/SP, e Pedro Nascimento, Doutor em Estatística pela University of Southampton.

O curso apresentará conceitos básicos de estatística a partir de exemplos práticos, com o objetivo de auxiliar os participantes na leitura e compreensão dos dados. Serão abordados, durante as aulas, os modelos utilizados para analisar e comparar cenários, as diferenças entre probabilidade e possibilidade, os processos de investigação e geração de conhecimento, a importância dos dados para a leitura da realidade, além das formas de visualização e disseminação de dados estatísticos que servem como base para a proposição de políticas públicas, entre muitos outros assuntos.

Curso On-line “Literacia de dados no mundo hiperconectado”
Datas das aulas: 

  • 10/08 – “Projeções” não são “Previsões”
  • 17/08 – Probabilidades e Possibilidades
  • 24/08 – Literacia de dados informacional
  • 31/08 – Visualização, disseminação e interpretação de dados

Mais informações em
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/literacia-de-dados-no-mundo-hiperconectado.