Ir para o conteúdo

CETIC.br lança publicações sobre o uso das tecnologias em domicílios, empresas e escolas


03 OUT 2013



Governo Eletrônico - 03/10/2013 - [ gif ]
Assunto: Indicadores Cetic.br

Evento reuniu especialistas e pesquisadores em São Paulo

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) lançou na noite desta terça-feira (01), os livros das pesquisas TIC Domicílios e Empresas 2012 e TIC Educação 2012. Os estudos mapeiam avanços e barreiras existentes para o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos domicílios, nas corporações e nas escolas públicas e privadas do Brasil. Além de apresentar os resultados dos estudos, os livros contam com artigos de renomados especialistas convidados.

A pesquisa TIC Domicílios pesquisou aproximadamente 17 mil residências e constatou que 40% possuem acesso à Internet. Já a TIC Empresas apurou o uso de computadores e da Internet em aproximadamente seis mil companhias com 10 ou mais pessoas ocupadas e revelou que 97% delas possuem o acesso à rede.

O levantamento da pesquisa TIC Educação foi realizado em 856 escolas públicas e privadas, selecionadas a partir do Censo Escolar do MEC/INEP 2011. Segundo o estudo, apenas 7% das escolas públicas possui computador instalado nas salas de aula, principal local do ensino-aprendizagem. Além disso, a velocidade de conexão à Internet se concentra na faixa de 1 a 2 Megabits por segundo, sendo esta uma das limitações mais citadas pelos educadores no uso das TIC com os alunos, uma vez que a baixa velocidade de conexão restringe as possibilidades de uso, como o acesso a aplicativos de vídeos, áudio entre outras atividades.

O evento de lançamento das publicações foi aberto pelo diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko. “O CETIC.br está alinhado aos padrões de pesquisa que permitem a comparabilidade internacional. Assim, as políticas públicas do Brasil são fortalecidas”, disse o diretor-presidente da entidade. O gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa, apresentou dados consolidados das pesquisas e ressaltou a importância das análises para a implementação e avaliação de programas governamentais. “As ações de inclusão de computadores e da Internet nas escolas brasileiras existem há mais de uma década. O uso nos domicílios está se expandindo, enquanto o setor empresarial tem acesso praticamente universal à Internet”, disse o porta-voz.

O evento contou com uma palestra sobre “As tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento e inovação social”, ministrada pela Dra. Nancy Hafkin, pesquisadora norte-americana e ativista na promoção das TIC. Em sua conferência, Hafkin destacou os impactos sociais das novas tecnologias, enfocando as questões de gênero, objeto de sua pesquisa acadêmica. “As TIC podem empoderar as mulheres, resultando em maior igualdade de gênero. Mulheres sofrem de isolamento social e pouco acesso ao conhecimento. Isso é tido como uma atividade masculina”, afirmou Nancy Hafkin. Trabalhando pelo Women in Global Science & Technology (WISAT), a ativista apurou o uso de tecnologias colaborativas nas denúncias de violência no Quênia, durante as eleições de 2007.

Após a palestra, a Dra. Nancy Hafkin participou de um debate com a Dr.ª Regina de Assis, consultora em Mídia e Educação, e com o conselheiro do CGI.br, Carlos Alberto Afonso. O debate foi moderado por Guilherme Canela, assessor do Escritório Regional de Ciência da UNESCO para América Latina e Caribe. Os participantes discutiram as diferentes pesquisas do CETIC.br, além das oportunidades e desafios na democratização das tecnologias no Brasil. “As pesquisas servem para acompanhar de perto o crescimento da Internet no Brasil e são fundamentais para a tomada de decisões”, afirmou Carlos Afonso.

Para ter acesso aos dados das pesquisas na íntegra, acesse o site http://www.cetic.br.

Sobre o CETIC.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.