Ir para o conteúdo

TIC Domicílios indica que 31% da população brasileira usa Internet pelo telefone celular


26 JUN 2014



Pesquisa realizada pelo CETIC.br aponta que o uso da Internet pelo celular mais do que dobrou nos últimos dois anos

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (CETIC.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), apresenta os resultados da nona edição da pesquisa TIC Domicílios. O estudo foi realizado em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Entre os destaques, observa-se o crescimento da proporção de usuários de Internet pelo celular, além do maior acesso a equipamentos portáteis, como notebooks e tablets.

Celulares cada vez mais presentes
A pesquisa aponta que, em 2013, 85% das pessoas com 10 anos de idade ou mais usavam telefone celular, totalizando 143 milhões de brasileiros. Nas classes D e E esta proporção é de 69% e na área rural é de 73%.

O uso da Internet no celular destacou-se em 2013: 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a rede pelo aparelho, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.

A TIC Domicílios 2013 aprofundou o estudo das atividades realizadas no telefone celular e constatou que 30% dos usuários de telefone celular acessaram redes sociais; 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos; 25% acessaram e-mails; e 23% baixaram aplicativos.

Cresce a presença de tablets e notebooks nos domicílios
A TIC Domicílios 2013 constatou que 49% dos domicílios têm computador, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2012. Em números absolutos, existem 30,6 milhões de domicílios com computador.

Em relação ao tipo de computador, cresceu a presença dos portáteis (laptops e notebooks), alcançando 57% dos domicílios com computador. Em 2012, essa proporção era de 50%. O que também aumentou foi a presença de tablets, que estão presentes em 12% dos domicílios com computador, representando uma proporção superior à registrada em 2012, que era de 4%.

Desigualdades no acesso domiciliar à Internet
A proporção total de domicílios com acesso à Internet em 2013 é de 43%, correspondendo a 27,2 milhões em números absolutos. As desigualdades por classe social e área persistem: na classe A, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 98%; na classe B, 80%; na classe C, 39%; e nas classes D e E, 8%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 48%, enquanto nas áreas rurais é de 15%.

Mais de metade da população é usuária de Internet
“Pela primeira vez na série histórica da pesquisa TIC Domicílios, a parcela da população que é usuária de Internet ultrapassa 50%”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Barbosa se refere à proporção de indivíduos que utilizaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa, dentre a população com 10 anos de idade ou mais, que totaliza 51% (número correspondente a 85,9 milhões de brasileiros).

Entre as faixas etárias mais jovens, a proporção dos usuários é maior: de 10 a 15 anos (75%), de 16 a 24 (77%) e de 25 a 34 (66%). Entre as pessoas de 35 a 44 anos de idade, 47% são usuárias de Internet, enquanto que apenas 33% das pessoas entre 45 e 49 anos e 11% daquelas com mais de 60 anos acessam a rede. Em números absolutos, há mais de 45 milhões de pessoas de 45 anos ou mais que não usam Internet.

Desafios para a massificação do acesso à Internet
A pesquisa registrou que 24,2 milhões de domicílios com renda familiar de até dois salários mínimos ainda estão desprovidos de acesso à Internet. “Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à Internet. Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional”, afirma Barbosa.

Entre as análises regionais de destaque, a pesquisa identificou que a região Sudeste, que tem a maior proporção de domicílios com acesso à Internet, também é a região com o maior número de domicílios desconectados: 13,3 milhões. Nas áreas rurais, existem 7,5 milhões de domicílios sem acesso à Internet. Para Barbosa, “as políticas públicas devem estar atentas a esses números, pois uma grande parcela da população está desprovida do acesso à Internet”.

Para acessar a TIC Domicílios 2013 na íntegra, assim como as pesquisas dos anos anteriores, visite http://cetic.br/. Além disso, confira o vídeo do hangout- sessão online com videoconferência e mensagens instantâneas – que divulga os destaques da pesquisa:

 

Sobre o CETIC.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br-(11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – 
caroline@nic.br 
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – 
everton@nic.br
Claudia Hercog – Assistente de Comunicação – claudia@nic.br 
Flickr: 
http://www.flickr.com/NICbr/ 
Twitter: 
http://www.twitter.com/comuNICbr/  
YouTube: 
http://www.youtube.com/nicbrvideos