Ir para o conteúdo

Workshop na Costa Rica discute avaliação de políticas públicas voltadas para TIC


14 NOV 2014



A cidade de San José, na Costa Rica, recebeu entre os dias 04 e 05 de novembro de 2014 a segunda edição do ‘Taller Cepal-Cetic.br de Metodologías de Encuestas TIC’ (Workshop Cepal-Cetic.br de Metodologias de Pesquisa TIC, em português). O evento, organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica (MICITT), contou com a participação de representantes de agências governamentais, ministérios e institutos nacionais de estatística de 10 países da região.

José Luis Cervera, consultor estatístico especializado em indicadores de desenvolvimento e ciência e tecnologia, ministrou duas seções do curso. A primeira sobre o papel da estatística para a avaliação de impacto de políticas públicas voltadas para as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a segunda debateu questões ligadas à coordenação regional e internacional necessárias à produção de dados comparáveis.


Participantes do II Taller de Metodologías

No segundo dia de curso, a diretora do escritório da Unesco em Quito e representante para Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela, Saadia Sánchez Vegas, ressaltou a importância da avaliação e acompanhamento de políticas públicas de TIC no que diz respeito à metodologia empregada e aos objetivos que norteiam este processo. Como complementação, Carla Valverde, gerente do departamento de análise econômica e mercados do MICITT, apresentou alguns números referentes às telecomunicações no país. Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, concluiu as atividades do dia expondo sobre a experiência de adaptação de metodologias internacionais utilizadas como referência nas coletas de dados empreendidas pelo Centro.

A cooperação com países da América Latina faz parte do escopo de atuação do Cetic.br, cuja missão é contribuir para a construção de sociedades da informação e do conhecimento inclusivas nos países da região e naqueles de línguas portuguesa na África (PALOP). A realização de workshops em metodologia de pesquisa é uma das linhas de atuação do Cetic.br, que em conjunto com a Cepal trabalha para capacitar diferentes atores para a produção de estatísticas TIC, essenciais ao monitoramento das sociedades da informação.