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Indivíduos



I5 - motivos pelos quais não procurou aprimorar suas habilidades com o computador1




I5 - MOTIVOS PELOS QUAIS NÃO PROCUROU APRIMORAR SUAS HABILIDADES COM O COMPUTADOR1
Percentual sobre o total de usuários de computador que consideram que suas habilidades com o computador são insuficientes para o mercado de trabalho2
Percentual (%) Falta de tempo Custo do curso Nenhum dos motivos anteriores, mas outro Falta de oportunidade Não sabe / Não respondeu Desconhecimento de como fazê-lo Nenhuma oferta adequada Os cursos são muito difíceis
TOTAL 34 18 16 13 13 2 2 2
REGIÕES DO PAÍS SUDESTE 33 17 17 12 16 2 1 2
NORDESTE 38 21 7 13 11 4 6 1
SUL 36 12 27 13 8 1 2 2
NORTE 35 19 8 12 13 9 2 1
CENTRO-OESTE 32 26 14 16 8 - 3 -
SEXO Masculino 36 15 16 13 12 2 3 2
Feminino 32 22 16 12 14 2 1 2
GRAU DE INSTRUÇÃO Analfabeto/ Educação infantil 16 15 22 22 18 - 2 6
Fundamental 24 20 13 13 24 2 3 2
Médio 37 20 15 13 9 3 2 2
Superior 44 12 18 10 9 3 4 1
FAIXA ETÁRIA De 10 a 15 anos 15 30 10 19 20 - 1 5
De 16 a 24 anos 31 21 10 20 12 3 2 2
De 25 a 34 anos 39 20 15 8 13 3 3 -
De 35 a 44 anos 40 11 20 11 10 2 2 4
De 45 anos ou mais 27 11 31 9 18 1 3 -
RENDA FAMILIAR Até R$380 28 33 3 6 28 - - 1
R$381-R$760 25 29 12 13 17 1 2 2
R$761-R$1140 30 16 13 19 15 2 3 2
R$1141-R$1900 43 14 17 13 8 1 1 1
R$1901 ou mais 43 11 26 8 2 4 4 3
CLASSE SOCIAL4 AB 41 14 23 11 4 3 4 1
C 33 17 15 13 15 2 2 2
DE 26 27 8 14 20 1 2 2
SITUAÇÃO DE EMPREGO Trabalhador 34 18 16 13 13 2 2 2
  • 1 Pergunta piloto. Para procurar um emprego ou trocar de emprego dentro de 1 ano.
  • 2 Base: 2.272 entrevistados que usaram o computador nos últimos três meses e que consideram que suas habilidades com o computador são insuficientes para o mercado de trabalho. Respostas múltiplas e estimuladas. Entrevistas realizadas em área urbana.
  • 3 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
  • 4 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
  • Veja a tabela de erros estatísticos aproximados para cada variável este indicador.
  • Fonte: NIC.br - set/nov 2007