H14 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS OU REALIZARAM SERVIÇOS PELA INTERNET, POR SITUAÇÕES VIVENCIADAS
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR H14 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS OU REALIZARAM SERVIÇOS PELA INTERNET, POR SITUAÇÕES VIVENCIADAS Total de usuários de Internet que compraram produtos ou serviços pela internet ou que realizaram serviços pela Internet nos últimos 12 meses
Percentual (%)
Teve problema no pagamento de produtos ou serviços pela Internet
Teve problema na entrega de algum produto ou serviço que você comprou ou contratou pela Internet
Teve problema com a qualidade do produto ou serviço que comprou ou contratou pela Internet
Fez avaliações na Internet após comprar ou contratar algum produto ou serviço pela Internet
Fez reclamações na Internet após comprar ou contratar algum produto ou serviço pela Internet
TOTAL
7
13
11
39
19
Área
Urbana
7
13
11
40
19
Rural
4
9
10
24
15
Região
Sudeste
8
14
11
41
20
Nordeste
8
13
11
35
19
Sul
5
11
9
40
17
Norte
8
14
9
30
16
Centro-Oeste
6
12
12
47
16
Sexo
Masculino
9
14
12
42
21
Feminino
6
12
9
36
17
Grau de instrução
Analfabeto / Educação infantil
3
8
5
9
33
Fundamental
5
9
6
22
10
Médio
7
13
12
37
18
Superior
9
17
13
53
26
Faixa etária
De 10 a 15 anos
4
8
4
20
6
De 16 a 24 anos
7
14
11
40
18
De 25 a 34 anos
10
16
12
44
21
De 35 a 44 anos
7
13
13
46
22
De 45 a 59 anos
6
13
9
36
21
De 60 anos ou mais
3
8
8
27
12
Renda Familiar
Até 1 SM
4
11
7
26
11
Mais de 1 SM até 2 SM
6
11
9
31
16
Mais de 2 SM até 3 SM
9
14
13
41
20
Mais de 3 SM até 5 SM
7
13
12
44
22
Mais de 5 SM até 10 SM
8
16
13
48
23
Mais de 10 SM
12
19
12
61
29
Não tem renda
10
6
6
16
11
Não sabe
8
14
9
39
15
Não respondeu
2
12
7
32
17
Classe social
A
10
15
15
58
33
B
8
16
13
46
22
C
7
11
9
36
15
DE
5
11
8
24
17
Condição de atividade
PEA
8
15
12
43
21
Não PEA
5
9
7
29
12
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2018.