Ir para o conteúdo

Professores



E3 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES POR USO DO COMPUTADOR E INTERNET NAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS




E3 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES POR USO DO COMPUTADOR E INTERNET NAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS
Percentual sobre o total de professores que costumam realizar a atividade¹
Percentual (%)Ensino aos alunos a usar computador e Internet²Projetos ou trabalhos sobre um tema⁴Pesquisa de informações em livros, revistas e/ou Internet³Produção de materiais pelos alunos⁵Realização jogos educativos⁶Elaboração de planilhas e gráficos com os alunos¹⁴Aula expositiva⁸Exercícios para prática do conteúdo exposto em aula⁹Contribuição com a comunidade por meio de projetos temáticos⁷Debates, apresentações feitas pelos alunos para toda a classe¹¹Organização de atividades em grupo e trabalho colaborativo entre os alunos¹⁰Interpretação de textos¹²Apoio individualizado a alguns estudantes para que possam alcançar o restante do grupo¹³
TOTAL 70 68 62 53 52 51 48 47 46 46 45 42 38
SEXOFeminino 68 67 61 52 52 49 45 46 47 47 46 40 39
Masculino 76 70 65 58 51 55 55 49 41 43 41 50 37
FAIXA ETÁRIAAté 30 anos 70 68 65 58 52 53 56 45 51 41 43 39 35
De 31 a 45 anos 69 66 61 49 50 49 47 46 44 49 46 42 40
De 46 anos ou mais 71 72 65 61 56 53 44 51 46 40 43 44 38
RENDA FAMILIARAté 3 SM 58 52 47 42 38 32 41 42 37 37 32 36 30
Mais de 3 até 5 SM 77 68 64 50 55 51 49 43 50 43 44 39 35
Mais de 5 SM 69 71 65 58 55 55 49 49 46 50 48 45 42
RENDA PESSOALAté 3 SM 70 64 61 49 47 50 45 44 40 39 39 39 34
Mais de 3 até 5 SM 68 69 59 50 54 48 45 44 48 47 43 39 39
Mais de 5 SM 72 72 68 64 59 58 55 54 52 58 56 50 45
REGIÃONorte 57 62 59 47 36 47 43 43 28 35 38 34 20
Centro-Oeste 61 65 63 57 46 47 50 45 40 43 48 39 34
Nordeste 53 53 48 35 36 35 32 35 23 37 30 24 17
Sudeste 74 73 65 56 59 55 48 47 55 48 48 44 44
Sul 73 69 67 61 51 53 59 58 50 53 49 55 46
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVAPública Municipal 69 68 57 54 54 50 46 44 41 40 40 36 43
Pública Estadual 68 67 59 49 49 47 45 45 47 45 43 43 35
Total — Públicas 68 67 58 50 51 48 46 45 45 44 43 41 37
Particular 74 70 75 62 55 60 53 52 48 52 51 44 43
SÉRIE4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental 67 71 63 52 54 44 46 50 42 37 43 40 44
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental 77 68 65 55 54 57 48 49 48 50 45 42 40
2º ano do Ensino Médio 65 65 59 52 48 49 48 42 47 48 45 43 32
  • ¹ Respostas estimuladas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro e dezembro de 2013.
  • ² Base 494:  professores que costumam ensinar os alunos a usar computador e Internet durante o tempo de aula.
  • ³ Base 1397:  professores que costumam realizar pesquisas de informações em livros, revistas e/ou Internet durante o tempo de aula.
  • ⁴ Base 1339:  professores que costumam realizar projetos ou trabalhos sobre um tema durante o tempo de aula.
  • ⁵ Base 1325:  professores que costumam promover a produção de materiais pelos alunos durante o tempo de aula.
  • ⁶ Base 1023:  professores que costumam realizar jogos educativos durante o tempo de aula.
  • ⁷ Base 780:  professores que costumam realizar contribuição com a comunidade por meio de projetos temáticos durante o tempo de aula.
  • ⁸ Base 1436:  professores que costumam realizar aulas expositivas durante o tempo de aula.
  • ⁹ Base 1439:  professores que costumam realizar exercícios para prática do conteúdo exposto em aula durante o tempo de aula.
  • ¹⁰ Base 1401:  professores que costumam realizar a organização de atividades em grupo e trabalho colaborativo entre os alunos durante o tempo de aula.
  • ¹¹ Base 1251:  professores que costumam realizar debates, apresentações feitas pelos alunos para toda a turma durante o tempo de aula.
  • ¹² Base 1271:  professores que costumam realizar interpretação de textos durante o tempo de aula.
  • ¹³ Base 1295:  professores que costumam realizar apoio individualizado a alguns estudantes para que possam alcançar o restante do grupo durante o tempo de aula.
  • ¹⁴ Base 932:  professores que costumam elaborar planilhas e gráficos com os alunos.
  • Fonte: NIC.br - set 2013 / dez 2013