Ir para o conteúdo

Escolas Urbanas - Professores



F2 – PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F2 – PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA

Total de professores que lecionam em escolas urbanas

Percentual (%) Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet Número insuficiente de computadores conectados à Internet Baixa velocidade de conexão à Internet Número insuficiente de computadores por aluno Equipamentos obsoletos ou ultrapassados Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu
TOTAL 58 26 13 3 0 0 36 28 32 4 0 0 68 16 12 3 0 0 63 21 12 2 1 0 72 14 10 3 0 0 65 15 16 4 1 0 41 35 22 2 0 0 35 35 27 2 0 0 53 26 19 2 0 0
SEXO Feminino 58 25 13 3 0 0 36 26 34 4 0 0 69 14 12 4 0 0 64 20 13 2 1 0 73 13 11 3 0 0 66 13 17 4 1 0 41 34 23 2 0 0 36 35 27 3 0 0 54 25 18 2 0 0
Masculino 58 28 11 2 0 0 36 34 27 3 0 0 64 22 11 2 0 0 59 27 12 2 0 0 70 18 8 3 0 0 61 23 13 3 0 0 40 39 20 1 0 0 35 35 28 2 0 0 51 29 19 1 0 0
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 43 39 16 2 0 0 29 28 42 1 0 0 57 24 18 1 0 0 57 29 14 1 0 0 69 16 14 1 0 0 49 21 30 0 0 0 34 36 31 0 0 0 25 43 32 0 0 0 38 34 27 0 0 0
De 31 a 45 anos 54 27 15 4 0 0 33 30 32 4 0 0 70 13 13 4 0 0 61 21 13 3 1 0 71 15 11 4 0 0 64 15 15 5 0 0 43 35 20 2 0 0 37 32 28 3 0 0 53 25 19 3 0 0
De 46 anos ou mais 69 19 9 2 1 0 43 24 29 4 1 0 70 18 8 4 0 0 68 19 11 2 1 0 76 13 9 3 0 0 71 13 12 3 1 0 40 34 23 1 1 0 38 36 24 2 0 0 58 25 15 1 0 0
RENDA FAMILIAR Até 3 SM 56 33 9 1 0 0 43 27 28 3 0 0 72 21 5 1 0 0 71 18 10 0 0 0 74 18 7 1 0 0 63 18 17 1 0 0 49 32 19 0 0 0 38 38 24 1 0 0 69 23 8 0 0 0
Mais de 3 até 5 SM 57 23 18 2 1 0 34 33 31 1 0 0 63 18 16 2 0 0 54 26 17 1 1 0 71 16 11 1 0 0 62 17 17 3 2 0 36 40 23 1 0 0 34 41 25 1 0 0 50 29 20 0 0 0
Mais de 5 SM 59 25 12 3 0 0 34 26 34 5 0 0 68 14 13 4 0 0 64 21 11 3 1 0 72 13 11 4 0 0 66 14 15 4 0 0 40 34 23 2 1 0 35 32 29 4 0 0 50 26 21 2 0 0
RENDA PESSOAL Até 3 SM 52 31 15 2 0 0 35 32 31 2 0 0 66 20 12 2 0 0 57 26 15 1 1 0 70 16 13 1 0 0 62 18 18 1 0 0 41 34 24 0 0 0 33 40 26 1 0 0 55 27 18 0 0 0
Mais de 3 até 5 SM 58 27 12 3 1 0 36 28 31 4 1 0 70 14 11 5 1 0 65 20 12 2 1 0 74 15 8 3 0 0 65 15 13 5 1 0 41 40 17 2 0 0 37 35 25 2 0 0 55 27 15 3 0 0
Mais de 5 SM 66 19 11 4 0 0 37 23 36 5 0 0 68 14 14 4 0 0 68 17 11 4 0 0 73 12 10 5 0 0 67 13 15 4 0 0 38 31 26 3 1 0 35 28 32 5 0 0 47 26 25 2 0 0
REGIÃO Norte 73 18 6 3 0 0 52 25 19 3 0 0 83 10 5 2 0 0 82 11 5 2 0 0 86 6 5 2 0 0 78 11 7 3 1 0 44 38 17 1 0 0 42 34 23 0 1 0 69 20 9 2 0 0
Centro-Oeste 52 24 21 1 1 0 34 28 35 3 0 0 64 17 16 2 0 0 62 22 15 1 0 0 69 13 16 1 0 0 64 13 20 2 1 0 38 39 22 1 1 0 31 39 29 1 0 0 46 32 22 0 0 0
Nordeste 55 34 10 1 0 0 40 35 24 1 0 0 73 20 6 1 0 0 63 27 8 1 1 0 74 18 6 2 0 0 65 20 13 1 0 0 38 45 16 0 0 0 34 45 21 1 0 0 62 29 9 1 0 0
Sudeste 61 20 14 4 0 0 31 24 38 6 0 0 64 13 16 6 0 0 61 19 16 4 1 0 71 12 12 4 0 0 64 12 19 5 1 0 42 26 29 3 1 0 38 26 32 5 0 0 46 24 27 3 0 0
Sul 50 32 14 2 0 0 29 26 42 4 0 0 59 21 17 2 0 0 58 23 14 3 1 0 64 18 14 3 0 0 58 20 16 5 1 0 43 35 21 1 0 0 30 36 31 2 0 1 50 28 22 0 0 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pública Municipal 67 25 6 1 0 0 43 26 27 3 0 0 79 13 6 2 0 0 67 23 8 2 1 0 80 14 4 2 0 0 72 14 11 3 0 0 39 36 22 2 1 0 41 30 27 2 0 0 62 21 15 1 0 0
Pública Estadual 68 23 6 2 1 0 40 31 27 3 0 0 76 18 4 1 0 0 74 19 6 1 0 0 83 13 3 1 0 0 75 16 6 2 1 0 48 36 14 2 0 0 37 38 22 3 0 0 56 32 11 1 0 0
Total - Públicas 67 24 6 2 0 0 42 28 27 3 0 0 78 16 5 2 0 0 70 21 7 1 1 0 82 13 4 1 0 0 74 15 9 3 0 0 43 36 18 2 1 0 39 34 24 2 0 0 59 26 13 1 0 0
Particular 20 33 40 7 0 0 11 26 55 8 0 0 28 19 41 11 0 0 33 23 37 7 1 0 33 19 38 10 0 0 28 17 46 8 1 0 29 29 39 2 0 0 20 36 40 4 0 0 29 27 41 4 0 0
DISCIPLINA Língua Portuguesa 60 26 12 2 0 0 39 27 32 2 0 0 71 17 9 3 0 0 66 22 10 2 0 0 76 13 9 2 0 0 64 20 13 2 1 0 43 37 19 2 0 0 35 36 27 2 0 0 56 30 12 1 0 0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental) 55 26 16 2 0 0 34 24 38 3 1 0 67 14 15 4 0 0 60 20 16 2 2 0 67 15 15 3 0 0 64 10 22 4 0 0 37 29 32 1 1 0 34 31 32 3 0 0 55 20 23 2 0 0
Matemática 60 25 10 4 1 0 35 33 27 5 0 0 66 18 12 4 0 0 63 22 11 3 0 0 74 15 7 4 0 0 66 16 13 4 0 0 41 39 17 2 0 0 36 37 24 3 0 0 49 29 21 2 0 0
SÉRIE 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental 54 27 17 2 0 0 34 26 36 3 1 0 67 15 15 3 0 0 59 22 16 2 1 0 68 14 14 3 0 0 62 13 21 3 0 0 37 31 30 1 1 0 34 33 30 2 0 0 57 20 21 2 0 0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental 62 25 10 2 0 0 37 29 31 3 0 0 69 17 11 2 0 0 64 23 11 3 0 0 77 13 7 3 0 0 66 18 13 3 0 0 40 38 19 2 0 0 38 34 26 2 0 0 50 30 18 1 0 0
2º ano do Ensino Médio 60 25 10 4 1 0 38 29 28 5 0 0 68 17 10 5 1 0 68 20 9 3 0 0 72 15 9 3 0 0 66 16 12 5 2 0 46 36 16 2 0 0 34 37 25 3 0 0 52 30 16 2 0 0
  • Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019