TIC Educación 2022
Professores
F2C - PROFESSORES, POR FREQUÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIGITAIS
Percentual (%) | Implementar atividades em que os alunos usem tecnologias digitais de forma criativa para resolver problemas | Planejar atividades em que os alunos têm de avaliar os benefícios e as desvantagens de soluções tecnológicas | Solicitar aos alunos que utilizem tecnologias para criar novas soluções ou produtos | Incentivar os alunos a ajudarem uns aos outros no uso de tecnologias digitais | |||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
TOTAL | 12 | 20 | 43 | 11 | 14 | 0 | - | 0 | 13 | 16 | 38 | 17 | 16 | 0 | 0 | 0 | 12 | 18 | 35 | 17 | 18 | 0 | - | 0 | 42 | 23 | 20 | 8 | 7 | - | - | 0 | |
SEXO | Feminino | 11 | 19 | 45 | 12 | 13 | 0 | - | 0 | 13 | 17 | 38 | 16 | 15 | 0 | 0 | 0 | 12 | 18 | 33 | 18 | 19 | 0 | - | 0 | 43 | 23 | 18 | 8 | 8 | - | - | 0 |
Masculino | 14 | 22 | 40 | 9 | 14 | 0 | - | 0 | 12 | 14 | 37 | 19 | 17 | 0 | 0 | 0 | 13 | 18 | 38 | 16 | 16 | 0 | - | 0 | 39 | 22 | 24 | 10 | 6 | - | - | 0 | |
COR OU RAÇA | Branca | 11 | 21 | 47 | 9 | 11 | 0 | - | 0 | 12 | 15 | 41 | 16 | 15 | 0 | 0 | 0 | 14 | 20 | 32 | 18 | 16 | 0 | - | 0 | 45 | 25 | 18 | 7 | 5 | - | - | 0 |
Preta | 16 | 14 | 46 | 11 | 12 | 0 | - | 0 | 18 | 15 | 36 | 13 | 18 | 0 | 0 | 0 | 15 | 21 | 38 | 11 | 16 | 0 | - | 0 | 53 | 11 | 14 | 9 | 12 | - | - | 0 | |
Parda | 12 | 21 | 37 | 13 | 17 | 0 | - | 0 | 13 | 17 | 34 | 19 | 16 | 0 | 0 | 0 | 10 | 15 | 38 | 17 | 21 | 0 | - | 0 | 35 | 23 | 23 | 10 | 9 | - | - | 0 | |
Amarela | 0 | 20 | 64 | 10 | 5 | 0 | - | 0 | 3 | 23 | 41 | 25 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 19 | 39 | 10 | 33 | 0 | - | 0 | 30 | 0 | 57 | 10 | 4 | - | - | 0 | |
Indígena | 18 | 22 | 39 | 4 | 14 | 0 | - | 4 | 26 | 12 | 15 | 23 | 20 | 0 | 0 | 4 | 17 | 4 | 31 | 20 | 24 | 0 | - | 4 | 29 | 3 | 31 | 22 | 12 | - | - | 4 | |
Não respondeu | 15 | 0 | 85 | 0 | 0 | 0 | - | 0 | 0 | 0 | 85 | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 15 | 0 | 85 | 0 | 0 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | - | - | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 15 | 19 | 48 | 9 | 9 | 0 | - | 0 | 12 | 13 | 48 | 14 | 13 | 0 | 0 | 0 | 11 | 14 | 40 | 18 | 16 | 0 | - | 0 | 39 | 20 | 25 | 11 | 5 | - | - | 0 |
De 31 a 45 anos | 13 | 23 | 39 | 13 | 12 | 0 | - | 0 | 13 | 17 | 37 | 18 | 16 | 0 | 0 | 0 | 12 | 22 | 30 | 19 | 18 | 0 | - | 0 | 47 | 18 | 18 | 8 | 8 | - | - | 0 | |
De 46 anos ou mais | 9 | 17 | 46 | 9 | 18 | 0 | - | 0 | 13 | 16 | 36 | 18 | 17 | 0 | 0 | 0 | 12 | 15 | 40 | 14 | 20 | 0 | - | 0 | 35 | 30 | 21 | 7 | 8 | - | - | 0 | |
REGIÃO | Norte | 8 | 18 | 42 | 9 | 23 | 0 | - | 0 | 11 | 11 | 39 | 17 | 22 | 0 | 0 | 0 | 8 | 14 | 32 | 15 | 31 | 0 | - | 0 | 35 | 11 | 24 | 17 | 13 | - | - | 0 |
Nordeste | 12 | 19 | 41 | 14 | 14 | 0 | - | 0 | 13 | 19 | 36 | 17 | 14 | 0 | 1 | 0 | 14 | 16 | 34 | 18 | 18 | 0 | - | 0 | 44 | 18 | 19 | 10 | 9 | - | - | 0 | |
Sudeste | 11 | 19 | 43 | 12 | 15 | 0 | - | 0 | 12 | 16 | 41 | 15 | 16 | 0 | 0 | 0 | 9 | 22 | 34 | 19 | 15 | 0 | - | 0 | 41 | 27 | 17 | 7 | 7 | - | - | 0 | |
Sul | 13 | 27 | 46 | 6 | 8 | 0 | - | 0 | 13 | 17 | 37 | 17 | 17 | 0 | 0 | 0 | 14 | 19 | 32 | 16 | 19 | 0 | - | 0 | 44 | 27 | 21 | 4 | 3 | - | - | 0 | |
Centro-Oeste | 16 | 16 | 47 | 12 | 9 | 0 | - | 0 | 18 | 14 | 29 | 28 | 12 | 0 | 0 | 0 | 21 | 7 | 48 | 11 | 12 | 0 | - | 0 | 36 | 15 | 35 | 8 | 6 | - | - | 0 | |
ÁREA | Urbana | 12 | 21 | 44 | 10 | 12 | 0 | - | 0 | 13 | 18 | 39 | 15 | 15 | 0 | 0 | 0 | 12 | 20 | 35 | 16 | 17 | 0 | - | 0 | 43 | 24 | 19 | 8 | 7 | - | - | 0 |
Rural | 10 | 16 | 36 | 16 | 22 | 0 | - | 0 | 13 | 6 | 29 | 33 | 19 | 0 | 0 | 0 | 10 | 7 | 36 | 21 | 26 | 0 | - | 0 | 30 | 17 | 29 | 11 | 13 | - | - | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 12 | 26 | 39 | 10 | 13 | 0 | - | 0 | 9 | 27 | 29 | 16 | 18 | 0 | 0 | 0 | 12 | 15 | 41 | 13 | 18 | 0 | - | 0 | 41 | 29 | 18 | 7 | 5 | - | - | 0 |
Interior | 12 | 19 | 44 | 11 | 14 | 0 | - | 0 | 14 | 13 | 40 | 17 | 15 | 0 | 0 | 0 | 12 | 19 | 33 | 18 | 18 | 0 | - | 0 | 42 | 21 | 21 | 9 | 8 | - | - | 0 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 7 | 23 | 31 | 19 | 20 | 0 | - | 0 | 6 | 20 | 36 | 16 | 22 | 0 | 0 | 0 | 5 | 12 | 34 | 22 | 28 | 0 | - | 0 | 32 | 22 | 19 | 12 | 15 | - | - | 0 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 10 | 17 | 46 | 10 | 16 | 0 | - | 0 | 13 | 15 | 33 | 21 | 17 | 0 | 0 | 0 | 11 | 17 | 33 | 18 | 20 | 0 | - | 0 | 40 | 20 | 23 | 10 | 8 | - | - | 0 | |
Ensino Médio | 17 | 23 | 47 | 7 | 5 | 0 | - | 0 | 16 | 15 | 46 | 13 | 10 | 0 | 0 | 0 | 18 | 24 | 37 | 12 | 9 | 0 | - | 0 | 51 | 27 | 17 | 4 | 2 | - | - | 0 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 7 | 27 | 28 | 19 | 19 | 1 | - | 0 | 7 | 26 | 30 | 14 | 22 | 0 | 0 | 0 | 6 | 13 | 36 | 20 | 26 | 0 | - | 0 | 31 | 27 | 16 | 10 | 17 | - | - | 0 |
Linguagens | 11 | 17 | 47 | 9 | 16 | 0 | - | 0 | 11 | 13 | 38 | 20 | 17 | 0 | 0 | 0 | 11 | 23 | 30 | 17 | 19 | 0 | - | 0 | 44 | 24 | 18 | 6 | 7 | - | - | 0 | |
Matemática | 12 | 16 | 42 | 15 | 16 | 0 | - | 0 | 12 | 8 | 38 | 24 | 18 | 0 | 0 | 0 | 10 | 16 | 31 | 26 | 18 | 0 | - | 0 | 33 | 15 | 26 | 18 | 8 | - | - | 0 | |
Ciências da natureza | 11 | 21 | 44 | 10 | 14 | 0 | - | 0 | 13 | 11 | 58 | 7 | 12 | 0 | 0 | 0 | 16 | 16 | 40 | 11 | 16 | 0 | - | 0 | 41 | 25 | 24 | 6 | 4 | - | - | 0 | |
Ciências humanas e sociais | 19 | 22 | 45 | 9 | 5 | 0 | - | 0 | 18 | 23 | 31 | 18 | 9 | 0 | 1 | 0 | 17 | 16 | 43 | 14 | 11 | 0 | - | 0 | 47 | 21 | 22 | 6 | 4 | - | - | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 11 | 25 | 50 | 5 | 9 | 0 | - | 0 | 18 | 16 | 35 | 18 | 14 | 0 | 0 | 0 | 16 | 21 | 34 | 13 | 16 | 0 | - | 0 | 54 | 20 | 16 | 6 | 4 | - | - | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 8 | 17 | 32 | 16 | 25 | 0 | - | 0 | 10 | 16 | 31 | 18 | 25 | 0 | 0 | 0 | 9 | 11 | 31 | 19 | 30 | 0 | - | 0 | 32 | 20 | 20 | 12 | 16 | - | - | 0 |
Estadual | 12 | 20 | 49 | 10 | 9 | 0 | - | 0 | 14 | 13 | 44 | 17 | 12 | 0 | 0 | 0 | 10 | 23 | 38 | 16 | 13 | 0 | - | 0 | 45 | 23 | 22 | 6 | 4 | - | - | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 11 | 19 | 42 | 12 | 16 | 0 | - | 0 | 12 | 14 | 39 | 17 | 17 | 0 | 0 | 0 | 10 | 18 | 35 | 17 | 20 | 0 | - | 0 | 39 | 22 | 22 | 9 | 9 | - | - | 0 | |
Particular | 16 | 25 | 47 | 7 | 5 | 0 | - | 0 | 15 | 23 | 35 | 17 | 11 | 0 | 0 | 0 | 19 | 20 | 33 | 17 | 11 | 0 | - | 0 | 50 | 26 | 14 | 7 | 4 | - | - | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 14 | 19 | 8 | 16 | 41 | 0 | - | 1 | 9 | 8 | 13 | 34 | 35 | 0 | 0 | 1 | 5 | 3 | 23 | 13 | 55 | 0 | - | 1 | 35 | 5 | 13 | 14 | 32 | - | - | 1 |
De 51 a 150 matrículas | 8 | 14 | 44 | 17 | 16 | 0 | - | 0 | 11 | 5 | 46 | 24 | 14 | 0 | 0 | 0 | 14 | 6 | 37 | 27 | 16 | 0 | - | 0 | 36 | 13 | 21 | 20 | 9 | - | - | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 10 | 17 | 52 | 10 | 12 | 0 | - | 0 | 12 | 19 | 39 | 14 | 15 | 0 | 1 | 0 | 13 | 14 | 37 | 20 | 15 | 0 | - | 0 | 43 | 15 | 27 | 8 | 8 | - | - | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 17 | 23 | 36 | 10 | 13 | 0 | - | 0 | 14 | 18 | 29 | 23 | 17 | 0 | 0 | 0 | 15 | 20 | 33 | 15 | 18 | 0 | - | 0 | 45 | 25 | 17 | 7 | 6 | - | - | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 12 | 21 | 47 | 10 | 11 | 0 | - | 0 | 13 | 19 | 40 | 13 | 15 | 0 | 0 | 0 | 9 | 21 | 36 | 17 | 16 | 0 | - | 0 | 40 | 29 | 19 | 6 | 6 | - | - | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 11 | 25 | 37 | 11 | 16 | 0 | - | 0 | 13 | 12 | 44 | 16 | 15 | 0 | 0 | 0 | 14 | 24 | 32 | 11 | 19 | 0 | - | 0 | 46 | 23 | 21 | 5 | 4 | - | - | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022