Ir para o conteúdo

CGI.br lança resultados da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil


02 OUT 2012



Indicadores foram coletados em entrevistas com crianças e adolescentes e seus pais

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulga os resultados da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil. Conduzida em 25 países da Europa em 2010, a pesquisa visa levantar dados sobre as oportunidades online e o uso seguro da Internet. A pesquisa é resultado de um acordo entre o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) e a London School of Economics (LSE) para trazer para o Brasil a metodologia utilizada na pesquisa europeia EU Kids Online.

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) adaptou o modelo europeu da pesquisa europeia à realidade brasileira, mantendo a comparabilidade com os resultados dos demais países. No total, foram realizadas 1.580 entrevistas com crianças/adolescentes de 9 a 16 anos usuários de Internet e o mesmo número de pais. Os dados da pesquisa estão disponíveis em www.cetic.br.

A pesquisa revela que a frequência de uso da Internet é elevada na faixa etária entre 9 e 16 anos: 47% usam a Internet todos os dias ou quase todos os dias. O uso da Internet por esse perfil ocorre em uma variedade de locais. Destaque para o uso na escola (42%), no domicílio (40% dos usuários utilizam a Internet na sala de casa ou outro ambiente coletivo do domicílio), na lanhouse (35%) e pelo celular, que é citado por 18% dos usuários de 9 a 16 anos.

Atividades realizadas na Internet
Entre as atividades realizadas pela criança/adolescente na Internet no mês anterior à pesquisa, as mais mencionadas são: fazer trabalho escolar (82%), visitar uma rede social (68%), assistir vídeos no YouTube, por exemplo (66%), jogar online e usar mensagens instantâneas (54%). Atividades mais complexas ou interativas, como postar conteúdos, são menos citadas: 40% postaram fotos, vídeos ou músicas, e 24% postaram uma mensagem em um sítio. A proporção de usuários de Internet de 9 a 16 anos que escreveu num blog no último mês é de 10%.

Uso de redes sociais: segurança e privacidade
Entre crianças e adolescentes de 9 a 16 anos usuários de Internet, 70% possuem o próprio perfil numa rede social. A presença das crianças e adolescentes brasileiros nessas redes aumenta de acordo com a faixa etária: 42% dos usuários de 9 a 10 anos têm o próprio perfil, proporção que alcança 83% na faixa etária de 15 a 16 anos. “Chama atenção o fato do uso das redes sociais no Brasil superar o uso na Europa entre crianças nessa faixa etária, onde o uso atinge 57%”, declara Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Entre os que possuem o próprio perfil, 42% são privados, configurado de forma que apenas os amigos consigam visualizá-lo. Outros 31% permitem que contatos dos seus amigos também possam visualizar seu perfil, ou seja, é parcialmente privado. Ainda, 25% possuem perfis públicos, que podem ser visualizado por qualquer pessoa. Apenas 2% desconhecem a configuração do perfil na rede social.

Além disso, 54% dos usuários de Internet declaram que sabem mudar as configurações de privacidade no perfil de rede social. 59% sabem bloquear as mensagens de uma pessoa e 44% declara ser capaz de bloquear spam. Já em relação a questões mais complexas, 55% declararam saber encontrar informações sobre como usar a Internet com segurança e 41% sabem comparar diferentes sítios para verificar se as informações são verdadeiras, o que aponta para os desafios de um uso seguro da rede.
Além disso, 23% dos usuários de Internet de 11 a 16 anos já tiveram contato na Internet com alguém que não conhecia pessoalmente. Entre os que fizeram esse contato, cerca de um quarto declarou ter encontrado pessoalmente alguém que conheceu primeiro na Internet.
Em relação às experiências vividas pelas crianças e adolescentes, 22% dos usuários de Internet de 11 a 16 anos declararam ter passado por alguma situação de incômodo ou chateação nos últimos 12 meses. Entre esses, praticamente metade (47%) declarou que esse tipo de situação aconteceu na Internet.  

Percepção do uso da Internet de crianças e adolescentes pelos pais ou responsáveis
37% dos pais/responsáveis acreditam que não é nada provável que seu filho passe por alguma situação de incômodo ou constrangimento na Internet nos próximos seis meses; 71% dos pais/responsáveis creem que os filhos usem a Internet com segurança e 35% acham que os filhos são suficientemente capazes de lidar com situações que o incomodem na Internet. “Embora os pais sejam importantes mediadores das crianças e adolescentes no uso da Internet, os resultados da pesquisa mostram que sua percepção dos riscos no uso da Internet é baixa”, afirma Alexandre.

Outro dado importante é que 47% dos pais/responsáveis usam a Internet, o que pode influenciar na mediação do uso que as crianças fazem da rede. Quando questionados sobre onde obtêm informações sobre o uso seguro da Internet, a maioria dos pais (52%) declara TV, rádio, jornais ou revistas como fontes recorrentes.

Em agosto de 2012, o CERT.br divulgou um fascículo com dicas específicas de segurança em redes sociais. O material compõe a nova versão da Cartilha de Segurança para Internet, disponível em http://cartilha.cert.br/. Informações sobre iniciativas de segurança na Internet são congregadas no site InternetSegura: www.internetsegura.br/.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o CETIC.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr