Ir para o conteúdo

FAQ - TIC Centros Públicos de Acesso




Qual o objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso 2019 é investigar a contribuição de políticas públicas do governo federal para a inclusão digital, coletando informações que possibilitem a compreensão das principais características desses espaços e o alcance de suas ações.

Nesse sentido, o estudo tem como objetivos específicos:

• Diagnosticar a situação de funcionamento de telecentros já implantados;

• Identificar fatores críticos para o funcionamento efetivo de um telecentro;

• Avaliar a contribuição dos telecentros para a promoção da inclusão digital em suas respectivas comunidades.


Qual é a importância da pesquisa?

Os dados coletados na pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso 2019 visam contribuir para a formulação de políticas públicas na área de inclusão digital, de forma a gerar insumos para os gestores públicos, a academia e as organizações da sociedade civil.


Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Departamento de Inclusão Digital.


Quem é o público-alvo da pesquisa?

A população-alvo do estudo é composta pelos telecentros do governo federal, isto é, organizações que receberam algum tipo de benefício do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o objetivo de oferecer gratuitamente acesso a computadores conectados à Internet e outros serviços a qualquer cidadão. Esses benefícios podem ser: computador (novo ou recondicionado), conexão de Internet ou bolsa para contratação e formação de monitores, entre outros.


Como será realizada a pesquisa?

As entrevistas serão conduzidas pelo IBOPE Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados, entre os meses de dezembro de 2018 e julho de 2019.

Serão realizadas duas etapas de pesquisa:

  1. A primeira é destinada à atualização do cadastro dos telecentros do governo federal. Nesta etapa serão confirmados os contatos telefônicos dos telecentros;

  2. A segunda é uma etapa amostral que selecionará telecentros para participação de uma entrevista com roteiro estruturado por telefone. Será buscado apenas um respondente que deverá conhecer as atividades do telecentro.


O que acontece com as informações que eu dou ao entrevistador?

As respostas de cada entrevistado serão sempre agrupadas às de todos os outros participantes da pesquisa, que também respondem às mesmas perguntas. O respondente e a instituição que representa jamais serão identificados.


O que é o Cetic.br?

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e dispositivos móveis. O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atua como Centro Regional sob os auspícios da Unesco para a América Latina e para os países lusófonos da África.

Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para mais informações sobre a TIC Centros Públicos de Acesso 2019, você pode contatar:
Manuella Maia Ribeiro (Cetic.br)
(11) 5509-3537 Ramal 4018
pesquisa@nic.br

Taís Magalhães (IBOPE Inteligência)
(11) 3069-9432
tais.magalhaes@ibopeinteligencia.com 

Gabrielle Cicarelli (IBOPE Inteligência)
(11) 3069-9403
gabrielle.cicarelli@ibopeinteligencia.com

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
 
Departamento de Inclusão Digital
(61) 2027-6040