Ir para o conteúdo

FAQ - TIC Kids Online Brasil




Qual o objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa TIC Kids Online Brasil é compreender de que forma crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade utilizam a Internet e como lidam com as oportunidades e riscos decorrentes desse uso.


Porque essa pesquisa é importante?

Os dados da pesquisa irão orientar especialistas, pesquisadores, governo e sociedade a entender melhor os hábitos das crianças e adolescentes brasileiros na Internet e, desse modo, contribuir para elaboração de políticas públicas e projetos orientados à promoção de direitos e ao bem-estar de crianças e adolescentes.
A pesquisa conta com o apoio de importantes instituições como a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O estudo tem como base a metodologia internacional da pesquisa EU Kids Online, desenvolvida pela universidade britânica London School of Economics. A pesquisa internacional EU Kids Online já foi realizada em mais de 25 países da Europa e pelo terceiro ano, esta pesquisa será realizada no Brasil.


Como é realizada a pesquisa?

A pesquisa é realizada em todo o país, em domicílios selecionados aleatoriamente com base no Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para cada domicílio são realizadas duas entrevistas presenciais: uma com uma criança ou adolescente de 9 a 17 anos de idade e outra com sua mãe, seu pai ou outro responsável. É importante ressaltar que os dados só serão coletados com autorização/consentimento do responsável e da própria criança ou adolescente.

A coleta de dados é realizada por meio de dois tipos de questionários:

  • Face a face: o entrevistador fará algumas perguntas ao entrevistado e anotará suas respostas num tablet especialmente programado para isso.
  • Autopreenchimento: será preenchido pela própria criança ou adolescente, para preservar sua privacidade. Após seu preenchimento, as respostas serão arquivadas automaticamente, de forma a respeitar o sigilo das informações.

Esses questionários são aplicados por entrevistadores devidamente identificados com crachá do Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados.

Além disso, o domicílio poderá ser selecionado para responder ao questionário da pesquisa TIC Domicílios, com o objetivo de compreender os hábitos de uso de Internet entre a população brasileira com 10 anos ou mais. Para garantir a qualidade dos resultados, é fundamental que a pessoa selecionada colabore com a pesquisa, pois não será possível considerar a resposta de outro morador.


O que acontece com as informações fornecidas?

As respostas fornecidas são consolidadas com as respostas de milhares de crianças e adolescentes que também respondem às mesmas perguntas. O respondente não é identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes são calculados conjuntamente para representar um valor total para todo o país e não são divulgados dados pessoais individualmente.

Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.


O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil, que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e o celular. É um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).


Mais informações

Para saber mais sobre o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.
Para visualizar os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, clique aqui.

Para mais informações sobre a TIC Kids Online Brasil, você pode contatar:

 

Cetic.br – Luisa Adib Dino (Coordenadora da pesquisa): (11) 5509-3537 Ramal 4093 ou pesquisa@nic.br

Ipec – Guilherme Militão: (11) 3069-9566/ guilherme.militao@ipec-inteligencia.com.br

Moroni Alves: (11) 3069-9403/ moroni.alves@ipec-inteligencia.com.br

Letícia Passos: (11) 3069-9466/ leticia.passos@ipec-inteligencia.com.br