Ir para o conteúdo

FAQ - TIC Provedores




Qual o objetivo da pesquisa?

A pesquisa TIC Provedores tem como objetivo mapear a infraestrutura de provimento de acesso e serviços de Internet no Brasil. A pesquisa se encontra em sua quarta edição, apresentando um cenário abrangente do setor de provimento de acesso à Internet no país que inclui o perfil dos provedores, os serviços ofertados e mercado de atuação; a infraestrutura tecnológica utilizada no acesso e velocidades ofertadas; questões ligadas ao uso do ponto de troca de tráfego (IX.br) e ativação do  IPv6, entre outras informações.


Qual é a importância da pesquisa?

A inclusão digital no Brasil depende fundamentalmente da expansão da infraestrutura tecnológica destinada ao provimento de acesso à Internet. A pesquisa TIC Provedores vai contribuir para mapear a infraestrutura tecnológica do país e com isso contribuir com informações para formulação de políticas públicas e de decisões de investimento para o setor.


Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional das principais associações de provedores de Internet. A iniciativa também é apoiada por órgãos públicos, tais como o Ministério das Comunicações (MC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que juntos a representantes da sociedade civil, formam o grupo de especialistas empenhados em validar os diversos aspectos metodológicos da pesquisa.


Quem é o público-alvo da pesquisa?

Todas as empresas provedoras de Internet que declararam ter ao menos um acesso entre Janeiro e Abril de 2020.


Como será realizada a pesquisa?

As entrevistas serão conduzidas pelo IBOPE Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados, entre os meses de Junho e Outubro de 2020.


O que acontece com as informações que eu dou ao entrevistador?


As respostas de cada entrevistado serão sempre agrupadas às de todos os outros participantes da pesquisa, que também respondem às mesmas perguntas. O respondente e a instituição que representa jamais serão identificados.


O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e dispositivos móveis. O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atua como Centro Regional sob os auspícios da Unesco para a América Latina e para os países lusófonos da África.

Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para mais informações sobre a TIC Provedores 2020, você pode contatar:

Cetic.br – Leonardo Melo Lins (Coordenador da Pesquisa): (11) 5509-3537 Ramal 4078 ou pesquisa@nic.br 

IBOPE Inteligência – Guilherme Militão: (11) 3069-9566 / guilherme.militao@ibopeinteligencia.com