TIC Educação 2022
Escolas
C6 - ESCOLAS, POR TIPOS DE MEDIDAS DE RESTRIÇÃO ADOTADAS EM RELAÇÃO AO USO PELOS ALUNOS DE DISPOSITIVOS E DA INTERNET NA ESCOLA
Percentual (%) | Uso de senha para acesso dos alunos aos computadores | Restrição ao número de horas que um aluno pode usar o computador ou a Internet da escola | Bloqueio de acesso a sites com conteúdo adulto, como de violência ou pornografia | Restrição de acesso a jogos eletrônicos nos computadores da escola | Agendamento de horário para os professores utilizarem os computadores da escola | Agendamento de horário para os alunos utilizarem os computadores da escola | Presença obrigatória de monitor ou professor de informática na sala durante o uso dos computadores ou da Internet | Bloqueio de acesso a redes sociais | Uso de software que bloqueia spam, lixo eletrônico ou vírus nos computadores utilizados pelos alunos | Controle para filtrar os aplicativos que os alunos podem baixar enquanto estão na escola | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
TOTAL | 42 | 15 | 0 | 0 | 42 | 34 | 23 | - | 0 | 42 | 46 | 11 | 1 | 0 | 42 | 42 | 15 | 1 | 0 | 42 | 29 | 28 | - | 0 | 42 | 41 | 17 | - | 0 | 42 | 43 | 14 | - | 0 | 42 | 32 | 24 | 1 | 0 | 42 | 38 | 17 | 2 | 0 | 42 | 39 | 17 | 0 | 0 | 42 | |
REGIÃO | Norte | 30 | 11 | 0 | 0 | 59 | 34 | 8 | - | 0 | 59 | 31 | 11 | 0 | 0 | 59 | 29 | 13 | 0 | 0 | 59 | 22 | 19 | - | 0 | 59 | 30 | 11 | - | 0 | 59 | 33 | 9 | - | 0 | 59 | 20 | 17 | 4 | 0 | 59 | 29 | 13 | 0 | 0 | 59 | 28 | 13 | 0 | 0 | 59 |
Nordeste | 34 | 10 | 0 | 0 | 57 | 29 | 15 | - | 0 | 57 | 35 | 8 | 0 | 0 | 57 | 36 | 7 | 1 | 0 | 57 | 22 | 22 | - | 0 | 57 | 30 | 14 | - | 0 | 57 | 29 | 14 | - | 1 | 57 | 25 | 19 | 0 | 0 | 57 | 22 | 21 | 0 | 1 | 57 | 30 | 14 | 0 | 0 | 57 | |
Sudeste | 52 | 19 | 0 | 1 | 28 | 39 | 33 | - | 1 | 28 | 59 | 11 | 2 | 1 | 28 | 47 | 23 | 1 | 1 | 28 | 37 | 35 | - | 0 | 28 | 52 | 20 | - | 0 | 28 | 57 | 15 | - | 0 | 28 | 41 | 29 | 2 | 0 | 28 | 55 | 11 | 5 | 1 | 28 | 50 | 21 | 1 | 1 | 28 | |
Sul | 61 | 27 | 0 | 0 | 12 | 42 | 46 | - | 0 | 12 | 63 | 22 | 3 | 0 | 12 | 59 | 26 | 2 | 0 | 12 | 41 | 47 | - | 0 | 12 | 61 | 27 | - | 0 | 12 | 70 | 17 | - | 0 | 12 | 44 | 43 | 1 | 0 | 12 | 57 | 27 | 4 | 0 | 12 | 57 | 28 | 2 | 0 | 12 | |
Centro-Oeste | 46 | 13 | 0 | 0 | 41 | 38 | 21 | - | 0 | 41 | 50 | 9 | 0 | 0 | 41 | 46 | 13 | 0 | 0 | 41 | 32 | 28 | - | 0 | 41 | 46 | 14 | - | 0 | 41 | 44 | 15 | - | 0 | 41 | 41 | 17 | 2 | 0 | 41 | 47 | 10 | 3 | 0 | 41 | 45 | 15 | 0 | 0 | 41 | |
ÁREA | Urbana | 56 | 17 | 0 | 0 | 26 | 46 | 27 | - | 0 | 26 | 59 | 12 | 1 | 0 | 26 | 54 | 19 | 1 | 0 | 26 | 40 | 34 | - | 0 | 26 | 52 | 21 | - | 0 | 26 | 57 | 16 | - | 0 | 26 | 44 | 29 | 1 | 0 | 26 | 50 | 20 | 3 | 1 | 26 | 51 | 22 | 1 | 0 | 26 |
Rural | 20 | 10 | 0 | 0 | 70 | 14 | 17 | - | 0 | 70 | 22 | 8 | 0 | 0 | 70 | 21 | 9 | 0 | 0 | 70 | 11 | 19 | - | 0 | 70 | 21 | 9 | - | 0 | 70 | 21 | 10 | - | 0 | 70 | 12 | 17 | 2 | 0 | 70 | 18 | 12 | 1 | 0 | 70 | 21 | 9 | 0 | 0 | 70 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 56 | 16 | 0 | 0 | 27 | 45 | 28 | - | 0 | 27 | 61 | 11 | 0 | 0 | 27 | 51 | 20 | 1 | 0 | 27 | 38 | 34 | - | 0 | 27 | 55 | 18 | - | 0 | 27 | 58 | 15 | - | 0 | 27 | 42 | 30 | 1 | 0 | 27 | 54 | 14 | 4 | 0 | 27 | 53 | 19 | 1 | 0 | 27 |
Interior | 40 | 15 | 0 | 0 | 45 | 33 | 22 | - | 0 | 45 | 43 | 11 | 1 | 0 | 45 | 40 | 14 | 1 | 0 | 45 | 28 | 27 | - | 0 | 45 | 39 | 17 | - | 0 | 45 | 41 | 14 | - | 0 | 45 | 31 | 23 | 1 | 0 | 45 | 36 | 17 | 2 | 1 | 45 | 37 | 17 | 0 | 0 | 45 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 31 | 12 | 0 | 0 | 57 | 26 | 16 | - | 0 | 57 | 33 | 9 | 1 | 0 | 57 | 31 | 12 | 0 | 0 | 57 | 20 | 23 | - | 0 | 57 | 30 | 13 | - | 0 | 57 | 32 | 10 | - | 0 | 57 | 22 | 19 | 1 | 0 | 57 | 27 | 15 | 1 | 0 | 57 | 29 | 13 | 0 | 0 | 57 |
Estadual | 66 | 16 | 0 | 0 | 18 | 41 | 41 | - | 0 | 18 | 61 | 21 | 1 | 0 | 18 | 54 | 27 | 1 | 0 | 18 | 48 | 34 | - | 0 | 18 | 66 | 16 | - | 0 | 18 | 60 | 23 | - | 0 | 18 | 40 | 41 | 2 | 0 | 18 | 51 | 25 | 6 | 0 | 18 | 50 | 31 | 1 | 0 | 18 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 41 | 13 | 0 | 0 | 46 | 30 | 23 | - | 0 | 46 | 41 | 12 | 1 | 0 | 46 | 37 | 16 | 0 | 0 | 46 | 28 | 26 | - | 0 | 46 | 40 | 14 | - | 0 | 46 | 40 | 14 | - | 0 | 46 | 27 | 25 | 1 | 0 | 46 | 34 | 18 | 2 | 0 | 46 | 35 | 18 | 1 | 0 | 46 | |
Particular | 50 | 22 | 0 | 1 | 27 | 51 | 21 | - | 1 | 27 | 66 | 4 | 2 | 1 | 27 | 60 | 11 | 2 | 1 | 27 | 36 | 37 | - | 0 | 27 | 46 | 28 | - | 0 | 27 | 58 | 16 | - | 0 | 27 | 52 | 20 | 1 | 0 | 27 | 57 | 15 | 1 | 1 | 27 | 58 | 14 | 0 | 1 | 27 | |
NÍVEL DE ENSINO MAIS ELEVADO OFERTADO | Até Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental | 30 | 10 | 0 | 1 | 59 | 26 | 14 | - | 1 | 59 | 35 | 3 | 2 | 1 | 59 | 28 | 11 | 1 | 1 | 59 | 17 | 24 | - | 0 | 59 | 25 | 16 | - | 0 | 59 | 30 | 11 | - | 0 | 59 | 27 | 13 | 0 | 0 | 59 | 26 | 13 | 1 | 1 | 59 | 32 | 8 | 0 | 1 | 59 |
Até anos finais do Ensino Fundamental | 47 | 19 | 0 | 0 | 35 | 42 | 24 | - | 0 | 35 | 50 | 16 | 0 | 0 | 35 | 51 | 14 | 0 | 0 | 35 | 37 | 29 | - | 0 | 35 | 50 | 16 | - | 0 | 35 | 52 | 12 | - | 1 | 35 | 35 | 28 | 3 | 0 | 35 | 43 | 21 | 1 | 0 | 35 | 43 | 21 | 1 | 0 | 35 | |
Até Ensino Médio ou Educação Profissional | 63 | 20 | 0 | 0 | 17 | 40 | 43 | - | 0 | 17 | 63 | 20 | 1 | 0 | 17 | 56 | 25 | 1 | 0 | 17 | 45 | 38 | - | 0 | 17 | 63 | 20 | - | 0 | 17 | 60 | 24 | - | 0 | 17 | 37 | 43 | 2 | 0 | 17 | 57 | 20 | 6 | 0 | 17 | 51 | 32 | 0 | 0 | 17 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 26 | 5 | 0 | 0 | 70 | 20 | 11 | - | 0 | 70 | 29 | 2 | 0 | 0 | 70 | 22 | 8 | 1 | 0 | 70 | 10 | 21 | - | 0 | 70 | 15 | 16 | - | 0 | 70 | 17 | 13 | - | 0 | 70 | 18 | 12 | 0 | 0 | 70 | 17 | 14 | 0 | 0 | 70 | 28 | 3 | 0 | 0 | 70 |
De 51 a 150 matrículas | 32 | 16 | 0 | 1 | 51 | 30 | 18 | - | 1 | 51 | 35 | 11 | 2 | 1 | 51 | 34 | 14 | 1 | 1 | 51 | 23 | 26 | - | 0 | 51 | 36 | 13 | - | 0 | 51 | 41 | 8 | - | 0 | 51 | 27 | 19 | 3 | 0 | 51 | 30 | 17 | 1 | 1 | 51 | 32 | 16 | 0 | 1 | 51 | |
De 151 a 300 matrículas | 38 | 21 | 0 | 0 | 41 | 36 | 23 | - | 0 | 41 | 48 | 11 | 0 | 0 | 41 | 47 | 12 | 0 | 0 | 41 | 35 | 24 | - | 0 | 41 | 41 | 17 | - | 0 | 41 | 41 | 17 | - | 1 | 41 | 38 | 20 | 0 | 0 | 41 | 38 | 19 | 1 | 1 | 41 | 40 | 18 | 1 | 0 | 41 | |
De 301 a 500 matrículas | 53 | 16 | 0 | 0 | 31 | 34 | 35 | - | 0 | 31 | 53 | 13 | 3 | 0 | 31 | 49 | 18 | 2 | 0 | 31 | 37 | 32 | - | 0 | 31 | 47 | 22 | - | 0 | 31 | 53 | 16 | - | 0 | 31 | 30 | 38 | 2 | 0 | 31 | 49 | 16 | 4 | 0 | 31 | 43 | 26 | 0 | 0 | 31 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 64 | 18 | 0 | 0 | 18 | 52 | 30 | - | 0 | 18 | 65 | 17 | 0 | 0 | 18 | 55 | 27 | 0 | 0 | 18 | 42 | 40 | - | 0 | 18 | 66 | 16 | - | 0 | 18 | 66 | 16 | - | 0 | 18 | 47 | 32 | 2 | 0 | 18 | 57 | 20 | 5 | 0 | 18 | 56 | 25 | 1 | 0 | 18 | |
Mais de 1.000 matrículas | 63 | 12 | 0 | 0 | 25 | 41 | 34 | - | 0 | 25 | 58 | 17 | 0 | 0 | 25 | 63 | 13 | 0 | 0 | 25 | 42 | 33 | - | 0 | 25 | 56 | 19 | - | 0 | 25 | 60 | 15 | - | 0 | 25 | 38 | 37 | 1 | 0 | 25 | 57 | 15 | 3 | 0 | 25 | 49 | 26 | 1 | 0 | 25 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022