Na América Latina, esses processos de transformação são gerados em um contexto de desigualdades históricas e estruturais que definem os diferentes campos de ação e resultados. As diferenças impactam não só nos níveis de acesso à tecnologia, que avançaram com a convergência de mídia e conectividade móvel, mas também, e de maneira muito profunda, nos conhecimentos e nas capacidades para fazer parte das mudanças.
Hoje essa discussão torna-se mais urgente diante das mudanças ocorridas no último ano na região e no mundo. O coronavírus tornou necessária a modificação do desempenho de tarefas e atividades diversas em casa, razão pela qual se intensificou o uso da Internet para trabalho, educação, saúde e socialização. Crianças e adolescentes tiveram que passar um número maior de horas por dia conectadas à Internet, e tiveram que desenvolver as habilidades necessárias para fazer parte deste processo neste momento.
O relatório “Infância e adolescência na era digital” tem como objetivo promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes na era digital. É imprescindível construir estratégias que possibilitem às novas gerações uma participação plena em suas sociedades, aproveitando as oportunidades e reduzindo os riscos nas vivências da infância, adolescência e juventude.
A análise apresentada no relatório baseia-se principalmente nos resultados da pesquisa da Rede Kids Online América Latina em quatro países: Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai. Esta rede de pesquisa se origina da rede Global Kids Online, que foi originalmente desenvolvida como uma iniciativa colaborativa entre o UNICEF-Innocenti Research Office, a London School of Economics and Political Science (LSE), e a rede EU Kids Online na Europa, com o objetivo de recolher informações a nível global sobre os direitos, oportunidades e riscos das crianças na era digital. A CEPAL buscou fortalecer o trabalho desta Rede no âmbito latino-americano, promovendo análises comparativas e uma perspectiva regional. Este relatório também teve o apoio da UNICEF e da UNESCO.
O objetivo do webinar, que promoverá o lançamento do relatório Infância e adolescência na era digital, é compartilhar os resultados do estudo e refletir sobre as políticas públicas necessárias, considerando a situação atual da região e do mundo. Os painelistas discutirão os desafios existentes e o que está acontecendo em outras regiões.
O relatório “Infância e adolescência na era digital” tem como objetivo promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes na era digital. É imprescindível construir estratégias que possibilitem às novas gerações uma participação plena em suas sociedades, aproveitando as oportunidades e reduzindo os riscos nas vivências da infância, adolescência e juventude.
A análise apresentada no relatório baseia-se principalmente nos resultados da pesquisa da Rede Kids Online América Latina em quatro países: Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai. Esta rede de pesquisa se origina da rede Global Kids Online, que foi originalmente desenvolvida como uma iniciativa colaborativa entre o UNICEF-Innocenti Research Office, a London School of Economics and Political Science (LSE), e a rede EU Kids Online na Europa, com o objetivo de recolher informações a nível global sobre os direitos, oportunidades e riscos das crianças na era digital. A CEPAL buscou fortalecer o trabalho desta Rede no âmbito latino-americano, promovendo análises comparativas e uma perspectiva regional. Este relatório também teve o apoio da UNICEF e da UNESCO.
O objetivo do webinar, que promoverá o lançamento do relatório Infância e adolescência na era digital, é compartilhar os resultados do estudo e refletir sobre as políticas públicas necessárias, considerando a situação atual da região e do mundo. Os painelistas discutirão os desafios existentes e o que está acontecendo em outras regiões.
Data e hora: 2 de dezembro de 2020, 12h (GMT-3)
TRANSMISSÃO ON-LINE: canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos, com tradução simultânea para o português, espanhol e inglês.
- Áudio original (sem tradução simultânea): https://youtu.be/YlVrn9zFVBw
- Espanhol: https://youtu.be/0icqwnUY760
- Inglês: https://youtu.be/ifGsB5wMw9Y
- Português: https://youtu.be/KEo8V5w-XvQ
AGENDA
12:00 às 12:10 - Boas-vindas
- Daniela Trucco (CEPAL)
- Fabio Senne (Cetic.br|NIC.br)
- Alejandra Trossero (UNICEF-LACRO)
- Guilherme Canela (UNESCO)
12:10 às 12:30 - Apresentação do estudo "Infância e Adolescência na era digital"
- Ana Laura Martínez (Cetic.br|NIC.br)
- Patricio Cabello (Universidad de Chile)
12:30 às 13:00 - Considerações
- Cristóbal Cobo (Banco Mundial)
- Sonia Livinsgtone (London School of Economics and Political Science)
- Moderação: Matías Dodel (Universidad Católica del Uruguay)
13:00 às 13:30 - Debate