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As tecnologias digitais cresceram exponencialmente nas sociedades latino-americanas, modificando atividades e processos, relações sociais e oportunidades de inclusão. Os benefícios potenciais dessas inovações são enormes e representam uma grande oportunidade para o desenvolvimento, o bem-estar social e a produtividade dos países. Porém, além de oferecer oportunidades, as tecnologias digitais podem agregar fontes de desigualdade em termos da capacidade de participar plenamente dos seus benefícios, bem como e enfrentar os riscos associados.

Na América Latina, esses processos de transformação são gerados em um contexto de desigualdades históricas e estruturais que definem os diferentes campos de ação e resultados. As diferenças impactam não só nos níveis de acesso à tecnologia, que avançaram com a convergência de mídia e conectividade móvel, mas também, e de maneira muito profunda, nos conhecimentos e nas capacidades para fazer parte das mudanças.

Hoje essa discussão torna-se mais urgente diante das mudanças ocorridas no último ano na região e no mundo. O coronavírus tornou necessária a modificação do desempenho de tarefas e atividades diversas em casa, razão pela qual se intensificou o uso da Internet para trabalho, educação, saúde e socialização. Crianças e adolescentes tiveram que passar um número maior de horas por dia conectadas à Internet, e tiveram que desenvolver as habilidades necessárias para fazer parte deste processo neste momento.

O relatório “Infância e adolescência na era digital” tem como objetivo promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes na era digital. É imprescindível construir estratégias que possibilitem às novas gerações uma participação plena em suas sociedades, aproveitando as oportunidades e reduzindo os riscos nas vivências da infância, adolescência e juventude.

A análise apresentada no relatório baseia-se principalmente nos resultados da pesquisa da Rede Kids Online América Latina em quatro países: Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai. Esta rede de pesquisa se origina da rede Global Kids Online, que foi originalmente desenvolvida como uma iniciativa colaborativa entre o UNICEF-Innocenti Research Office, a London School of Economics and Political Science (LSE), e a rede EU Kids Online na Europa, com o objetivo de recolher informações a nível global sobre os direitos, oportunidades e riscos das crianças na era digital. A CEPAL buscou fortalecer o trabalho desta Rede no âmbito latino-americano, promovendo análises comparativas e uma perspectiva regional. Este relatório também teve o apoio da UNICEF e da UNESCO.

O objetivo do webinar, que promoverá o lançamento do relatório Infância e adolescência na era digital, é compartilhar os resultados do estudo e refletir sobre as políticas públicas necessárias, considerando a situação atual da região e do mundo. Os painelistas discutirão os desafios existentes e o que está acontecendo em outras regiões.

Data e hora: 2 de dezembro de 2020, 12h (GMT-3)

TRANSMISSÃO ON-LINE:
canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos, com tradução simultânea para o português, espanhol e inglês.

- Áudio original (sem tradução simultânea): https://youtu.be/YlVrn9zFVBw 
- Espanhol: https://youtu.be/0icqwnUY760 
- Inglês: https://youtu.be/ifGsB5wMw9Y 
- Português: https://youtu.be/KEo8V5w-XvQ 


AGENDA

12:00 às 12:10 - Boas-vindas

  • Daniela Trucco (CEPAL)
  • Fabio Senne (Cetic.br|NIC.br)
  • Alejandra Trossero (UNICEF-LACRO)
  • Guilherme Canela (UNESCO)

12:10 às 12:30 - Apresentação do estudo "Infância e Adolescência na era digital"

  • Ana Laura Martínez (Cetic.br|NIC.br)
  • Patricio Cabello (Universidad de Chile)

12:30 às 13:00 - Considerações

  • Cristóbal Cobo (Banco Mundial)
  • Sonia Livinsgtone (London School of Economics and Political Science)
  • Moderação: Matías Dodel (Universidad Católica del Uruguay)  

13:00 às 13:30 - Debate