Ir para o conteúdo

Cetic.br lança livro com dados sobre os hábitos de uso da Internet pelos brasileiros durante a pandemia


26 ABR 2021



VERSIÓN EN ESPAÑOL | ENGLISH VERSION

Publicação é resultado da compilação das três edições do Painel TIC COVID-19, lançadas no ano passado

Em 2020, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) investigou o impacto da pandemia em formas de uso da rede pelos brasileiros. Esse trabalho resultou em três edições do Painel TIC COVID-19, que investigou temas como cultura e comércio eletrônico, serviços públicos on-line, telessaúde, privacidade, ensino remoto e teletrabalho. Agora os dados desses levantamentos, divulgados no ano passado, foram compilados em um livro, em português e inglês.

"As edições do Painel TIC COVID-19 mostraram a intensificação do uso da Internet no Brasil no período da pandemia, incluindo atividades de entretenimento, consumo, educação e trabalho, entre outras. A pesquisa também evidencia a persistência de desigualdades no acesso e na apropriação dessas tecnologias, principalmente entre parcelas mais vulneráveis da população. Os dados são úteis para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à pandemia e a orientar ações do setor privado e do terceiro setor”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br. 

Painel TIC COVID-19      
A primeira edição do estudo revelou um aumento do comércio eletrônico, das atividades culturais on-line e do acompanhamento de lives durante a pandemia. No segundo módulo, foi possível conferir que a busca por informações e a realização de serviços públicos pela Internet cresceram durante o período, bem como práticas de telessaúde, mas que os usuários estavam preocupados quanto à privacidade e à proteção de seus dados pessoais. Já a terceira e última parte do estudo destacou que o celular foi o dispositivo mais utilizado por usuários de Internet das classes DE para ensino remoto e teletrabalho.  

Para conferir todos os dados das três edições do Painel TIC COVID-19, acesse e faça o download gratuito da publicação em: https://cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19/.