Ir para o conteúdo

CETIC.br lança publicação da pesquisa sobre o uso das TIC nas Organizações Sem Fins Lucrativos


26 AGO 2014



Livro traz artigos inéditos e análise de dados sobre a presença de infraestrutura tecnológica e formas de uso da Internet pelo setor

É lançada a publicação da primeira pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2012, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). A publicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) reúne, além das tabelas com resultados, artigos inéditos e análise dos indicadores mapeados.

O estudo faz uma radiografia sobre a infraestrutura, o tipo de uso, as capacidades e habilidades necessárias para a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas organizações sem fins lucrativos. Foram entrevistadas em âmbito nacional, 3.546 organizações não governamentais, associações, fundações, organizações religiosas e sindicatos.

Entre os resultados revelados pela TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2012 está que o uso da Internet atinge 72% das organizações e há uma expressiva presença em redes sociais: 52% das organizações sem fins lucrativos com acesso à Internet possuem perfil em alguma rede social, blog ou fórum.

"As organizações da sociedade civil estão cada vez mais envolvidas em políticas públicas, tanto na elaboração dos projetos quanto na execução em si. O uso das tecnologias é fundamental nesse processo. Temos inúmeros casos de forte mobilização social pela Internet, sejam em questões de sustentabilidade, direitos humanos, entre tantas outras", considera Vera Masagão Ribeiro, diretora executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e uma das especialistas que colaborou com a pesquisa. 

“A apropriação do uso das TIC é um trunfo importante para as organizações da sociedade civil participarem de fóruns e espaços de discussão e decisão sobre os rumos das políticas públicas”, completa Carlos Alberto Afonso, membro do CGI.br e autor do texto de apresentação da versão impressa da pesquisa. 

Livro

A publicação da TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2012 conta com artigos assinados por acadêmicos e representantes de organizações nacionais sobre temas relevantes para o setor. O livro também apresenta um relatório metodológico e análise dos principais resultados sobre o acesso e uso das TIC pelas organizações sem fins lucrativos, além de tabelas de resultados com quebras por variáveis de cruzamento, como porte, região e atividade-fim.

“Esperamos que os dados e análises desta primeira edição da pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos sejam um importante insumo e possam subsidiar ações de suporte à incorporação estratégica das TIC no setor”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
 
A pesquisa contou com a colaboração de um grupo de especialistas formado por membros da Abong, do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de pesquisadores de diversas universidades. Para conferir a publicação da TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2012 em formato PDF, acesse: http://www.cetic.br.

Sobre o CETIC.br 
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do Nic.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da Unesco. Mais informações em http://www.cetic.br/. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — Nic.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do Nic.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br 
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho -  carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – CGI/NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br 
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br 
Claudia Hercog – Assistente de Comunicação – claudia@nic.br 
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/   
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/ 
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos