Ir para o conteúdo

Com abrangência nacional, 5ª edição da Pesquisa TIC Cultura inicia coleta de dados


29 NOV 2024



Gestor(a) de equipamento ou espaço cultural, participe da pesquisa e ajude a mapear a presença e a adoção de tecnologias da informação e comunicação no setor

A 5ª edição da TIC Cultura está na etapa de coleta de dados. A pesquisa, realizada desde 2016 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), tem como objetivo mapear a infraestrutura, o uso e a apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros espalhados por todo o país.

Se você é gestor(a) de equipamento cultural, seja ele público ou privado, participe do levantamento. O estudo será realizado por meio de entrevista em ligação telefônica, conduzida pelo Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria. Os indicadores ajudam a orientar políticas públicas culturais e de governo digital que contribuem com a democratização do acesso à cultura e reforçam a importância do setor no desenvolvimento econômico do país. Ajudam ainda o setor a compreender desafios e oportunidades relacionados à aplicação de tecnologias digitais tanto na rotina interna de funcionamento quanto na relação dos equipamentos com os seus públicos.

A pesquisa tem o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e de especialistas vinculados ao Ministério da Cultura (MinC), a organizações da sociedade civil e a universidades. 

É importante destacar que o mesmo questionário será utilizado em todas as entrevistas, e as respostas de cada participante serão agrupadas, não sendo divulgadas individualmente. Tanto respondentes quanto os equipamentos culturais que representam jamais serão identificados. Para conferir maior segurança ao processo, o Ipec disponibiliza este número de telefone: 0800-800-5000. Assim, antes da entrevista, é possível confirmar a autenticidade do contato.

A TIC Cultura produz dados sobre a presença online dos equipamentos culturais por meio de websites e redes sociais, o uso da Internet para realizar atividades culturais, fomento a preservação e difusão digital de seus acervos, bem como formação e qualificação de fazedores de cultura por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC), entre outros indicadores.

O Cetic.br, que conduz o estudo, é um dos departamentos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que está ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Mais informações em https://www.cetic.br/pt/pesquisa/cultura/.

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 19 anos de atuação em 2024. Mais informações em https://cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/