Ir para o conteúdo

Indicadores TIC em foco em Moçambique


13 JUL 2015


Indicadores TIC em foco em Moçambique

A cidade de Maputo, Moçambique, recebeu entre os dias 07 e 08 de julho a segunda edição do Workshop de Capacitação em Metodologia de Pesquisas TIC, organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pela Aliança para uma Internet Acessível (Alliance for Affordable Internet – A4AI), em parceria com o Instituto de Investigação Científica, Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação (SIITRI) e o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM). Participaram do evento representantes de organizações acadêmicas, governamentais e da iniciativa privada moçambicana.

A proposta da segunda edição foi trabalhar com indicadores para a medição do uso e acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) em Moçambique. O evento contou com uma palestra de Marcelino Tayob, consultor sênior do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Adis Abeba (Etiópia), que trouxe a visão da instituição quanto à coleta de indicadores-chave de TIC. Winston Oyadomari, analista sênior do Cetic.br, apresentou a experiência brasileira de coleta de indicadores.

Além disso, o grupo foi incentivado a pensar em indicadores TIC relevantes para o contexto moçambicano, tendo em vista o objetivo de produzir estatísticas sobre a inclusão digital para fins de políticas públicas. Temas como TIC nas escolas, compartilhamento de infraestrutura e o uso das TIC por mulheres foram destacados pelo grupo. Por fim, Dr. Cassiano Soda Chipembe, Diretor das Estatísticas Demográficas Vitais e Sociais do Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique, apresentou uma visão geral sobre o censo demográfico de 2017 com ênfase nas questões sobre TIC, o que serviu como estímulo para discussão entre os participantes.

A atuação nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) faz parte da missão do Cetic.br, que busca contribuir para a criação de sociedades da informação e do conhecimento inclusivas. O primeiro workshop realizado em Moçambique ocorreu em novembro de 2014, com foco em metodologia de pesquisa para produção de dados TIC.