Ir para o conteúdo

Lançamento Publicações TIC & Webinar "Transformação Digital no Brasil"


01 JUL 2020





O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgou, no dia 7 de julho de 2020, dados inéditos da pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso 2019. Na ocasião, foram lançadas as publicações da TIC Centros Públicos de Acesso, bem como da TIC Empresas e TIC Governo Eletrônico 2019. Também foi realizado um debate com especialistas de diversos setores sobre “Transformação Digital no Brasil”.

Manuella Ribeiro (Cetic.br/NIC.br) conduziu a apresentação dos novos dados, que foi seguida do lançamento dos livros das pesquisas TIC. No debate “Transformação Digital no Brasil”, especialistas discutiram o papel das tecnologias digitais no governo e nas empresas no contexto da pandemia Covid-19. Participaram deste momento os seguintes membros do governo, do setor privado e da academia:

  • Daniel Cavalcanti (Ministério das Comunicações - MC)
  • Luis Felipe Salin Monteiro (Ministério da Economia - ME)
  • Fernanda De Negri (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA)
  • Profª Delfina Soares (United Nations University - UNU E-GOV)
  • Henrique Faulhaber (Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br)
  • Moderação do Embaixador Achilles Zaluar (Ministério das Relações Exteriores - MRE). 

Reveja o evento em https://www.youtube.com/watch?v=j4UPO0KDqCk e acesse a transcrição do encontro na íntegra.

Sobre a pesquisa
A TIC Centros Públicos de Acesso 2019 tem como objetivo analisar as características dos telecentros que tiveram apoio do governo federal brasileiro, seu papel para a inclusão digital, os principais serviços que são oferecidos à comunidade, mapear os locais onde essas estruturas estão localizadas, além de entender os avanços tecnológicos que tiveram nos últimos anos. Conduzida entre fevereiro e junho de 2019, concentrou-se em ouvir os gestores dessas estruturas e contou com o apoio institucional do Departamento de Inclusão Digital do Governo Federal.

Para informações sobre a pesquisa, acesse: https://cetic.br/pt/pesquisa/centros-publicos/.