Ir para o conteúdo

Relatório da UNESCO sobre desenvolvimento da Internet no Brasil ganha versão em português


17 FEV 2021



Dados de pesquisas conduzidas pelo Cetic.br|NIC.br e outras fontes de informações embasam a publicação

Está no ar a edição em português do relatório sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil a partir de Indicadores de Universalidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O documento foi elaborado a partir de dados das pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e de outras fontes de informações como governo, setores da indústria e atores-chaves para este tema.

Lançado primeiramente em inglês, a publicação "Avaliando o Desenvolvimento da Internet no Brasil: aplicação dos Indicadores de Universalidade da Internet da UNESCO" foi traduzida pelo Cetic.br|NIC.br. O relatório traz um panorama do atual cenário de inclusão digital no Brasil e aponta os desafios e perspectivas futuras para o país, levando em conta os indicadores de Universalidade da Internet, aprovados em 2018 pela UNESCO e elaborados com a contribuição técnica do NIC.br, por meio do Cetic.br. 

O documento inaugurou uma série de publicações da UNESCO sobre o tema, e o Brasil foi o primeiro país que teve o seu ecossistema de Internet avaliado a partir desses indicadores, que possuem quatro eixos fundamentais: Direitos, Abertura, Acessibilidade e Multissetorialidade. 

Acesse as versões em português (https://cetic.br/pt/publicacao/avaliacao-do-desenvolvimento-da-internet-no-brasil/) e inglês (https://cetic.br/publicacao/assessing-internet-development-in-brazil-using-unesco-s-internet-universality-roam-x-indicators/) do relatório “Avaliando o Desenvolvimento da Internet no Brasil: aplicação dos Indicadores de Universalidade da Internet da UNESCO”.