E4 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR LOCAL DE USO DO COMPUTADOR E INTERNET NAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS Percentual sobre o total de professores que utilizaram computador e/ou Internet para realizar alguma atividade1
Percentual (%)
Laboratório de informática/sala de computadores
Sala de aula
Sala dos professores
Biblioteca
Secretaria/diretoria
Centro público de acesso gratuito
Outros
TOTAL
59
42
13
13
5
4
3
SEXO
Feminino
60
40
13
13
5
4
3
Masculino
57
52
14
11
5
5
2
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
62
47
12
14
6
4
1
De 31 a 45 anos
57
47
15
12
5
4
3
De 46 anos ou mais
62
31
10
14
4
3
3
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
47
37
11
14
4
6
2
Mais de 3 até 5 SM
62
44
13
12
5
5
3
Mais de 5 SM
60
45
14
13
5
3
3
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
52
43
12
12
5
6
3
Mais de 3 até 5 SM
65
38
14
8
4
1
4
Mais de 5 SM
61
49
14
20
7
4
1
REGIÃO
Norte
45
55
28
16
11
8
4
Centro-Oeste
63
42
16
12
6
4
3
Nordeste
43
46
11
8
5
6
2
Sudeste
65
38
11
14
4
3
3
Sul
74
46
12
13
5
2
2
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
56
38
9
10
7
5
2
Pública Estadual
65
39
14
15
4
3
3
Total - Públicas
62
39
13
13
5
3
3
Particular
47
60
15
10
6
5
1
SÉRIE
4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental
57
38
11
13
6
5
2
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
64
41
10
10
4
3
2
2º ano do Ensino Médio
54
47
18
16
5
3
4
1Base: 1 414 professores que utilizaram computador e/ou Internet para realizar alguma atividade. Respostas estimuladas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro de 2014 e março de 2015.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.