F3 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
F3 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Total de professores
Percentual (%)
Passou a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade
Passou a adotar novos métodos de ensino
Passou a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade
Passou a colaborar mais com outros colegas da escola
Passou a se comunicar com os alunos com maior facilidade
Passou a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos
Passou a ter contato com professores e com especialistas de outras escolas
Passou a ter menos trabalho
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
TOTAL
94
3
3
85
8
6
82
8
10
79
11
10
77
10
13
75
8
16
67
10
23
55
12
33
SEXO
Feminino
94
4
2
86
8
6
83
8
9
81
9
9
78
9
12
76
9
15
67
9
23
54
13
34
Masculino
93
2
5
84
10
6
80
6
13
73
15
12
71
12
17
71
8
21
66
10
24
59
12
30
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
97
2
1
96
2
2
88
9
3
72
18
10
83
10
7
77
11
12
63
13
24
54
17
28
De 31 a 45 anos
96
2
1
86
8
5
83
7
10
83
9
8
78
8
14
78
6
16
69
8
23
54
11
35
De 46 anos ou mais
87
6
6
79
11
10
79
8
13
76
11
13
72
13
14
70
11
18
64
11
25
56
12
31
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
97
2
1
91
5
3
93
5
3
87
9
4
86
9
5
85
5
10
69
11
20
68
12
21
Mais de 3 até 5 SM
92
2
5
84
7
8
79
8
13
77
9
13
75
10
15
72
8
20
66
7
27
53
11
35
Mais de 5 SM
94
4
2
84
11
6
81
8
10
77
13
10
74
11
15
74
9
16
67
11
22
51
14
35
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
94
3
4
88
5
7
85
6
9
82
9
9
82
7
11
81
5
14
65
9
25
61
11
28
Mais de 3 até 5 SM
93
4
3
82
11
7
79
11
9
75
13
11
70
13
17
69
11
19
65
10
24
47
13
40
Mais de 5 SM
96
3
2
84
11
4
84
5
11
80
10
10
77
12
11
73
10
18
75
9
17
55
14
30
REGIÃO
Norte
94
3
3
89
5
5
76
11
13
83
7
10
82
6
12
74
8
18
67
9
24
54
10
36
Centro-Oeste
95
1
4
92
3
5
94
2
4
84
9
7
80
8
12
80
8
13
60
9
31
59
17
24
Nordeste
95
2
3
89
4
6
84
4
12
82
7
11
78
7
15
79
6
14
64
10
26
60
11
28
Sudeste
92
4
3
82
12
6
82
10
8
78
14
8
75
14
11
76
9
15
70
10
20
54
13
33
Sul
96
3
2
84
8
9
82
6
12
73
11
16
75
7
17
62
11
26
63
8
28
46
11
43
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
95
3
2
88
9
3
88
6
6
87
8
6
81
9
9
80
8
12
72
10
18
64
10
26
Pública Estadual
91
5
4
82
9
8
77
10
13
72
14
13
70
13
17
72
10
18
62
9
28
47
15
38
Total - Públicas
93
4
3
85
9
6
82
8
10
79
11
10
75
11
14
75
9
15
66
10
24
54
13
33
Particular
97
1
2
88
5
8
85
6
9
81
7
10
84
5
11
75
5
19
69
9
22
57
11
32
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
97
2
1
91
4
5
88
5
7
87
6
7
84
7
10
82
6
12
72
8
20
68
9
24
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
94
3
2
85
10
5
82
8
9
81
11
9
76
12
12
74
8
18
67
11
22
50
15
35
2º ano do Ensino Médio
90
4
5
79
12
9
75
10
14
68
16
14
69
12
19
68
11
19
60
10
29
44
14
42
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2016