F5 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COM OS ALUNOS
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F5 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COM OS ALUNOS Total de professores
Percentual (%)
Seus alunos ficam mais motivados a assistir a aula
Seus alunos aprendem mais fácil
Seus alunos se interessam em aprender conteúdos considerados complexos e de difícil entendimento
Seus alunos conseguem superar dificuldades relacionadas ao ensino e à aprendizagem
Seus alunos se mostram mais autônomos
Seus alunos colaboram mais uns com os outros
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
74
13
11
1
1
69
16
12
1
1
63
17
18
0
1
59
26
13
1
1
69
18
11
1
1
70
16
13
0
1
SEXO
Feminino
77
12
9
1
2
72
15
10
2
2
67
16
16
0
1
61
25
11
1
2
71
17
10
1
2
71
15
12
0
2
Masculino
64
17
18
1
0
58
21
20
0
0
49
24
27
0
0
54
28
17
0
0
62
23
14
0
0
67
20
13
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
78
12
10
0
0
73
15
10
2
0
69
14
17
0
0
62
25
11
0
1
73
18
7
0
1
71
17
11
0
1
De 31 a 45 anos
80
11
6
0
2
73
18
6
0
2
67
17
14
0
2
60
27
11
1
2
72
18
8
0
2
75
14
9
0
2
De 46 anos ou mais
65
15
18
1
1
63
15
20
2
1
55
19
25
1
0
57
25
16
1
0
64
19
15
1
1
63
18
18
1
1
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
82
11
7
0
0
76
9
10
5
0
70
13
17
0
0
63
21
14
0
2
71
16
11
0
2
73
14
11
0
2
Mais de 3 até 5 SM
81
10
8
0
1
74
17
8
0
1
67
18
15
0
0
66
22
10
1
0
71
17
11
0
0
73
15
12
0
0
Mais de 5 SM
71
13
13
1
2
67
17
13
1
2
60
18
19
1
2
57
27
13
1
2
69
18
10
1
2
70
16
12
1
2
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
77
15
7
0
1
75
13
10
2
1
70
14
16
0
0
66
23
9
1
1
76
15
8
0
1
76
12
11
0
1
Mais de 3 até 5 SM
76
11
10
1
3
69
18
10
1
3
61
20
16
1
3
58
27
12
1
3
68
19
10
1
3
68
18
11
1
3
Mais de 5 SM
67
14
18
1
0
61
19
19
1
0
56
19
25
0
0
52
29
19
0
0
63
21
16
0
0
65
17
17
0
0
REGIÃO
Norte
77
11
12
0
0
67
18
14
1
0
66
18
15
0
0
61
27
12
0
0
71
16
14
0
0
73
16
11
0
0
Centro-Oeste
79
10
10
1
0
78
13
9
1
0
66
15
18
1
0
71
21
7
0
0
76
15
8
1
0
75
14
11
0
0
Nordeste
77
11
8
0
4
72
14
10
0
4
64
18
13
0
4
59
26
11
0
4
71
17
7
0
4
72
16
8
0
4
Sudeste
71
14
14
1
0
67
17
14
2
0
61
18
21
1
0
58
26
15
1
0
66
20
12
1
0
67
16
16
1
0
Sul
78
14
6
1
0
66
20
12
1
1
63
16
20
0
1
56
29
13
2
0
70
16
12
1
0
72
14
13
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
75
12
10
0
2
73
13
11
1
2
65
15
17
0
3
64
22
11
0
2
74
14
9
0
2
71
15
12
0
2
Pública Estadual
69
15
15
1
1
62
22
14
1
1
55
22
22
0
1
49
32
17
1
1
62
23
13
1
1
64
19
16
0
1
Total - Públicas
72
14
12
1
2
67
18
13
1
2
60
19
20
0
1
56
28
14
1
2
67
19
11
0
2
67
17
14
0
2
Particular
85
9
5
1
1
78
11
9
2
1
76
13
11
0
0
73
19
8
1
0
77
15
7
1
0
81
12
7
0
0
DISCIPLINA QUE LECIONA
Língua Portuguesa
73
15
11
1
1
68
17
12
2
1
62
18
19
1
1
54
27
17
1
1
69
19
10
1
1
67
18
13
1
1
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
82
8
7
0
3
76
9
10
2
3
71
14
11
0
3
67
23
6
0
3
74
13
9
0
3
72
11
14
0
3
Matemática
71
14
14
1
0
65
20
13
1
1
57
20
22
0
0
58
28
13
1
0
67
21
12
0
0
72
17
10
0
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
82
10
6
0
2
79
8
9
1
2
74
13
10
0
2
70
21
6
0
2
78
12
8
0
2
75
11
11
0
2
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
72
12
15
0
1
64
19
14
2
1
57
17
25
0
0
55
27
17
1
1
65
22
11
1
1
69
16
14
0
1
2º ano do Ensino Médio
67
17
14
1
1
61
24
13
1
1
53
24
22
1
1
50
32
17
1
1
63
22
14
1
1
65
21
12
1
1
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.