PROPORÇÃO PARA O INDICADOR C15 – COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS URBANAS, POR PROMOÇÃO DE ATIVIDADES NA ESCOLA SOBRE O USO SEGURO DA INTERNET
Total de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Orientação aos alunos para enfrentar situações ocorridas na Internet (bullying, discriminação, assédio, disseminação de imagens sem consentimento)
Estímulo para que os alunos debatam sobre problemas que enfrentam na Internet
Debate com os alunos sobre como usar a Internet de forma segura
Atividades para os professores sobre como orientar os alunos para o uso seguro de Internet
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
84
16
0
-
77
22
0
0
68
32
0
0
71
29
-
0
SEXO
Feminino
84
16
0
-
78
21
0
0
68
32
0
0
72
28
-
0
Masculino
82
17
1
-
68
32
0
0
73
26
1
0
60
40
-
0
FAIXA ETÁRIA
Até 39 anos
84
15
0
-
75
25
0
0
65
34
0
0
71
29
-
0
De 40 a 47 anos
80
20
0
-
75
25
0
0
71
29
0
1
70
30
-
0
De 48 anos ou mais
88
12
0
-
83
17
0
0
68
31
0
0
72
27
-
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
68
32
0
-
69
31
0
0
60
40
0
0
63
37
-
0
Mais de 3 até 5 SM
87
13
0
-
79
21
0
0
65
35
0
0
74
26
-
0
Mais de 5 SM
87
13
0
-
79
20
0
0
71
28
0
0
71
29
-
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
82
18
0
-
82
18
0
0
71
28
0
0
74
26
-
0
Mais de 3 até 5 SM
83
17
0
-
72
28
0
0
64
36
0
0
70
30
-
0
Mais de 5 SM
88
12
0
-
81
19
0
0
70
30
0
0
68
32
-
0
REGIÃO
Norte
83
17
0
-
80
20
0
0
62
38
0
0
63
37
-
0
Centro-Oeste
88
12
0
-
79
19
0
1
72
28
0
0
72
28
-
0
Nordeste
79
21
0
-
77
23
0
0
70
30
0
0
68
32
-
0
Sudeste
87
13
0
-
75
25
0
0
66
34
0
0
74
26
-
0
Sul
85
15
1
-
83
17
0
0
72
27
1
0
75
25
-
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
78
22
0
-
67
33
0
0
60
39
0
0
62
38
-
0
Pública Estadual
87
13
0
-
81
18
0
0
71
28
0
0
73
27
-
0
Total - Públicas
82
18
0
-
73
26
0
0
65
34
0
0
67
33
-
0
Particular
90
10
0
-
88
12
0
0
75
24
0
1
82
17
-
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.