ICT in Education 2022
Professores
G6 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DA INTERNET
Percentual (%) | Os alunos sabem fazer pesquisas na Internet | Os alunos sabem utilizar computador e Internet para acessar conteúdos sobre os temas tratados em aula | Os alunos sabem comparar sites identificando as fontes de informações relevantes | Os alunos sabem avaliar quais informações não devem compartilhar na Internet | Os alunos sabem interpretar e julgar a confiabilidade das informações disponíveis na Internet | ||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | ||
TOTAL | 88 | 12 | 0 | - | 82 | 17 | 1 | - | 37 | 61 | 2 | 0 | 43 | 55 | 2 | - | 26 | 71 | 2 | 0 | |
SEXO | Feminino | 88 | 12 | 0 | - | 83 | 17 | 0 | - | 38 | 60 | 2 | 0 | 44 | 54 | 2 | - | 26 | 71 | 2 | 0 |
Masculino | 87 | 12 | 1 | - | 81 | 18 | 1 | - | 34 | 64 | 2 | 0 | 41 | 57 | 2 | - | 27 | 71 | 3 | 0 | |
COR OU RAÇA | Branca | 85 | 14 | 1 | - | 83 | 16 | 1 | - | 39 | 59 | 2 | 0 | 45 | 54 | 1 | - | 26 | 72 | 2 | 0 |
Preta | 86 | 14 | 0 | - | 78 | 21 | 1 | - | 37 | 62 | 0 | 0 | 47 | 53 | 0 | - | 26 | 73 | 1 | 0 | |
Parda | 91 | 9 | 0 | - | 81 | 18 | 0 | - | 34 | 64 | 2 | 0 | 40 | 56 | 4 | - | 26 | 71 | 3 | 0 | |
Amarela | 90 | 10 | 0 | - | 90 | 10 | 0 | - | 51 | 44 | 5 | 0 | 46 | 54 | 0 | - | 53 | 42 | 5 | 0 | |
Indígena | 87 | 13 | 0 | - | 87 | 13 | 0 | - | 50 | 50 | 0 | 0 | 51 | 49 | 0 | - | 43 | 57 | 0 | 0 | |
Não respondeu | 85 | 15 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 88 | 12 | 0 | - | 86 | 14 | 1 | - | 29 | 69 | 3 | 0 | 47 | 52 | 1 | - | 22 | 76 | 3 | 0 |
De 31 a 45 anos | 88 | 12 | 1 | - | 84 | 16 | 1 | - | 35 | 63 | 1 | 0 | 44 | 54 | 3 | - | 28 | 70 | 1 | 0 | |
De 46 anos ou mais | 87 | 13 | 0 | - | 78 | 21 | 1 | - | 42 | 56 | 2 | 0 | 40 | 58 | 2 | - | 26 | 71 | 3 | 0 | |
REGIÃO | Norte | 93 | 7 | 0 | - | 73 | 27 | 0 | - | 31 | 68 | 1 | 0 | 41 | 58 | 1 | - | 23 | 73 | 4 | 0 |
Nordeste | 91 | 9 | 0 | - | 82 | 17 | 0 | - | 38 | 60 | 1 | 0 | 44 | 54 | 1 | - | 30 | 70 | 0 | 0 | |
Sudeste | 85 | 14 | 1 | - | 80 | 19 | 1 | - | 32 | 66 | 2 | 0 | 38 | 59 | 3 | - | 21 | 76 | 2 | 0 | |
Sul | 84 | 16 | 0 | - | 87 | 12 | 0 | - | 50 | 50 | 0 | 0 | 53 | 46 | 1 | - | 35 | 64 | 1 | 0 | |
Centro-Oeste | 93 | 7 | 0 | - | 90 | 10 | 1 | - | 32 | 60 | 7 | 1 | 38 | 56 | 6 | - | 26 | 65 | 8 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 88 | 11 | 0 | - | 86 | 14 | 1 | - | 39 | 59 | 2 | 0 | 45 | 53 | 2 | - | 27 | 71 | 2 | 0 |
Rural | 82 | 17 | 0 | - | 60 | 39 | 0 | - | 22 | 75 | 2 | 1 | 32 | 66 | 2 | - | 21 | 74 | 4 | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 87 | 13 | 0 | - | 84 | 15 | 1 | - | 36 | 60 | 4 | 0 | 41 | 53 | 6 | - | 28 | 67 | 5 | 0 |
Interior | 88 | 12 | 1 | - | 82 | 18 | 1 | - | 37 | 61 | 1 | 0 | 43 | 56 | 1 | - | 26 | 72 | 2 | 0 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 90 | 9 | 1 | - | 78 | 21 | 1 | - | 33 | 66 | 1 | 0 | 50 | 48 | 2 | - | 29 | 68 | 3 | 0 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 83 | 17 | 1 | - | 77 | 23 | 1 | - | 31 | 68 | 1 | 0 | 37 | 62 | 1 | - | 20 | 78 | 1 | 0 | |
Ensino Médio | 92 | 8 | 0 | - | 92 | 7 | 0 | - | 48 | 49 | 3 | 0 | 46 | 51 | 3 | - | 33 | 64 | 3 | 0 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 91 | 9 | 0 | - | 84 | 16 | 0 | - | 37 | 62 | 1 | 0 | 55 | 43 | 3 | - | 33 | 63 | 3 | 0 |
Linguagens | 86 | 14 | 0 | - | 79 | 21 | 0 | - | 36 | 61 | 2 | 1 | 41 | 56 | 2 | - | 21 | 76 | 2 | 0 | |
Matemática | 88 | 12 | 1 | - | 77 | 23 | 0 | - | 34 | 65 | 1 | 0 | 37 | 60 | 3 | - | 25 | 74 | 2 | 0 | |
Ciências da natureza | 83 | 15 | 2 | - | 79 | 19 | 3 | - | 33 | 64 | 2 | 0 | 36 | 61 | 3 | - | 29 | 69 | 2 | 0 | |
Ciências humanas e sociais | 91 | 9 | 0 | - | 91 | 9 | 0 | - | 36 | 61 | 2 | 0 | 43 | 57 | 0 | - | 25 | 73 | 2 | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 86 | 14 | 0 | - | 86 | 14 | 0 | - | 47 | 52 | 1 | 0 | 45 | 54 | 2 | - | 32 | 67 | 1 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 84 | 15 | 1 | - | 69 | 30 | 1 | - | 32 | 65 | 2 | 1 | 40 | 58 | 3 | - | 25 | 72 | 3 | 0 |
Estadual | 88 | 12 | 0 | - | 85 | 15 | 0 | - | 37 | 61 | 1 | 0 | 42 | 57 | 1 | - | 27 | 72 | 2 | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 86 | 13 | 1 | - | 79 | 21 | 1 | - | 35 | 63 | 2 | 0 | 41 | 57 | 2 | - | 26 | 71 | 2 | 0 | |
Particular | 93 | 7 | 0 | - | 96 | 4 | 0 | - | 42 | 56 | 2 | 0 | 49 | 48 | 3 | - | 26 | 71 | 3 | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 85 | 15 | 0 | - | 56 | 43 | 0 | - | 19 | 81 | 0 | 0 | 43 | 57 | 0 | - | 19 | 68 | 13 | 0 |
De 51 a 150 matrículas | 86 | 14 | 0 | - | 65 | 34 | 1 | - | 39 | 59 | 1 | 1 | 46 | 50 | 4 | - | 24 | 74 | 2 | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 91 | 9 | 0 | - | 88 | 12 | 0 | - | 38 | 61 | 0 | 0 | 49 | 51 | 0 | - | 27 | 73 | 0 | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 87 | 12 | 1 | - | 83 | 15 | 2 | - | 35 | 63 | 2 | 0 | 43 | 53 | 4 | - | 33 | 65 | 2 | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 87 | 13 | 0 | - | 86 | 14 | 0 | - | 37 | 61 | 1 | 0 | 40 | 59 | 1 | - | 22 | 76 | 1 | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 87 | 13 | 0 | - | 84 | 15 | 1 | - | 38 | 57 | 6 | 0 | 40 | 57 | 4 | - | 31 | 63 | 6 | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022