A1A - PROPORÇÃO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES, POR PRINCIPAL MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DOS SEUS PAIS/RESPONSÁVEIS Percentual sobre o total de usuários de Internet de 9 a 17 anos¹
Percentual (%)
Abuso de bebida alcoólica/uso drogas
Ser contatado por estranhos na Internet
Ser vítima de um crime
Desempenho escolar do seu filho(a)
Ser exposto a conteúdo inapropriado na Internet
Ser tratado de forma ofensiva ou desagradável por outras crianças
Vida sexual do seu filho(a)
Problemas com a justiça/cometer algum delito
Nenhuma dessas
Outro
Não sabe/Não respondeu
TOTAL
6,2
11,4
6,0
4,1
1,8
1,4
1,2
1,0
3,9
0,3
0,3
REGIÃO
Sudeste
8,7
21,4
11,3
6,4
2,4
1,9
0,8
1,4
7,0
0,5
0,4
Sul
26,3
10,8
9,4
6,1
4,8
3,1
4,1
2,7
11,7
0,4
0,8
Centro-Oeste e Norte
8,2
4,9
8,8
11,5
6,3
3,5
1,4
1,7
6,6
0,4
0,4
Nordeste
8,6
2,5
9,5
4,3
2,4
3,4
3,7
2,2
4,1
0,7
0,9
SEXO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
Feminino
8,9
8,7
9,3
5,3
2,4
1,5
2,2
1,0
4,9
0,2
0,3
Masculino
8,7
21,3
6,5
6,8
2,8
2,5
0,8
1,9
5,9
0,6
0,6
ESCOLARIDADE DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Até Fundamental I
8,2
21,2
10,4
7,4
2,1
2,0
1,0
1,8
6,5
0,6
0,6
Fundamental II
7,1
5,5
12,1
7,9
2,6
4,8
3,0
1,8
8,3
0,3
0,7
Médio ou mais
11,7
4,4
6,5
4,5
4,0
1,5
2,7
1,4
4,9
0,4
0,4
FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
De 9 a 10 anos
7,2
6,0
10,1
12,1
3,3
3,9
5,8
1,6
9,5
1,6
0,0
De 11 a 12 anos
8,8
10,9
7,5
6,5
3,4
2,4
2,0
2,6
5,3
0,3
1,0
De 13 a 14 anos
15,6
28,5
14,1
8,0
4,7
1,5
0,9
1,9
6,9
0,5
0,4
De 15 a 17 anos
8,6
13,7
9,3
5,6
1,7
3,3
1,8
1,7
6,6
0,3
0,6
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
8,3
3,5
5,3
6,0
2,0
2,3
1,3
2,9
6,7
1,4
1,0
Mais de 1 até 2 SM
7,7
5,9
6,5
6,4
2,7
4,1
3,3
2,0
4,7
0,3
0,6
Mais de 2 até 3 SM
10,6
5,8
19,1
10,1
3,3
1,6
2,7
1,5
8,7
0,2
0,5
Mais de 3 SM
17,1
29,9
10,2
7,3
5,0
2,0
1,2
1,4
7,6
0,4
0,5
CLASSE SOCIAL
AB
15,5
9,9
15,9
5,7
4,0
2,1
1,1
1,6
6,6
0,2
0,6
C
7,4
18,0
6,5
6,5
2,1
2,0
1,2
1,5
5,6
0,3
0,4
DE
10,1
3,8
6,6
6,0
5,6
3,4
5,5
2,1
6,4
1,6
1,0
¹Base: 2 105 usuários de Internet de 9 a 17 anos. Dados coletados entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.