Vigilância, segurança ou tarefas de inspeção, como o uso de drones, etiquetas de identificação de radiofrequência, etc.
Transporte de pessoas ou mercadorias, como o uso de veículo guiado automaticamente, etc.
Limpeza ou tarefas de eliminação de resíduos
Sistemas de gerenciamento de estoque, como paletização e manuseio de mercadorias
Trabalhos de montagem
Tarefas de balconista de loja robótico
Trabalhos de construção ou reparos
TOTAL
34
8
42
38
26
3
31
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
35
6
38
19
25
5
24
De 50 a 249 pessoas ocupadas
31
10
51
75
29
1
48
De 250 pessoas ocupadas ou mais
38
20
34
52
32
4
24
REGIÃO
Norte
0
0
80
72
0
0
42
Nordeste
18
17
53
21
17
4
22
Sudeste
38
5
39
29
31
1
32
Sul
37
0
37
38
38
0
37
Centro-Oeste
71
42
15
74
7
31
15
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
29
9
49
70
14
1
28
Construção
69
4
35
5
69
0
65
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
37
14
38
41
58
1
77
Transporte, armazenagem e correio
45
3
3
42
3
39
0
Alojamento e alimentação
0
0
0
0
0
0
0
Informação e comunicação
12
29
38
29
53
12
38
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
49
1
69
14
15
0
3
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
40
0
0
0
30
0
30
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.